quarta-feira, 10 de abril de 2024

A minha Poesia sou eu





… Não, Poesia:
Não te escondas nas grutas de meu ser,
não fujas à Vida.

Quebra as grades invisíveis da minha prisão,
abre de par em par as portas do meu ser
— sai…

Sai para a luta (a vida é luta)
os homens lá fora chamam por ti,
e tu, Poesia és também um Homem.

Ama as Poesias de todo o Mundo,
— ama os Homens
Solta teus poemas para todas as raças,
para todas as coisas.
Confunde-te comigo…

Vai, Poesia:
Toma os meus braços para abraçares o Mundo,
dá-me os teus braços para que abrace a Vida.

A minha Poesia sou eu.


Amílcar Cabral,
in “Seara Nova”. 1946.




Amílcar Cabral, o homem que preconizava o diálogo. No poema cantado, abaixo, de António Gedeão ouve-se "mesmo morto hei-de passar". E passou. Não com a Concórdia que ele queria... 

Mesmo assim abriu os braços para acolher a Humanidade, 
transmitindo-lhe o que considerava um bem precioso:
a noção de liberdade.





Adriano Correia de Oliveira
"Fala do Homem Nascido"

(Poema: de António Gedeão
Música: José Niza)


***


Amílcar Lopes da Costa Cabral, (Bafatá, Guiné Portuguesa, actual Guiné-Bissau, 12 de setembro de 1924 — Conacri, 20 de janeiro de 1973) foi um político, agrónomo e teórico marxista da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. aqui



====

Poema publicado aqui, no Xaile de Seda

18 comentários:

  1. Olá, querida amiga Olinda!
    Adoro os vídeos que posta. São refrescantes na noite de se ouvir.
    "Vai, Poesia:
    Toma os meus braços para abraçares o Mundo,
    dá-me os teus braços para que abrace a Vida."
    A Poesia nos abraça de forma a vivermos com mais beleza e esperança para o que haveremos de viver.
    Ela é Alguém...
    Faz mais por nós do que muitos por nós...
    Gostei muito, Amiga.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, amiga Olinda,
    Poema fantástico de Amílcar Cabral! Um homem que lutou e morreu pelo seu país, A Guiné. Um verdadeiro líder. Que infelizmente foi assassinado sem ver o seu país ser livre e independente. Gostei muito deste belo poema.

    Poema de António Gedeão que muito gosto, também conhecida como "PEDRA FILOSOFAL" cantado na voz incontornável de Adriano Correia de Oliveira. Magnífica interpretação! Gostei bastante.

    Muito obrigado, pela visita e gentil comentário no meu cantinho.

    Beijinhos e feliz semana!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Poesia e revolução são palavras condizentes.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Bello poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  5. Maravilhosa poesia escolhida,Olinda! Adorei! Tenhas um lindo dia! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  6. Gostei da escolha. A poesia em si para o mundo. Grata pela partilha. bjsss

    ResponderEliminar
  7. Quando quero ler uma boa poesia eu visito a senhora. Parabéns, mais uma muito bonita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida Olinda!
    Bem amiga, tens publicado muito e bom.
    Li Antero de Quental, li Natércia Freire (pra mim uma desconhecida até hoje) e li Amílcar Cabral. Aplaudo a escolha dos poema, das imagens e dos vídeos.
    Aqui, celebra-se Abril com Poesia.
    Excelente!!!
    Beijo, bom restinho de semana.

    ResponderEliminar
  9. Tendo amadurecido com o nome de Amílcar Cabral, esta excelente poesia foi um rasgar de alma, Olinda! Fiquei maravilhada com o "Tu" escolhido pelo sujeito poético! Depois, uma mensagem tão cativante de paz! Obrigada!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Olinda,
    Um poema de excelência desse grande Homem que foi Amílcar Cabral, que nos deixou belos exemplos de luta pela paz e liberdade!
    Um beijinho.
    Emília

    ResponderEliminar
  11. Solta as amarras e deixe a poesia fluir para abraçar todos aqueles sensíveis corações que apreciam um belo versar
    Muito lindo Olinda
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá, amiga Olinda, agradeço-lhe pela bela partilha do poema
    de Amílcar Cabral, poeta que estou conhecendo hoje, graça
    a sua bela postagem.
    Gostei muito do poema aqui publicado.
    Parabéns, amiga.
    Uma boa continuação de semana.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  13. Aunque no conocía al autor, son sus sentimientos versados los que acarician el corazón del lector y llegan hasta los más apartados rincones, son imperecederos. La poesía es como un ave alada.
    Cariños y buen fin de semana.
    Kasioles

    ResponderEliminar
  14. Bom conhecer novos autores ,Olinda
    Muito lindo esse 'Vai, poesia'
    Obriagada por compartilhar.
    meu abraço

    ResponderEliminar
  15. Olá, amiga Olinda,
    Passando por aqui, relendo este excelente post que muito gostei, e desejar um feliz fim de semana!

    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Que maravilha, minha amiga Olinda!
    Sinto tudo meu.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  17. Lindo poema escolhido. A música também, muito expressiva e poeticamente profunda...
    Bjs 🌷

    ResponderEliminar