segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Manel dixit

Com os Jogos Olímpicos a decorrerem, dá gosto olhar para aquelas figuras ágeis e musculosas a comandarem o corpo nos exercícios mais audaciosos que se pode imaginar o que, aliás, está à vista de todos. Uma pessoa fica a pensar nas imensas possibilidades do ser humano, bastando para isso força de vontade e muito treino.

Com um olho nas ditas figuras e suas deambulações regradas e programadas e outro olho na estante que estava a arrumar, encontrei no meio de um livro umas folhas manuscritas, do meu irmão Manel, nas quais ele me incentivava, há uns aninhos, a dispensar alguns minutos do meu dia ao exercício físico. Assim, partilho convosco estes incentivos para criar músculo, e hoje, segunda-feira, é um bom dia para começar com estes bons propósitos:  


Treinos quotidianos, breves, para pessoas sedentárias

Quem estiver disposto a dedicar um quarto de hora de cada dia para a conservação da sua saúde, deve praticar os seguintes exercícios, que têm uma acção benéfica nos planos físico e psíquico:

1.     Expirar profundamente 10 vezes; aparecerá então, espontaneamente, um forte movimento de inspiração.

2.   Joelhos flectidos, virar o tronco, agitar os braços como asas e balançar nas pontas dos pés para fazer trabalhar todos os músculos, tendões e articulações.

 Lindo! Mas não precisamos exagerar...

3.   Massajar a barriga por meio de pequenas pancadas com o punho fechado, seguindo um movimento circulatório da direita para a esquerda (que corresponde à posição do intestino grosso). A massagem actua sobre a camada adiposa abdominal e estimula a actividade intestinal.

4.   Exercícios especiais para os músculos peitorais: unir frouxamente as mãos diante do peito, depois bater as palmas das mãos uma contra a outra com movimentos bruscos. Estender os braços, depois fazer círculos de trás para a frente, fazendo trabalhar a articulação do ombro.

 
Devagar, devagar se vai ao longe...

5.   Contra a papada: estender a língua para fora o mais longe possível, dez vezes.(é preferível não ter espectadores)

6.   Para reforçar a musculatura abdominal: em posição deitada, fazer com as pernas movimentos de pedalar.

7.   Para reforçar e desenvolver os músculos: de pé ou deitado, retesar ao máximo todos os músculos durante 2 (dois) segundos cinco vezes, com intervalos de 10 (dez) segundos.

8.   Para terminar, rápida massagem com uma escova e banho de chuveiro quente, depois frio.

Dez.18/2004
Manel



Juro que aquilo da papada, no ponto 5, nada tem a ver comigo. :):)
As imagens  que ilustram este texto foram retiradas da Internet e, claro, são dos Jogos Olímpicos. Força! Hoje é um bom dia para começar....E porquê? Porque sim. Go, go, go!!!

26 comentários:

  1. Oi Amiga. Dei uma vista de olhos pelos teus posts, mas, hoje vou me limitar a pedir-te desculpas pelas minhas ausências. Tenho cá os meus pais que chegaram do Brasil, na Sexta feira; trouxeram um casal amigo e, como deves imaginar o tempo tem-me faltado; tenho que mostrar a esse casal o nosso país ( alguma coisa, pois tudo é impossível) e portanto não
    vou poder visitar-te como desejaria. No entanto, virei cá sempre que puder, pelo menos para te deixar um beijinho. Espero que descanses bastante e que tenhas umas excelentes férias. Fica bem, amiga! Beijinhos
    Emília

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    1. Querida Emília

      Muito obrigada por teres aqui vindo, mesmo com visitas. Desejo que passeies bastante, é uma oportunidade de ver ou rever os sítios lindos que há por este país fora. Também desejo aos teus pais e amigos uma bela estadia entre nós. Irei ao Começar de Novo deixar algumas palavrinhas...

      Beijos

      Olinda

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  2. Muito interessante. Pena que não haja aí uns exercícios para aliviar a dor ciática que está a dar comigo em doida.
    Um abraço e uma boa semana

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    1. Olá, Elvira

      Isso também se pode arranjar... :)))

      Beijos

      Olinda

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  3. Boa tarde, amiga Olinda!
    Gostei muito da sua postagem!
    Ótima dicas de saúde, obrigada pela partilha!
    Os Jogos Olímpicos realmente nos encantam;é muito esforço, arte e superação por parte dos atletas.
    Beijo carinhoso e uma ótima semana pra tia.

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    1. Querida Mara

      É verdade, arte e superação. Até faz impressão ver o que eles conseguem fazer...Enfim, são anos e anos de muito trabalho e dedicação.

      Uma semana maravilhosa também para ti.

      Beijinhos

      Olinda

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  4. Bons conselhos, os do mano Manel!
    Já começaste a seguilos, Olinda?
    Ah... não precisas!!!
    ;)

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    1. :)) Ai não que não preciso... Tenho fases, meu amigo, e, já se sabe, nesta altura do ano gritamos por 'Santa Bárbara', como na época das trovoadas. Aquele fato de banho, aquele biquini que 'me' ficaria tão bem se... :))

      Grande abraço.

      Olinda

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  5. Belo post...Espectacular....
    Cumprimentos

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    1. Olá, Fernando

      Obrigada pela visita e pelo comentário.

      Abraço

      Olinda

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  6. Olinda, eu tentei seguir à risca as sugestões, já vi que sou indisciplinada para certas coisas, risos, meu negócio é mesmo o ginásio, entro, fico minha 1 1/h de exercícios de musculação, aeróbico e pronto; mas claro sem abrir mão da minha caminhada à beira mar, sempre no cair da tarde, quando possível!

    Beijos!

    ;)

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    1. Minha querida amiga

      A indisciplina realmente também dá cabo de mim e dos meus bons propósitos. Há sempre uma desculpa, adio para mais logo ou para o dia seguinte... Mas quando se tem a 'obrigação' de ir ao ginásio é diferente. Já passei por essa fase do ginásio, da piscina. Agora estou numa de pôr à prova a minha força de vontade. Veremos no que dá... :))

      Beijinhos.

      Olinda

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  7. Olá, parabéns pelo seu blog!
    Se puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

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    1. Olá, Morgan

      Agradeço a sua visita. Retribuí-la-ei em breve.

      Abraço

      Olinda

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  8. Se agradece la sugerencia,
    que tengas buena semana.
    un saludo.

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    1. Obrigada, Ricardo. Uma boa semana também para si.

      Abrazo

      Olinda

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  9. Ainda tenho algumas manias de fazer alguns desses exercícios logo que levanto da cama, confesso que a idade da minha coluna não está permitindo fazer todos pois a Espinha Bífida quando me deixa com dores aguda.
    Mais assim mesmo tento e é realmente saudável.
    Parabéns.
    Abraço

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    1. Olá, Lu Cidreira

      Sim, os exercícios físicos devem ser adaptados a cada caso, porque assim não sendo, acabamos por piorar a situação. Desejo que esteja em equilíbrio em relação a esse seu problema de saúde.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Abraço.

      Olinda

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  10. O teu mano Manel sabe-a toda! fez-me pensar noutros tempos da minha vida, quando praticava atletismo e fazia Hata-Yoga...Ainda hoje (olha que conto cinco décadas...)faço umas belas caminhadas.

    Beijoca

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    1. Querida Ana

      Que notícia deliciosa! Atletismo, Hata-Yoha... Conheço Yoga mas não Hata-Yoha. Fui ver o que é: 'trabalhar o corpo de modo a deixar de ser um obstáculo para o caminho espiritual'. Gostei! As caminhadas também são um boa maneira de manter a agilidade e o coração a bom ritmo, não é?

      Beijinhos

      Olinda

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  11. Bem, agora `tou de férias!!!! Mas durante o resto do ano faço 5km por dia...chega?? :))) Quanto à papada :)))...pois disso tb não preciso nada :)))...tb já fiz Tai Chi Chuan...hummm porque não faço agora hããã...bem fiz uma lesão no cotovelo que me pôs o bracito mto tremidito e tive de deixar por uns tempos, isto à bué da time ago :))...mas que fazer exercício, faz mto bem, o manito Manel sabe disso!!! ;)

    e (ó)Linda menina como `tou veraneante agora só virei aqui por instante
    e um beijinho com muita ternura de amizade constante!!
    e obrigada por teres ido ao meu cantinho com teu habitual carinho!!!!

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    1. Querida Levezinha

      Acabo de eleger-te 'meu ídolo', pois 5Km por dia, chega e sobra aqui neste meu horizonte de caminhante periclitante... :)) As minhas caminhadas não chegam lá perto, talvez seja o que faço numa semana. Tenho de rever este meu conceito... :))

      Olha já fiz Tai Chi mas sem 'Chuan'. Não sei se há alguma diferença. Trabalha-se muito bem a respiração e a concentração nesta modalidade, não é?

      Desejo-te muito boas férias e agradeço teres aqui vindo, visitando-me e respondendo ao apelo do meu manito. :))

      Beijinhos

      Olinda

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  12. Olinda, que ricas sugestões! De facto, tal como numa série de outras coisas, se nos dedicarmos um bocadinho por dia, todos os dias, isso representa muito trabalho e acaba por fazer a diferença. Partilho o meu exercício para o peito há anos: dar braçadas no ar - resulta ;)
    Beijinhos,
    Madalena

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  13. Olá, Gata

    Braçadas no ar, sim, deve resultar. Tenho uma irmã que já me deu a mesma receita. :) São movimentos, assim como outros, que podem ser feitos a qualquer hora do dia... Já li algures que as pessoas que trabalham sentadas a maior parte do dia devem levantar-se de vez em quando para movimentar o corpo com exercícios simples.Bem, depende também do sítio onde se está... :)

    Obrigada pela sua visita. Tenha um excelente fim-de-semana.

    Abraço

    Olinda

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  14. Querida Olinda:
    Excelentes conselhos. Sempre actuais.
    Retive cada um deles.
    Obrigada, Amiga.

    Um grande abraço.

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  15. Dicas excelentes, práticas e fáceis de colocar em prática ;)
    Beijinhos,
    Madalena

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