quinta-feira, 23 de abril de 2020

Livros


Há os livros que antes de lidos já estão lidos. Há os que se lêem todos e ficam logo lidos todos. E há os que nos regateiam a leitura e que pedimos humildemente que se deixem ler todos e não deixam e vão largando uma parte de si pelas gerações e jamais se deixam ler de uma vez para sempre.

  Vergílio Ferreira 





Disso sei eu muito bem. Há alguns livros, considerados de leitura quase obrigatória, cuja abordagem me assoberba. Um exemplo: Ulisses, de James Joyce, a sua obra-prima. Outro exemplo de entre muitos: Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Marquez, que há anos aguarda que eu o termine. Ah! outro: Longos dias têm cem anos, de Agustina Bessa Luís, com ilustração de Vieira da Silva.
Mea culpa, obviamente.

Há clássicos que atravessam gerações, que vão deixando pedaços aqui e ali, citados como pilar referenciador de cultura. E são-no. Mesmo não os lendo do principio ao fim e, sentindo que a sua interpretação vai para além da nossa compreensão, sabemos que existem e marcaram épocas. E respeitamo-los.

Juntamente com esses autores de referência temos aqueles que nos transmitem em prosa ou em verso as suas ideias, os seus ideais, os seus sentimentos, as suas emoções. Acompanham-nos em todos os momentos. Com eles enriquecemo-nos.






A melhor maneira de respeitar um autor é fazer alguma coisa com o que ele fez. Eu adorava que fizessem alguma coisa com o que fiz. Respeitar é continuar, como se fosse um diálogo, uma conversa.


Gonçalo Tavares 

=====

Excertos : Citador
Imagem:aqui

11 comentários:

  1. Há livros e LIVROS! E fizeste uma bela homenagem ao dia do livro ! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Os livros. Não saberia viver sem eles. Tantos que já li e reli (coisas da idade). São o meu objecto preferido em todas as ocasiões. Podia acrescentar aqui aqueles que me marcaram, mas para quê, se outros me vão marcando também?
    Que eles nos façam sempre aquela companhia desejada.
    Um beijo, minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar
  3. Olinda, querida amiga, às vezes fico a imaginar uma casa sem livros, com dezenas de enfeites aqui, ali... vi isso algumas vezes. Senti um vazio enorme. Nada de palpável. Livros são nossos companheiros em todas as horas. Sou capaz de doar antiguidades, uma de minhas paixões, mas livros, não. Até houve aqui, há tempos, um 'movimento de desapego', passar os livros lidos adiante! Mas que isso? Porém, essa mentalidade não levou muito tempo para desaparecer daqui do Sul. Não tem nada de egoísmo ou do que quer que seja, esse gesto chama-se amor pelos livros, pelos escritores, pela cultura. A palavra 'desapego', nesse caso chateou-me um pouquinho. Mas sumiu, maravilha! Alguém deve ter entendido o valor dos livros.
    Beijo, Olinda!

    ResponderEliminar
  4. Admiro quem se prende à leitura. Como eu gostava!! :/
    -
    Tudo desperta, como a vida, quando regressa
    -
    Beijos e uma excelente noite

    ResponderEliminar
  5. Identifico-me com o que Gonçalo M Tavares expressou neste texto...
    Também nunca terminei os Cem Anos de Solidão e tentei várias vezes. A Agustina exige-me demasiada paciência.
    Ao longo da vida os interesses vão mudando, até há autores que nos desapontam.
    Srrsssssss...
    Gosto de livros que me empolguem, dos que me atraem e dos que me fascinam pela qualidade da escrita.
    Companheiros insubstituíveis...
    Beijinhos, querida Olinda.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  6. "A melhor maneira de respeitar um autor é fazer alguma coisa com o que ele fez" - totalmente de acordo com a afirmação do insigne escritor Gonçalo M. Tavares,

    que, em minha perspectiva.
    poderia constituir legenda deste informado e pedagógico espaço de cultura,

    não apenas pela divulgação de livros e autores (especialmente do espaço lusófono), mas também pela análises críticas e pistas de leitura que apresenta aos leitores.

    na modesta escala que me diz respeito,
    considero um privilégio o interesse que a amiga Olinda Melo, em diversas ocasiões, tem demonstrado pelos meus livros e outros textos.

    o que constitui para mim um valioso estímulo
    e de sou profundamente grato!

    e que sejam os livros. sempre!

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Preciosa publicação, querida Olinda! É de quem manuseia as palavras, as ideias, as folhas, como quem sente, como quem ama. E como a leitura nos preenche e nos transforma! Gabriel Garcia Marques foi um dos autores que me marcou, sem dúvida.
    Também agradeço o carinho e a alegria de me encontrar, por vezes, no "Xaile de Seda", um criterioso espaço de cultura.
    Um abraço terno e arrochado, minha amiga.

    ResponderEliminar
  8. Na verdade, há livros que vale a pena lê-los mais que uma vez. E não são poucos.
    Outros, mesmo de autores que foram prémio Nobel, nem por isso.
    A frase do Gonçalo Tavares é lapidar.
    Um post magnífico, parabéns pelo seu trabalho.
    Olinda, tenha um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Olinda,

    Agradeço sua gentil e benfazeja visita ao meu blog.
    Parabéns pelo seu trabalho, divulgar autores e suas obras é um ato de amor para com a Literatura e a poesia.

    Igual a vc, ainda não terminei de ler "Cem Anos de Solidão", é uma obra prima que vale a pena terminar e reler.

    Agradeço também por seguir minha página. Sigo seu blog Também. Gostei imenso de conhecer o "Xaile de Seda"

    Boa tarde de paz e confinamento.

    Bjs!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite de esperança, querida amiga Olinda!
    Você demonstra bem sua cultura elevada e o apreço aos livros.
    Gosto deles desde chiquitita... rs...
    Historinhas mil já me fizeram voar e viajar para castelos encantados e lugares incríveis... já fui leve com eles e sofri com eles... já ria e chorei tudo pela emoção... num misto de sentimentos que eles nos despertam e que movem nossso coração a favor do bem e da cultura.
    Gosto de livros que me façam sentir o sabor... de modo especial.. sem isso, se torna uma leitura insensível ao meu coração.
    Sei que me entende muito bem, amiga.
    Tenha dias abençodos junto aos seus!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
  11. Olinda através de citação, nos trazes ao mundo das letras e eu como leitor compulsivo, senti-me muito no meu mundo, porquanto conheço por leituras, os livros citados. Na minha opinião, quando leio é como se ouvisse o escritor.
    Bjs

    ResponderEliminar