quinta-feira, 27 de março de 2014

- Romeiro, Romeiro! quem és tu? - Ninguém.




CENA XIV

Madalena, Jorge e Romeiro

****

Jorge - Sois português?

Romeiro - Como os melhores, espero em Deus.

Jorge - E vindes?...

Romeiro - Do Santo Sepulcro de Jesus Cristo.

Jorge - E visitastes todos os Santos Lugares?

Romeiro - Não os visitei; morei lá vinte anos cumpridos.

Madalena - Santa vida levastes, bom romeiro.

Romeiro - Oxalá! Padeci muita fome, e não a sofri com paciência; deram-me muitos maus tratos, e nem sempre os levei com os olhos n'Aquele que ali tinha padecido tanto por mim... Queria rezar e meditar nos mistérios da Sagrada Paixão que ali se obrou..., e as paixões mundanas, e as lembranças dos que se chamavam meus segundo a carne, travavam-me do coração e do espírito, que os não deixavam estar com Deus, nem naquela terra que é toda Sua. Oh! não merecia estar onde estive: bem vedes que não soube morrer lá.

....

Madalena - Pois éreis cativo em Jerusalém?

Romeiro - Era: não vos disse que vivi lá vinte anos?

Madalena - Sim, mas...

Romeiro - Mas o juramento que dei foi de que, antes de um ano cumprido, estaria diante de vós e vos diria da parte de quem me mandou...

....

Madalena (Aterrada.)
             - E quem vos mandou homem?

Romeiro - Um homem foi, e um honrado homem a quem unicamente devi a liberdade... a ninguém mais. Jurei fazer-lhe a vontade e vim.

Madalena - Como se chama?

Romeiro - O seu nome nem o da sua gente nunca o disse a ninguém no cativeiro.

Madalena - Mas, enfim, dizei vós...

Romeiro - As sua palavras, trago-as escritas no coração com as lágrimas de sangue que lhe vi chorar, que muitas vezes me caíram nestas mãos, que me correram por estas faces. Ninguém o consolava senão eu... e Deus! Vede se me esqueceriam as suas palavras.

Jorge - Homem, acabai!

Romeiro - Agora acabo: sofrei, que ele também sofreu muito. Aqui estão as suas palavras: "Ide a D. Madalena de Vilhena e dizei-lhe que um homem que muito bem lhe quis está vivo por seu mal e daqui não pode sair nem mandar-lhe novas suas de há vinte anos que o trouxeram cativo".

Madalena (Na maior ansiedade.)
             - Deus tenha misericórdia de mim! E esse homem... esse homem... Jesus! esse homem era... esse homem tinha sido...levaram-no aí de onde?...De África?

Romeiro - Levaram.

Madalena - Cativo?

Romeiro - Sim.

Madalena - Português?... cativo da batalha de...

Romeiro - Alcácer-Quibir.

Madalena (Espavorida)
             - Meu Deus, meu Deus! Que se não abre a terra debaixo dos meus pés?... Que não caem estas paredes, que me não sepultam já aqui?...



....

CENA XV
Jorge e o Romeiro

****

Jorge - Romeiro, romeiro! quem és tu?!

Romeiro - (Apontando com o bordão para o retrato de D. João de Portugal.)

             - Ninguém.


****


É o regresso de D. João de Portugal, do reino dos mortos quase. Percebe-se o terror, o pânico de D. Madalena de Vilhena que já se encontrava casada e mãe de uma filha, Maria. Uma tragédia.

Hoje, Dia Mundial do Teatro, trago ao Xaile Almeida Garrett, evocando a sua obra "Frei Luís de Sousa", através de excertos das Cenas XIV e XV, Acto II (pag. 117 a 123).Ed. Areal Editores.


E quem se interessar por estas coisas poderá deslocar-se ao antigo Picadeiro Real, na Rua da Escola Politécnica, que vai receber ou já recebeu, hoje, a exposição "Revista ao Parque", que reúne num só espaço  os quatro teatros do Parque Mayer: Parque Mayer, Teatro Maria Vitória, Variedades, Capitólio. (Cenários, adereços, fatos de revista, programas e curiosidades).

Imagem: daqui

Ver: O Sebastianismo em Frei Luís de Sousa

3 comentários:

  1. O tempo passa e o nosso ideal Sebastianista permanece. Como estamos sedentos de um D Sebastião que tarda em aparecer pois tudo o que nos chega não vem do cativeiro, mas sim do viveiro...é ver como falam e actuam de forma idêntica, quais psicopatas!

    ResponderEliminar
  2. O Sebastianismo está-nos impresso no sangue. Estamos sempre à espera que da bruma que é a nossa atualidade salte um D. Sebastião capaz de devolver ao País o seu esplendor, e a alegria aos seus habitantes. O pior é que nem com um binóculo se descortina alguém capaz disso
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Que bela postagem fez, trazendo-nos Almeida Garrett, para comemorar uma data que nem sempre é lembrada. Bjs.

    ResponderEliminar