domingo, 4 de fevereiro de 2024

Dize-me, amor, como te sou querida





Dize-me, amor, como te sou querida,
Conta-me a glória do teu sonho eleito,
Aninha-me a sorrir junto ao teu peito,
Arranca-me dos pântanos da vida.

Embriagada numa estranha lida,
Trago nas mãos o coração desfeito,
Mostra-me a luz, ensina-me o preceito
Que me salve e levante redimida!

Nesta negra cisterna em que me afundo,
Sem quimeras, sem crenças, sem turnura,
Agonia sem fé dum moribundo,

Grito o teu nome numa sede estranha,
Como se fosse, amor, toda a frescura
Das cristalinas águas da montanha!


in "A Mensageira das Violetas"


***



Aninha-me a sorrir junto ao teu peito. 
Arranca-me dos pântanos da vida.




MARIZA


Desejos Vãos
Florbela Espanca




****




====

Citador - Poema

Florbela Espanca (1894-1930), batizada como Flor Bela Lobo, e que opta por se autonomear Florbela d'Alma da Conceição Espanca, foi uma poetisa portuguesa. A sua vida, de apenas 36 anos, foi plena, embora tumultuosa, inquieta e cheia de sofrimentos íntimos, que a autora soube transformar em poesia da mais alta qualidade, carregada de erotização, feminilidade e panteísmo. daqui

18 comentários:

  1. Continuo com a minha ideia. O amor é um desassossego.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então com a Florbela Espanca não há sossego...
      Um abraço.
      Olinda

      Eliminar
  2. Bom.domingo de Paz, querida amiga Olinda!
    Os pântanos da vida lutam por nos afundarem...
    O Amor nos salva, nos dá forças para nos reerguermos como fênix, radiosas.
    O nobre sentimento nos faz sedentas permanentemente se não somos saciadas como merecemos.
    "A frescura
    Das cristalinas águas da montanha!"
    Que delicadeza e intensidade a expressão da poetisa em relação a como se sente em relação à ausência do outro que busca ardentemente, faz se sentir como frente a um oásis. .
    Muito lindo o dia de hoje da Quinzena!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos com carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom domingo, querida Rosélia
      Florbela Espanca sente o amor intensamente e sempre na busca de um
      oásis onde dessedentar o seu fogo poético.
      Uma poetisa das melhores.
      Muito obrigada pelo seu comentário e pelas belas palavras.
      Óptima semana lhe desejo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  3. Amiga Olinda,
    Gosto muito da forma como “Florbela Espanca” escrevia. Ela foi uma mulher de vida complexa, porém, era tão talentosa.
    Tem frases dela no ®DOUG BLOG. Deixo o link caso queira fazer a leitura.

    https://frases-dougblog.blogspot.com/2013/12/frases-doug-blog_36.html

    Que o amor reverbere sempre.
    Beijos e viva o amor!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, amigo Douglas
      Uma vida complicada a da Florbela Espanca.
      Com um talento enorme.
      Muito obrigada pelo link. Lá irei.
      Que o amor esteja sempre presente nas nossas vidas.
      Beijos.
      Olinda

      Eliminar
    2. Retive o pensamento 14.
      Mas todos têm fundamento.
      Muito obrigada pela indicação.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  4. Florbela Espanca não poderia faltar nesse teu lindo desfile do amor!
    Linda! beijos, ótimo domingo! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Chica. Penso que me tenho esquecido um pouco
      dela nestas minhas quinzenas.
      Beijos
      Olinda

      Eliminar
  5. Oi, Olinda! Está cada dia mais linda a quinzena do amor! Bom demais ler esta autora linda por aqui e saber um pouco mais de sua história. Gratidão, minha querida!


    Um grande abraço!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vanessa
      Florbela Espanca, uma poetisa extraordinária que também escreve em prosa.
      Muito obrigada pelo comentário, amiga.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Caro Antônio Apon
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário.
      Tenha dias abençoados.
      Um abraço.
      Olinda

      Eliminar
  7. Gosto muito desta poeta, excelente escolha. Ela não poderia estar ausente. Bjsss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Norma
      Gostei muito de trazer, neste ano, Florbela Espanca.
      Muito obrigada pela sua presença.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    2. Minha amiga, não consigo entrar no seu blog.
      Há algum problema?
      Bj

      Eliminar
  8. Boa tarde Olinda,
    É sempre uma emoção ler Florbela Espanca, com os seus poemas tão profundos na inquietude da sua alma.
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ailime
      Uma alma inquieta. Uma mulher cheia de talento.
      Muito obrigada, amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar