quinta-feira, 16 de abril de 2020

Que Voz!






A Voz de todas as nossas referências.
Aqui, Camões /Amália /Alain Oulman, conjunção perfeita.

E importa dizer algumas palavras sobre este homem que tanto fez  pelo Fado. Um compositor  que musica Poemas de grandes autores de língua portuguesa e que Amália eterniza na sua bela Voz.

Lê-se aqui:

Foi ele quem levou os poetas portugueses, como Luís de Camões, David Mourão-Ferreira, Alexandre O'Neill ou Manuel Alegre, para dentro de casa de Amália. Alain Oulman é também considerado o principal responsável por uma profunda alteração na música que a acompanhava.


No disco Com Que Voz, gravado em 1969 mas editado apenas no ano seguinte, Amália canta nomes como Cecília MeirelesAlexandre O'NeillDavid Mourão-Ferreira, Manuel Alegre, Camões, Ary dos Santos e Pedro Homem de Mello. O disco receberá o IX Prémio da Crítica Discográfica Italiana (1971), o Grande Prémio da Cidade de Paris e o Grande Prémio do Disco de Paris (1975).

Oulman, pessoa de esquerda, é perseguido e preso pela PIDE.
======

12 comentários:

  1. Tão lindo! Amália Rodrigues me lembra minha mãe que a adorava ouvir! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Tão pouco recordada!
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Eu diria "A voz"...
    E continua insuperada.
    Olinda, um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Uma voz única!

    Mais um fim de semana de confinamento... Haja imaginação!!
    Beijinhos, querida amiga.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  5. Ela é Eterna! Amo...

    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Voz de Veludo!
    no caso de Amália, bem pode dizer-se que
    "atrás de uma grande Mulher estava um grande homem".

    abraço, amiga Olinda

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde de semana pascal, querida amiga Olinda!
    Muito lindo começar o dia ouvindo um fado.
    Sempre mimando seus leitores amigos.
    Um enlevo olhando o céu como estou da varanda.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e pascal

    ResponderEliminar
  8. Bom dia:- Única. Incomparável. Inimitável.
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Eu ainda me arrepio a ouvi-la em certos fados. Não há melhor. E que bom ela ter cantado os nossos poetas...
    Um grande beijo, minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar
  10. Grandes poetas numa grande voz. Como nos arrepia a voz de Amália! E os poemas dão-lhe ainda mais profundidade.

    Por aqui só boas publicações, minha amiga Olinda.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  11. Uma maravilha!
    Beijinho querida Olinda.

    ResponderEliminar
  12. Nalguns Fados, eu estremeço. Não sei se é emoção ou vivência interior; mas acabo por me sentir "pequenino" ... por dentro.



    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar