A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) estabeleceu, em 2009, o dia 5 de Maio como sendo o dia da Língua Portuguesa, reconhecido pela UNESCO, para ser falada, lida, escrita, homenageada, em suma. Que me tenha apercebido, não me parece que a data tenha sido assinalada, por cá, com a grandeza merecida.
O Brasil já antes designara, desde 2006, o dia 5 de Novembro para celebração desta nossa Língua comum. E mais, tem um Museu da Língua Portuguesa* o primeiro museu totalmente dedicado a um idioma. Celebra a língua como elemento fundador e fundamental da cultura de todos os países que adotam um idioma de forma oficial. Neste caso, experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientação conduzem os visitantes a um “mergulho” na história da língua portuguesa.
E que história! Língua sumamente viajada e quando regressa vem trajada de doces requebros e mágicas significações. Por África andou tempo suficiente para que depois nascesse uma disciplina nomeada Literaturas Africanas de Língua Portuguesa que engloba, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, isto é, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - os PALOP.
Pelo Xaile de Seda têm passado nomes de grandes vultos africanos que honram a Língua Portuguesa, que escrevem em prosa e em verso, contribuindo para o seu enriquecimento. De tantos e tão excelentes autores e estudiosos, quem trarei para ilustrar agora esta minha publicação? Muitos deles, mas ainda poucos, fazem parte dos cadilhos deste Xaile.
Vejamos, então...
Pois, poderia falar um pouco de Inocência Mata, mulher africana, de São Tomé e Príncipe, investigadora, autora de várias obras, definindo-se ela própria como fruto de várias culturas e, precisamente, Professora na Faculdade de Letras de Lisboa da disciplina que refiro acima: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
E não só. Vejamos um pouco do seu currículo:
Abraços
====
*Fechado desde 2015 após incêndio de grandes proporções, a sua reabertura está prevista para a segunda metade deste ano de 2021.
Inocência Mata, especialista em Literatura da Lusofonia - aqui
Encontrará aqui e aqui, no Xaile de Seda, alguns posts sobre a "Lingua Portuguesa" e "Europa"
Dizem que a lingua portuguesa é uma das línguas mais difíceis de aprender olhando aos verbos e palavras homófonas, como cinto - sinto - concelho - conselho. Eu adoro a lingua portuguesa. Falo todas as línguas menos chinês. Se falo inglês? Francês? Alemão?... para mim isso é tudo chinês, lol
ResponderEliminar.
Feliz domingo … abraço
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Como a Olinda já nos habituou, mais uma publicação de excelência.
ResponderEliminarUm dia que merece ser assinalado e respeitado.
Devemos estar todos orgulhosos da nossa língua, tratando-a como merece, como a amiga bem frisou:
"falando-a, escrevendo-a, e amando-a !
Um beijinho.
Fê
E em Português nos entendemos!
ResponderEliminarQue a Europa continue a defender o seu projeto humanista!
Abraço
Uma data a comemorar com seriedade.
ResponderEliminarA Língua é no meu entender uma das coisas mais sagradas que temos. Como a bandeira.
Abraço, saúde e bom domingo.
Já que falamos a mesma língua por aqui nos compreendemos e por isso apreciamos esta bela homenagem à Língua Portuguesa
ResponderEliminarBeijinhos
Cantei também o maravilhoso hino oficial da união europeia. E congratulo-me com os valores que defendemos.
ResponderEliminarExcelente forma de homenagear um idioma trajado de arco-íris. Viajar com a língua, falá-la e amá-la é, realmente, dar-lhe vida.
Tenho acompanhado as maravilhosas publicações no Xaile de Seda. Um xaile culturalmente abrangente. Inocência Mata tem hoje, aqui, merecido destaque.
Aplausos, minha amiga Olinda.
Grande abraço.
Que linda lembrança dessa data e hino,Olinda! Gostei de ler e saber! Obrigadão pelo carinho lá deixado no blog! Ótima semana! beijos, chica
ResponderEliminarMuito interessante Olinda sua postagem com referencias e alguma indignação também. O museu aqui na Estação Luz abriga bem o acervo como disse. Uma língua tão importante e falada deve ser preservada e cantada. Perfeita sua postagem no culto ao idioma por respeito a um Luís de Camões.
ResponderEliminarCarinhoso abraço e feliz semana.
Querida Amiga, ainda há pouco tempo estivemos a conversar sobre a maravilha que é a lingua Portuguesa, não só pelo rquissimo vocabulário, como pelas diferentes sonoridades que nos encantam. Falámos também do museu da lingua Portuguesa, criado na antiga estação da Luz, em S. Paulo; tive o prazer de o visitar há anos e, como te disse nessa conversinha, fiquei maravilhada. Houve o incêndio, mas será reaberto, com toda a certeza. Sabes, Olinda, uma vez,uma amiga minha disse que daqui a pouco não poderia andar sozinha, pois não sabe Inglês e, portanto, só comingo ou com a filha conseguiria resolver a sua vida no seu próprio país. Tem muita razão, Olinda, pois usamos exageradamente a lingua inglesa, uma lingua pobre em vocábulos, quando temos uma riquissima. Tento sempre não empregar termos ingleses, por mais que goste da lingua inglesa. Aqui em Famalicão, tem uma loja cujo nome é " Orquidea's reparations ", imagina...é uma costureira que faz qualquer reparação em roupas A sorte é que " reparations " é parecido com reparação....
ResponderEliminarIsto até parece piada, Amiga, mas é a pura verdade; chegou-se a este tremendo disparate, mas não é o único, embora os outros tenham um pouco mais de lógica. E é assim....respeitar e amar a nossa Lingua é utilizá-la e não trocá-la por outra; há pessoas que a usam mal, escrevem com erros, mas isso não quer dizer que não amem a sua lingua, amam, sim, mas não tiveram oportunidade de a aprender, de a conhecer na sua grande riqueza de vocábulos e variados significados há pessoas que não sabem Inglês, mas fazem questão de usar esta lingua, por exemplo nas lojas, nos restaurantes, etc, etc; é fino, é chic e portanto, usam, nem que tenham de pedir ajuda a alguém que conheça a lingua Inglesa. Amiga, muito obrigada, pelo belo post e vamos lá...amemos e tratemos bem a Nossa Lingua Portuguesa, falando - a, escrevendo-a e nunca a TROCANDO POR OUTRA. Bao noite, querida Olinda! Beijinhos e SAÚDE
Emilia 🌈 🇵🇹 🙏
Olá, querida amiga Olinda!
ResponderEliminarNossa língua é uma das mais difíceis do mundo e,no entanto, temos a honra de estarmos inseridos no contexto linguístico dela com relativo domínio. É uma honra para nós, amiga.
A ela, toda honra sempre.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos carinhosos e fraternos
Interessante e significativa publicação, pelo destaque que confere às duas efemérides referidas.
ResponderEliminarAbraço amigo.
Juvenal Nunes
Houve celebrações ainda que muito tímidas. A nossa língua merece muito mais. Como gostei de ler tudo o que aqui escreveu. E como estou de acordo a língua portuguesa continuará viva se for falada, escrita, amada e bem tratada.
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde, minha Amiga Olinda.
Um beijo.
um texto notável, Olinda Melo!
ResponderEliminarpelo acrisolhado amor à Lingua-pátria e clarividência
da sua promoção e defesa, mas, se bem leio, também pela subtileza
com que sugeres os caminhos e descaminhos da Lingua Portuguesa
Neste plano, parece-me significativa referência ao Dia da Europa
em contraponto Palop e os povos da Sul América
gostei muito, amiga
Querida Olinda
ResponderEliminarTrazes-nos hoje um tema que me é particularmente querido - a língua portuguesa.
Sempre me interessei e procurei aperfeiçoar o meu "português". Sem querer ser facciosa acho a língua portuguesa linda! E como e complexa! É necessário muito estudo para saber falar e escrever correctamente esta maravilhosa língua.
Merecia que o seu "Dia" fosse assinalado com mais "sonoridade".
Gostei imenso desta tua postagem (gosto de todas, mas dumas mais que doutras 😉)
RE: Apreciei muito o teu comentário na minha "CASA". E... os segredos estão a acabar. No próximo dia 1/6 vai para o ar o último episódio.
Deixo-te um apertado abraço e...
Continuação de boa semana.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS
E a minha pátria é a língua portuguesa, como disse Fernando Pessoa.
ResponderEliminarMagnífico post comemorativo do dia da língua portuguesa.
Bom fim de semana, amiga Olinda.
Abraço.
Oportunos, destacados e muito importantes os Posts que reportas a cada tempo.
ResponderEliminarVerdadeiramente "Uma língua continua viva se for falada, escrita, amada e bem tratada."
Nós, Portugueses, não somos quem mais valoriza a Língua natal. Ao longo dos tempos tomamos Camões por símbolo e, "parecia", nos dava algum orgulho Pátrio. Com a aparição dos "novos e auto exaltados" senhores do exibicionismo dirigente, até as datas que nos marcavam a Alma se vão diluindo, esfumando...
São lembranças menos boas que fazem doer a quem se sente Patriota/Português.
Esquecer Camões e os demais "construtores e fazedores da Língua Portuguesa" (entendo) é esquecer e diluir Portugal na total perda de identidade.
O dez de Junho cultural, já há anos que vai sendo o exemplo triste.
Beijo
SOL da Esteva