domingo, 9 de maio de 2021

A Língua Portuguesa - um idioma trajado de arco-íris

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estabeleceu, em 2009, o dia 5 de Maio como sendo o dia da Língua Portuguesa, reconhecido pela UNESCO, para ser falada, lida, escrita, homenageada, em suma. Que me tenha apercebido, não me parece que a data tenha sido assinalada, por cá, com a grandeza merecida.

O Brasil já antes designara, desde 2006, o dia 5 de Novembro para celebração desta nossa Língua comum. E mais, tem um Museu da Língua Portuguesa* o primeiro museu totalmente dedicado a um idioma. Celebra a língua como elemento fundador e fundamental da cultura de todos os países que adotam um idioma de forma oficial. Neste caso, experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientação conduzem os visitantes a um “mergulho” na história da língua portuguesa.


Museu da Língua Portuguesa - São Paulo

E que história! Língua sumamente viajada e quando regressa vem trajada de doces requebros e mágicas significações. Por África andou tempo suficiente para que depois nascesse uma disciplina nomeada Literaturas Africanas de Língua Portuguesa que engloba, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, isto é, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - os PALOP. 

Pelo Xaile de Seda têm passado nomes de grandes vultos africanos que honram a Língua Portuguesa, que escrevem em prosa e em verso, contribuindo para o seu enriquecimento. De tantos e tão excelentes autores e estudiosos, quem trarei para ilustrar agora esta minha publicação? Muitos deles, mas ainda poucos, fazem parte dos cadilhos deste Xaile. 

Vejamos, então... 

Pois, poderia falar um pouco de Inocência Mata, mulher africana, de São Tomé e Príncipe, investigadora, autora de várias obras, definindo-se ela própria como fruto de várias culturas e, precisamente, Professora na Faculdade de Letras de Lisboa da disciplina que refiro acima: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.


Maquêquê - São Tomé e Principe

E não só. Vejamos um pouco do seu currículo:

Inocência Mata Doutora em Letras pela Universidade de Lisboa e pós-doutora em Estudos Pós-coloniais pela Universidade de Califórnia, Berkeley; é professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na área de Literaturas, Artes e Culturas, e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas (CEC). Foi, de 2014 a 2018, professora na Universidade de Macau, onde exerceu com uma licença especial do Reitor da ULisboa, tendo sido vice-diretora do Departamento de Português da Universidade de Macau, coordenadora do Programa de doutoramento, PhD in Literary and Intercultural Studies (Portuguese), e diretora do Centro de Investigação de Estudos Luso-Asiáticos (CIELA). 
Mais aqui 






Hoje festeja-se uma data importante - O Dia da Europa. 
Além disso, neste ano assinala-se o 36º aniversário da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal ao projecto europeu, o qual entraria em vigor a 01 de Janeiro de 1986.

E porque o tema desta publicação é sobre a Língua Portuguesa, penso ser de referir o lugar que o nosso idioma ocupa no mundo: 

É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5.ª língua mais falada no mundo, a 3.ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta. aqui

Uma língua continua viva se for falada, escrita, amada e bem tratada.
Façamos por isso.


Bom fim de semana, meus amigos.

Abraços


====

*Fechado desde 2015 após incêndio de grandes proporções, a sua reabertura está prevista para a segunda metade deste ano de 2021.

Inocência Mata, especialista em Literatura da Lusofonia - aqui

Encontrará aqui e aqui, no Xaile de Seda, alguns posts sobre a "Lingua Portuguesa" e "Europa"

16 comentários:

  1. Dizem que a lingua portuguesa é uma das línguas mais difíceis de aprender olhando aos verbos e palavras homófonas, como cinto - sinto - concelho - conselho. Eu adoro a lingua portuguesa. Falo todas as línguas menos chinês. Se falo inglês? Francês? Alemão?... para mim isso é tudo chinês, lol
    .
    Feliz domingo … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Como a Olinda já nos habituou, mais uma publicação de excelência.
    Um dia que merece ser assinalado e respeitado.
    Devemos estar todos orgulhosos da nossa língua, tratando-a como merece, como a amiga bem frisou:
    "falando-a, escrevendo-a, e amando-a !

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. E em Português nos entendemos!
    Que a Europa continue a defender o seu projeto humanista!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Uma data a comemorar com seriedade.
    A Língua é no meu entender uma das coisas mais sagradas que temos. Como a bandeira.
    Abraço, saúde e bom domingo.

    ResponderEliminar
  5. Já que falamos a mesma língua por aqui nos compreendemos e por isso apreciamos esta bela homenagem à Língua Portuguesa
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Cantei também o maravilhoso hino oficial da união europeia. E congratulo-me com os valores que defendemos.
    Excelente forma de homenagear um idioma trajado de arco-íris. Viajar com a língua, falá-la e amá-la é, realmente, dar-lhe vida.
    Tenho acompanhado as maravilhosas publicações no Xaile de Seda. Um xaile culturalmente abrangente. Inocência Mata tem hoje, aqui, merecido destaque.

    Aplausos, minha amiga Olinda.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Que linda lembrança dessa data e hino,Olinda! Gostei de ler e saber! Obrigadão pelo carinho lá deixado no blog! Ótima semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante Olinda sua postagem com referencias e alguma indignação também. O museu aqui na Estação Luz abriga bem o acervo como disse. Uma língua tão importante e falada deve ser preservada e cantada. Perfeita sua postagem no culto ao idioma por respeito a um Luís de Camões.
    Carinhoso abraço e feliz semana.

    ResponderEliminar
  9. Querida Amiga, ainda há pouco tempo estivemos a conversar sobre a maravilha que é a lingua Portuguesa, não só pelo rquissimo vocabulário, como pelas diferentes sonoridades que nos encantam. Falámos também do museu da lingua Portuguesa, criado na antiga estação da Luz, em S. Paulo; tive o prazer de o visitar há anos e, como te disse nessa conversinha, fiquei maravilhada. Houve o incêndio, mas será reaberto, com toda a certeza. Sabes, Olinda, uma vez,uma amiga minha disse que daqui a pouco não poderia andar sozinha, pois não sabe Inglês e, portanto, só comingo ou com a filha conseguiria resolver a sua vida no seu próprio país. Tem muita razão, Olinda, pois usamos exageradamente a lingua inglesa, uma lingua pobre em vocábulos, quando temos uma riquissima. Tento sempre não empregar termos ingleses, por mais que goste da lingua inglesa. Aqui em Famalicão, tem uma loja cujo nome é " Orquidea's reparations ", imagina...é uma costureira que faz qualquer reparação em roupas A sorte é que " reparations " é parecido com reparação....
    Isto até parece piada, Amiga, mas é a pura verdade; chegou-se a este tremendo disparate, mas não é o único, embora os outros tenham um pouco mais de lógica. E é assim....respeitar e amar a nossa Lingua é utilizá-la e não trocá-la por outra; há pessoas que a usam mal, escrevem com erros, mas isso não quer dizer que não amem a sua lingua, amam, sim, mas não tiveram oportunidade de a aprender, de a conhecer na sua grande riqueza de vocábulos e variados significados há pessoas que não sabem Inglês, mas fazem questão de usar esta lingua, por exemplo nas lojas, nos restaurantes, etc, etc; é fino, é chic e portanto, usam, nem que tenham de pedir ajuda a alguém que conheça a lingua Inglesa. Amiga, muito obrigada, pelo belo post e vamos lá...amemos e tratemos bem a Nossa Lingua Portuguesa, falando - a, escrevendo-a e nunca a TROCANDO POR OUTRA. Bao noite, querida Olinda! Beijinhos e SAÚDE
    Emilia 🌈 🇵🇹 🙏

    ResponderEliminar
  10. Olá, querida amiga Olinda!
    Nossa língua é uma das mais difíceis do mundo e,no entanto, temos a honra de estarmos inseridos no contexto linguístico dela com relativo domínio. É uma honra para nós, amiga.
    A ela, toda honra sempre.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  11. Interessante e significativa publicação, pelo destaque que confere às duas efemérides referidas.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  12. Houve celebrações ainda que muito tímidas. A nossa língua merece muito mais. Como gostei de ler tudo o que aqui escreveu. E como estou de acordo a língua portuguesa continuará viva se for falada, escrita, amada e bem tratada.
    Uma boa semana com muita saúde, minha Amiga Olinda.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  13. um texto notável, Olinda Melo!
    pelo acrisolhado amor à Lingua-pátria e clarividência
    da sua promoção e defesa, mas, se bem leio, também pela subtileza
    com que sugeres os caminhos e descaminhos da Lingua Portuguesa

    Neste plano, parece-me significativa referência ao Dia da Europa
    em contraponto Palop e os povos da Sul América

    gostei muito, amiga

    ResponderEliminar
  14. Querida Olinda
    Trazes-nos hoje um tema que me é particularmente querido - a língua portuguesa.
    Sempre me interessei e procurei aperfeiçoar o meu "português". Sem querer ser facciosa acho a língua portuguesa linda! E como e complexa! É necessário muito estudo para saber falar e escrever correctamente esta maravilhosa língua.
    Merecia que o seu "Dia" fosse assinalado com mais "sonoridade".
    Gostei imenso desta tua postagem (gosto de todas, mas dumas mais que doutras 😉)

    RE: Apreciei muito o teu comentário na minha "CASA". E... os segredos estão a acabar. No próximo dia 1/6 vai para o ar o último episódio.

    Deixo-te um apertado abraço e...
    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  15. E a minha pátria é a língua portuguesa, como disse Fernando Pessoa.
    Magnífico post comemorativo do dia da língua portuguesa.
    Bom fim de semana, amiga Olinda.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Oportunos, destacados e muito importantes os Posts que reportas a cada tempo.
    Verdadeiramente "Uma língua continua viva se for falada, escrita, amada e bem tratada."
    Nós, Portugueses, não somos quem mais valoriza a Língua natal. Ao longo dos tempos tomamos Camões por símbolo e, "parecia", nos dava algum orgulho Pátrio. Com a aparição dos "novos e auto exaltados" senhores do exibicionismo dirigente, até as datas que nos marcavam a Alma se vão diluindo, esfumando...
    São lembranças menos boas que fazem doer a quem se sente Patriota/Português.
    Esquecer Camões e os demais "construtores e fazedores da Língua Portuguesa" (entendo) é esquecer e diluir Portugal na total perda de identidade.
    O dez de Junho cultural, já há anos que vai sendo o exemplo triste.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar