terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Soneto de Fidelidade






De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo. e sempre, e tanto
Que mesmo em face de maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure




Quero viver o amor...
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento





Vinicius de Moraes, Maria Creuza Y Toquinho
Eu sei que vou te amar




****




===

Poema enviado pela Emília e com a seguinte nota:
Escrito no Estoril (em Portugal), em outubro de 1939, e publicado em 1946 (no livro Poemas, Sonetos e Baladas),


***

Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes (1913-1980), mais conhecido como Vinicius de Moraes, foi um poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor brasileiro.

26 comentários:

  1. Olá, querida amiga Olinda!
    Que maravilha encontrar Vinicius, o poeta do Amor, trazido pela querida amiga Emília.
    Toda atenção, todo zelo é indispensável no Amor.
    Nem a morte destrói um Amor. Ele não é só infinito enquanto dure, seria apequenar um sentimento que é gigante por natureza. Assim penso e sinto eu.
    O vídeo é um clássico do popular brasileiro.
    Mais um dia muito lindo na sua Qiinzena do Amor.
    Tenham ambas uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosélia
      A nossa querida Emília trouxe-nos Vinicius de Moraes que sabe
      falar de amor e dedicação como ninguém. Um brilho inexcedível
      para esta nossa "Quinzena do Amor".
      Ilustrei a publicação com este vídeo que me é tão caro, em que o próprio declama o soneto. Nota-se que também na arte de saber
      "dizer" ele é exímio.
      Dia Feliz lhe desejo na sua vida pessoal como nas comemorações
      que decorrem nos seus blogues, nomeadamente, no "Flor do Campo" e no "MarSagado".
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  2. Grande Vinicius ninguém cantou o amor como ele.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vinicius diz as palavras que gostaríamos de ouvir
      nuns versos de amor.
      Obrigada, caro Luís.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  3. Maravilhosa poesia e Vinicius não poderia faltar por aqui!
    Adorei! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, Chica.
      Uma poesia que nos fica gravada e que queremos
      sempre lembrar.
      Beijinhos
      Chica

      Eliminar
  4. Muito obrigada, querida Olinda! E assim segue esta quinzena do Amor , com certeza, como até aqui, com bela poesia e lindas músicas. Esta, Amiga, agradou-me muito e não podias ter feito uma melhor escolha para acompanhar o poema do grande Vinicius. Beijinhos e mais uma vez, muito obrigada pela bela iniciativa que a todos agrada. Viva o Amor!
    Emilia 👏 🥂 ♥️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília
      Eu é te estou grata por nos teres trazido Vinicius de Moraes, o inesquecível "Poetinha", como era conhecido. Um Poeta de grande
      valor, aliás.
      "De tudo, ao meu amor serei atento", até na forma de começar
      já nos introduz nas suas intenções, de amor imenso, de atenção,
      de grande dedicação.
      Tudo de bom te desejo, para ti e família.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  5. Que beleza a sua postagem, querida Olinda
    Adorei!
    Continuação de uma excelente semana
    Beijinhos
    Verena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Verena
      Muito obrigada pelo simpático comentário.
      Também lhe desejo uma semana feliz.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  6. Olá, Olinda...
    Um poema e música lindos. O amor, quando verdadeiro, é intenso e dura a vida toda.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anete
      É como diz. Tomara que nos visitasse sempre
      com essa intensidade.
      Beijos
      Olinda

      Eliminar
  7. Maravilhoso. Lindo que muito gostei de ler
    .
    Saudações poéticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, caro Ricardo.
      Também retribuo as saudações.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  8. Boa tarde Olinda,
    Um poema muito belo do Grande Vinicius de Morais.
    Foi um prazer lê-lo aqui na Quinzena do Amor.
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ailime
      Um poema que todos admiramos, é verdade.
      Boa semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  9. Olá Olinda!! Cheguei até qui através de um e-mail que recebi da querida Rosélia na minha caixa de correio . Adorei conhecer o seu cantinho e já estou seguindo. Fiquei encantada, como não poderia deixar de ser!! :))))
    Belíssimo poema de Vinícios de Moraes que retrata a beleza e a força do amor! Linda e especial semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Adriana
      Muito obrigada pela sua visita e comentário.
      Como bem diz, Vinicius retrata a beleza e a força do amor.
      Vemos tudo isso no soneto, não há dúvida.
      Visitá-la-ei em breve.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  10. Vinícius exaltava o amor de forma plena
    Um poeta imortal. E esta escolha só veio abrilhantar esta quinzena do amor
    Beijinhos querida Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Gracita
      Um poeta que será sempre lembrado.
      Devo esta escolha à sensibilidade da nossa amiga Emília,
      a quem muito agradeço.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  11. Nosso querido poeta e compositor Vinicius de Moraes. Feliz com sua linda partilha. Grata. Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Norma
      A publicação deste soneto de Vinicius foi um dos momentos
      altos desta Quinzena.
      Não consigo entrar no seu blogue. Deixei-lhe recado há dois posts
      atrás. Quando puder, diga-me alguma coisa, sim?
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  12. O poeta que me inspirou a escrever. Amo demais o Vinícius. Ainda era criança quando comecei a ler os versos dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vanessa
      Que coisa linda! Fico feliz em saber.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  13. Que o Amor permaneça nos corações de quem ama, até ao final dos tempos.
    Belíssimos o soneto e a música.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esse é o desejo de todos nós.
      Muito obrigada por formulá-lo aqui no "Xaile de Seda".
      Continuação de boa semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar