Não há como dizê-lo de outra forma. Cerca de seis mil fogos já foram declarados neste Verão e os bombeiros não têm mãos a medir. Nesse corre-corre metem-se em situações perigosas, chegando alguns a perder a vida e a ficarem feridos. Civis também se esfalfam com baldinhos de água e é um aperto no coração vê-los desesperados, desorientados, com a única roupa no corpo, com a cinza no rosto, a transpiração a escorrer e o medo de perecerem, de morrerem os seus animais, de ficarem sem o trabalho de uma vida inteira. Não quero nem por um momento lembrar-me dos incêndios de 2017. Que Deus guarde a todos e os livre de tamanha desgraça. Mas da forma como as coisas vão correndo, com os governantes sem saberem o que fazer, não pedem ajuda internacional, não activam o programa de contingência europeu, não pedem mais helicópteros a quem tem (ouvi falar de um que veio de Marrocos). Os meios são escassos, os bombeiros cansadíssimos, tentam defender as pessoas e as casas, não podem fazer muito mais. Todos os anos é a mesma coisa, temos 365 dias para se falar dessa desgraça estival, para nos organizarmos, ver das possibilidades que existem, limpar as florestas, ir atrás do que é possível fazer-se, mas não, continuamos aqui impávidos e serenos à espera do que há-de vir...invariavelmente.
Abraços sentidos.
Olinda
====
Incêndios 2025
Tão triste e todos os anos acontecendo tais incêndios! Pobre bombeiros! Que consigam todos controlar!
ResponderEliminarbeijos praianos, chica
É um drama vivido em todos os verões.
ResponderEliminarFlorestação caótica, povoamento disperso, também loucos à solta.
E agora assistimos a um governo de férias e inoperante.
Abraço
Lo siento muchísimo Olinda y les acompaño en la tristeza y la impotencia.En España también es horroroso, yo vivo en Alemania pero estoy todo el día viendo las noticias esperando que ese infierno se acabe. Gracias por tan bellísima voz y canto. Besos y ojalá vaya todo mejorando.
ResponderEliminarO desprezo pela natureza em conjunção com os interesses de alguns, são uma mistura incendiária.
ResponderEliminarUm abraço.
Os incêndios sempre acontecem isso é muito triste para a natureza e para o próprio homem, Olinda tenha uma boa semana bjs.
ResponderEliminarNão se aprendeu nada com 2017.
ResponderEliminarNem se deram passos consistentes para resolver o problema.
Boa semana.
Um abraço.
Olá, amiga Olinda.
ResponderEliminarÉ de facto uma grande tragédia os incêndios. Na minha opinião, apesar das temperaturas demasiado altas que estão na base de muitos incêndios, há interesses obscuros por trás. Mãos criminosas, que penso eu estão a mando dos interessados nestas tragédias.
Claro que é apenas uma opinião. Mas não devo estar muito longe da verdade.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Feliz semana com tudo de bom.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Bela reflexão. Gostei de ler.
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 04 de agosto à 08 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Literalmente, arde, Olivia
ResponderEliminarMetaforicamente, queima na corrupção, no descaso, na destruição, no caos. O seu grito ecoa com força ,enquanto o fogo se alastra e sentimos as fagulhas, se não impávidos , assustados... amiga .
Um abraço grande _ e como a filha sempre diz quando nada mais resolve é : rezemos!
Oi, Olinda!
ResponderEliminarDIzer o quê? Você já disse tudo, "todos os anos é a mesma coisa, temos 365 dias para nos organizarmos" e tentar possibilidades de combate às causas desses incêndios e "continuamos aqui impávidos e serenos à espera do que há-de vir...invariavelmente". É isso, os governantes não querem perder um dia de suas eternas férias. E o povo que se dane. Infelizmente é assim que acontece por aí e por aqui. Aí com os fogos, aqui com as águas, qualquer chuvinha uma enchente. E mortes e prejuízos. E quem poderia fazer alguma coisa não faz. E assim caminha a humanidade.
Bsssss, Marli.
Minha amiga Olinda,
ResponderEliminarInfelizmente, o Mundo inteiro sofre com esta calamidade que arde em chamas. Aqui no "Brasil", a mesma coisa sempre acontece nos planaltos e chapadões que lambem em fogo, muitas vezes resultado da ação humana.
Este ano, em "Los Angeles, EUA", a terra da sétima arte também foi consumida pelas chamas.
Bombeiros e equipes de combate a incêndios ficam imensamente esgotados devido à falta de recursos e à ferocidade do fogo.
Tenham uma boa semana.
Abraços!!!
Querida amiga Olinda, boa noite de Paz!
ResponderEliminarEstive fora no final de semana e me perdi com seu post.
Venho agora ressaltar o que disse aqui:
"Que Deus guarde a todos e os livre de tamanha desgraça. "
Muito triste como está o mundo tão envolvido com os efeitos climáticos cada vez mais abrangente e nos deixando com dores da alma pelos nossos semelhantes.
Muito triste ver Portugal em chamas.
Tenha uma nova semana abençoada, Amiga!
Beijinhos fraternos com brisa mansa a apaziguar tudo por aí
Estamos numa crise mundial, o fogo a destruir sem que medidas drásticas, ações efetivas ocorram. O fogo e as enchentes, extremos assustadores. Mortes e destruições, infelizmente esta a a realidade por aqui também. Bjs.
ResponderEliminarDói a alma ver sim, o nosso país a arder. Tanta destruição, dor e morte.
ResponderEliminarPor que terrível aflição passam as pessoas por onde anda o fogo e os bombeiros.
Como disse e muito bem, depois de tudo ter passado e a desgraça já ter acontecido, volta-se a falar das medidas que se deviam ter tomado, das que se vão tomar, enfim, fala-se muito e nada se faz. Infelizmente, para o próximo ano, muito provavelmente, voltamos ao mesmo, que tristeza ☹️
Beijinhos
Este post é um grito de alerta e um lamento profundo — Olinda descreve com clareza e emoção a tragédia dos incêndios que assolam Portugal neste verão de 2025. Cerca de seis mil fogos já foram declarados, e os bombeiros, exaustos, enfrentam perigos imensos para proteger vidas e bens. A autora denuncia a inação dos governantes, que não pedem ajuda internacional nem ativam programas de contingência europeus, deixando os cidadãos e os profissionais de emergência à mercê da devastação. O texto é um apelo urgente à responsabilidade coletiva e à ação imediata para prevenir e combater os incêndios que, todos os anos, ameaçam o país.
ResponderEliminarCom amor,
Daniela Silva 🦋
Alma‑leveblog.blogspot.com — espero pela tua visita no meu blog
Oi Olinda, lamento tudo o que esteja acontecendo nestes incêndios sem controle que proliferam na Espanha. É realmente algo aterrador e o governo precisa atuar de maneira mais sólida, mais consistente para evitar o que aconteceu em 2017. Realmente nem sei o que dizer, é algo muito além das nossas próprias forças. Que Deus abençoe os bombeiros que protegem com a própria vida tantas pessoas necessitadas.
ResponderEliminarFica bem e se cuida!