segunda-feira, 27 de abril de 2020

AH, UM SONETO...





Meu coração é um almirante louco
Que abandonou a profissão do mar
E que a vai relembrando pouco a pouco
Em casa a passear a passear...

No movimento (eu mesmo me desloco
Nesta cadeira, só de o imaginar)
O mar abandonado fica em foco
Nos músculos cansados de parar.

Há saudades nas pernas e nos braços.
há saudades no cérebro por fora.
Há grandes raivas feitas de cansaços.

Mas — esta é boa! — era do coração
Que eu falava... e onde diabo estou eu agora
Com almirante em vez de sensação?...


Álvaro de Campos






Interessante este olhar de Álvaro de Campos sobre os heterónimos de Fernando Pessoa, também ele heterónimo, como sabemos. Aliás, na obra que cito abaixo faz-lhes muitas referências, páginas, em especial ao Mestre Caeiro:


Eu (Álvaro de Campos) sou exasperadamente sensível e exasperadamente inteligente. Nisto pareço-me (salvo um bocado mais de sensibilidade, e um bocado menos de inteligência) com o Fernando Pessoa; mas ao passo que no Fernando a sensibilidade e a inteligência interpenetram-se, confundem-se, interseccionam-se, em mim existem paralelamente, ou, melhor, sobrepostamente. Não são cônjuges, são gémeos desavindos. Assim espontaneamente formei a minha filosofia daquela parte da insinuação de Caeiro de que Ricardo Reis não tirou nada (...) contida naquele verso, "E os meus pensamentos são todos sensações"; o Ricardo Reis deriva a sua alma daquele outro verso que Caeiro se esqueceu de escrever "As minhas sensações são todas pensamentos" (...)

In: Obra completa de Álvaro de Campos pg 18


======
Arquivo Pessoa - Obra Édita - aqui

Peinture: Virginia Bénédicto
Ses thématiques de prédilection sont la pomme et l’amour à travers lesquels elle veut tout simplement offrir une vision optimiste de la vie. Un regard frais et pétillant qui vous invite à venir croquer avec gourmandise toutes ses créations originales. aqui

12 comentários:

  1. Lindo soneto e Álvaro de Campos é especial! beijos, linda semana! chica

    ResponderEliminar
  2. Todos estamos sedentos do mar.
    Álvaro de campos é o segundo dos meus heterónimos de eleição. O primeiro, aquele que me cala mais fundo no coração é sem dúvida o Alberto Caeiro.
    Abraço e boa semana, com saúde

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este interessante poema...

    Em que fase está o engenheiro algarvio: na decadentista ou pessimista?
    Talvez na primeira...

    Gostei de ler.
    Boa semana.
    Beijinho
    ~~~~

    ResponderEliminar
  4. Quando entro neste seu espaço, acabo por dele regressar com um sorriso e um sentimento de agrado.

    Um blogue é um espaço nosso, de partilha e cada um acaba por ter uma ideia mais ou menos feita do que pretende oferecer.

    Gostei da escolha musical e visual, da escolha da poesia, mas, mais ainda da forma como tudo articula com as explicações selecionadas, sempre profundamente educativas.

    Abraço e bom início de semana

    ResponderEliminar
  5. Um soneto magistral. Álvaro de campos um poeta de alma inteira.
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Este ano por acaso estudamos Álvaro de Campos é um poeta fenomenal
    Seguimos o blog
    Beijinhos, Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderEliminar
  7. Brilhante!! Adorei... Muito obrigada pela publicação. :)
    -
    O que diz o meu olhar
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite de esperança, querida amiga Olinda!
    Tão alegre e bonita a imagem, amiga!
    Quanto ao poema, estamos ambas ansiosas pela era do 💙, certamente, onde toda humanidade será mais sensível...
    Tenha dias abençoados, minha querida!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  9. Sempre tão original este nosso Fernando Pessoa… Gostei muito.
    Uma boa semana com muita saúde, minha Amiga Olinda,
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. pois é, o coração tem razões que "Almirante" algum
    conhece as rotas... nem mar algum que domine suas vagas. excessivas!

    gostei muito do soneto (que não me recordo de alguma vez antes ter lido)
    mas o "diálogo" de heterónimos é de génio!

    "E os meus pensamentos são todos sensações"; o Ricardo Reis deriva a sua alma daquele outro verso que Caeiro se esqueceu de escrever "As minhas sensações são todas pensamentos"...

    uma composição brilhante, amiga Olinda.
    até a "andorinha" (detesto andorinhas rss) ajuda nesta sugestiva amostra
    do "universo pessoano".

    adoro. parabéns!
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Oiça as musicas todas do video, meu amigo.
      Penso que vai gostar.

      Abraço

      Eliminar
  11. Como Álvaro de Campos, também nós temos saudades de tanta coisa! E do mar onde não mergulharemos tão depressa!
    Extraordinária publicação com base em diálogos íntimos de Fernando Pessoa, que o obrigam a desdobrar-se.

    Madredeus agrada-me sempre e muito.

    Beijos, querida amiga Olinda.

    ResponderEliminar