Sabugal é uma cidade localizada no distrito da Guarda, na região da Beira Interior, em Portugal. Faz fronteira com a Espanha e está situada a cerca de 2 horas de carro da cidade do Porto.
É para lá que vamos, meus amigos. Virtualmente, quem lá não mora. Porque é lá que existe o maior Presépio natural de Portugal que neste ano adopta o seguinte slogan: O Maior Presépio Natural… Da Tradição ao Renascer das Florestas!
Os funcionários do Município e a artista plástica Beatriz Rodrigues idealizaram e concretizaram este Presépio que se alonga por 1 500 m2 pela cidade de Sabugal, entrelaçando tradição e a vontade de trazer para o presente o renascimento das florestas, o mesmo é dizer, a defesa dos espaços verdes e da natureza.
A inauguração do Presépio está marcada para o próximo dia 6 de Dezembro e fica entre nós até ao dia 6 de Janeiro, Dia de Reis. Inclui uma programação que vai desde pista de gelo, mercadinho de Natal, comboio turístico que percorre o Centro Histórico de Sabugal e mais actividades.
Tempo também para nos deslocarmos ao Museu de Sabugal para admirarmos a exposição permanente de cariz arqueológica e uma exposição de fotografias que nos traz à lembrança o Grande Vale do Côa, que, segundo informações que temos,
é um local único no mundo por apresentar manifestações artísticas de ar livre inseríveis em diversos momentos da Pré-História, Proto-história e da História, nomeadamente o mais importante conjunto de figurações paleolíticas de ar livre até hoje conhecido.
Fiquemos por aqui e leiamos o texto que o Município de Sabugal produziu e que fala sobre este acontecimento.
De passagem, lembremo-nos que hoje é Feriado Nacional, Dia da Restauração Independência, alcançada no dia 1 de Dezembro de 1640. Como diz a História, um grupo de conjurados, depois dos preparativos óbvios, resolveu arrancar o seu País do jugo espanhol. Como estamos lembrados, governava Portugal a "Dinastia Filipina". Com este acto encerraram-se 60 anos desse domínio e foi aclamado D.João IV, como Rei.