sábado, 10 de fevereiro de 2024

De amor nada mais resta que um Outubro


Antigo o canto. Ardendo.
Gota a gota.
Em cada espanto.






De amor nada mais resta que um Outubro
e quanto mais amada mais desisto:
quanto mais tu me despes mais me cubro
e quanto mais me escondo mais me avisto.

E sei que mais te enleio e te deslumbro
porque se mais me ofusco mais existo.
Por dentro me ilumino, sol oculto,
por fora te ajoelho, corpo místico.

Não me acordes. Estou morta na quermesse
dos teus beijos. Etérea, a minha espécie
nem teus zelos amantes a demovem.

Mas quanto mais em nuvem me desfaço
mais de terra e de fogo é o abraço
com que na carne queres reter-me jovem.

in “Poesia Completa”


***


O amor, com tantas faces e volte-faces. 
"É um contentamento descontente".




Zeca Afonso
Balada do Outono



====

Citador: Poema

Natália de Oliveira Correia (1923-1993) foi uma escritora e poeta portuguesa, nascida nos Açores.
A obra de Natália Correia estende-se por géneros variados, desde a poesia ao romance, teatro e ensaio. Colaborou com frequência em diversas publicações portuguesas e estrangeiras. Durante as décadas de 1950 e 1960, na sua casa reunia-se uma das mais vibrantes tertúlias de Lisboa, onde compareciam as mais destacadas figuras das artes, das letras e da política (oposicionista) portuguesas e também internacionais...aqui

18 comentários:

  1. Que linda poesia para meu dia por aqui encerrar! Adorei! Lindo fds! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, chica
      Uma nota poética da grande Natália Correia, é verdade.
      Bom fim de semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  2. Olá, querida amiga Olinda!
    Vídeo muito bom para se ouvir. Não conhecia.
    Hoje, o tocante no poema para mim:
    "quanto mais tu me despes mais me cubro
    e quanto mais me escondo mais me avisto."
    Muito bonito o despir se vestindo (de amor)...
    O esconder e ser vista (pelo amor)...
    A última estrofe é intensa e manifesta a renovação que o amor faz em nossas vidas.
    Terra e fogo, dois elementos passionais que nos conservam o frescor do amor no coração.
    Muito lindo.
    Tenha um sábado abençoado!
    Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zeca Afonso comove-nos sempre com as suas músicas, com as suas letras. É sempre um gosto imenso ouvi-lo e apreciar a forma como compunha e cantava.
      O poema de Natália Correia traz a marca de força de tudo quanto ela escrevia. Nesta sua escrita, e ao falar de amor, sentimos as incongruências desse sentimento, tal como se lê em Camões, quando ele diz que o amor "É um contentamento descontente".
      Tudo de bom lhe desejo, minha amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  3. A polivalência intelectual e Literária de Natália Correia é marca.
    Deste seu Poema destaco: "[...] Mas quanto mais em nuvem me desfaço
    mais de terra e de fogo é o abraço [...]"
    É o nosso abraço, o nosso fogo, a nossa terra... a nossa Natália.
    Zeca Afonso, a voz, a balada, o encantamento.
    Grato pela partilha de Amores.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Sol da Esteva
      Caracteriza excelentemente a escrita e forma de estar de Natália Correia: "É o nosso abraço, o nosso fogo, a nossa terra...a nossa Natália".
      Quando ouvi essa balada de Zeca Afonso, pela primeira vez, comovi-me. E isso acontece com tudo o que ele canta.
      Bom domingo, meu amigo.
      Um beijo.
      Olinda

      Eliminar
  4. Olá Olinda!

    A música encaixa que nem uma luva num poema romântico que muito nos faz "sentir". Adorei!

    Abraços, um bom fim de semana! 🤗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Olavo
      Grata pelas suas belas palavras.
      Tenha um bom domingo.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  5. Bom dia Olinda, conheci-a bem, foi deputada, gostava de a ouvir.
    Confesso que não conheço bem a obra mas, gostei deste poema, obrigada por partilhar.
    (não sei o que se passou com as notificações mas só agora vi o seu comentáro no meu cantinho, muito obrigada, beijinho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Eugénia
      Gostei muito de saber que conheceu bem Natália Correia.
      O que eu sei dela é o que tenho lido e, assim, aprecio o seu
      valor e a sua arte.
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  6. Lindíssimo soneto de Natália Correia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria
      Muito obrigada pelo seu comentário.
      Bom domingo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  7. Maravilhosamente intenso este poema de Natália Correia tão ilustrando esta quinzena amorosa ! E José Afonso ? Nunca é demais ouvi- lo!
    Arrasou ! Parabéns, querida Olinda ! Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Natália Correia escreve tão intensamente como viveu.
      E Zeca Afonso, uma voz, um talento, que não me canso de ouvir.
      Obrigada, Manuela.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  8. Boa tarde Olinda,
    É um.prazer nesta tarde poder ler tão boa poesia.
    Lindíssimo este poema de Natália Correia.
    Ouvir José Afonso nesta Balada,uma enorme emoção.
    Um beijinho.
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ailime
      Natália Correia e Zeca Afonso juntos, com a sua poesia e sua música
      é um prazer dos deuses.
      Obrigada, amiga, pelo comentário.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar