sábado, 25 de novembro de 2017

Os dias da semana. Porquê sete?

Animada e nada altruísta ia a partilha do telemóvel:
- Dá cá isso.- Não, não, eu que vejo.
- Se calhar, tenho mais experiência nestas coisas.
- Sim? Olha quem fala...

Até que um deles disse: -Mãe, pai, assim não dá. Precisamos dos nossos telemóveis. 
- Está bem, está bem. Sendo para uma boa causa...
-Então, qual a palavra-chave que vamos escrever?
-Eu é que sei? Não disseste que tens mais experiência?
-Vá lá decidam-se!- disse uma voz de adulto.



E a Catarina decidiu: -Já sei: Os dias da semana. Bem. Não é uma palavra.É uma expressão.

-Será que sabes escrever isso? Tu que és toda virada para os números e para essas coisas das ciências exactas... - casquinou o das línguas.

-Pois, fica sabendo que para se perceber e interpretar um determinado problema temos de dominar muito bem a língua. Um senhor chamado Tales de Mileto, grego, era matemático, filósofo e outras coisas...

-Ai, ai, ai. Já cá faltava Tales de Mileto, Pitágoras e a sua hipotenusa e catetos, e mais o outro, aquele...o do "Eureka"...enfim...

-Por favor, poupem-me! - exclamou a Regininha que até então tinha estado calada- Por mais que falem disto e daquilo é a História que liga tudo. Tudo é História.

Saindo da timidez natural quando se trata de falar da sua disciplina preferida, tomou conta das operações e a coisa desemperrou.

-Vejam, aqui diz que os dias da semana, antigamente, eram designados com os nomes dos deuses romanos. Está aqui este quadro que nos mostra isso e também as transformações em função de cada idioma de origem latina, aliás, como já nos mostraste, Renato. Quanto ao latim escolástico e latim vulgar sabes alguma coisa sobre isso?

-Eu não! gosto é de línguas vivas.

-Eu não sei latim, nem coisa que o valha, mas deduzo que o latim escolástico tenha a ver com a Escolástica que define as normas da Igreja. acudiu a Catarina.

- Como podem ver no quadro, a língua portuguesa não está incluída na terminologia originada pela utilização dos nomes dos deuses pagãos. Isso tem a ver, certamente, com a acção dessa Instituição quando considerou a designação pagã dos dias da semana. Lembram-se daquilo que se disse sobre feria e feira? - continuou a Regininha com um ar algo doutoral, o que irritou um pouco o Rui. 












-Ah, pois, lembro-me perfeitamente e estou agora a ler qualquer coisa sobre o que tu disseste o Rui, o da teoria política e relações internacionais, desperta de repente e pela primeira vez - mas, não foi propriamente a Igreja mas um Bispo, São Martinho de Dume.

E a discussão continuou a volta disso e pelo que víamos não iria terminar tão cedo...

Mas, o benjamim da família não se fazia ouvir e começámos a procurar por ele. Reapareceu com uma enciclopédia infanto-juvenil**, concentradíssimo e pôs-se a ler em voz alta:

Porquê sete?
O início da Bíblia refere que Deus criou o Mundo em seis dias e que ao sétimo descansou. Os Babilónios começaram a usar a semana de sete dias há cerca de 3000 anos. As fases de sete dias da Lua eram, para eles, um mistério e uma magia. Cada uma dessas fases - da lua-nova ao quarto crescente e do quarto crescente à lua-cheia, da lua-cheia ao quarto minguante e do quarto minguante à lua-nova - em apenas sete dias.

-Mas, há 3000 anos? Então, não estamos em 2017? E depois há aqui umas letras a.C.- hehehe! Boss A.C. ?

-Ó meu menino não é nada disso - reagiu o avô a rir - qual Boss A.C. qual quê!... a.C. indica um espaço de tempo relacionado com acontecimentos ocorridos antes do nascimento de Cristo e d.C., por sua vez, depois do nascimento de Cristo. E é precisamente a partir do nascimento de Cristo que o nosso tempo começou a contar e, por isso, estamos em 2017. Mas há civilizações muito antigas que contam o seu tempo utilizando outras balizas. Ao fim e ao cabo tudo não passa de convenções...Afinal o que é o tempo?

E o avô lê, pensativamente, na página 6 do livro do neto, uma citação de Santo Agostinho:

O que é o tempo? 
Eu sei o que é mas, se alguém me perguntar, não sei explicar!

=====

A pedido de várias famílias, hahaha, esta é a continuação do post "I giorni della settimana", de 29 de Agosto. Portanto, há quase 3 meses. Queiram aceder a ele: AQUI

=====

Precioso contributo da Maria - Divagar sobre tudo um pouco- no 1º post:


Minha amiga como sempre um post muito interessante.
Fiquei intrigada com a origem dos nomes dos dias da semana e também fui procurar e eis o que encontrei e me fez sentido:

O feira, de segunda a sexta, vem de feria, que, em latim, significa “dia de descanso”. O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga em que S. Martinho propôs que durante a Semana Santa todos os dias fossem inteiramente consagrados ao descanso, ao culto católico e às orações. o "feira" acabou depois por ser aplicado a todos os dias do ano.

Nunca tinha pensado nisto, foi interessante pesquisar.

=====

O contributo da M., do blogue A Panificadora Ribeiro. Muito obrigada, Amiga:

M.26/11/2017

Muito interessante! Já agora, acrescento o alemão, Montag, Dienstag, Mittwoch, Donnerstag, Freitag, Samstag e Sonntag, também com os nomes dos deuses romanos :)

=====

(Peço desculpas por algumas gralhas que, de vez em quando, acontecem nas dobras deste Xaile. Por exemplo: ali acima "Afinal" apareceu... "A final". Imperdoável!)

====

1ª imagem: daq
2ª imagem daqui
Ver - Escolástica
**O grande livro do tempo - pg 20
Texto- William Edmonds
Ilustrações - Helen Marsden
  

11 comentários:

  1. Olá, estimada (não uso o termo "cara", porque o vocábulo lembra-me, imediatamente, o adjetivo, no sentido de dispendioso ou barato, ou então o substantivo, sinónimo de rosto) Olinda!

    Tem postado a valer e assuntos bem interessantes. Estive dando uma vista de olhos nas postagens anteriores e aprendi mais um pouco.

    Ora, finalmente, cá está a publicação explicativa do facto da semana ter sete dias. Adorei o diálogo e acho que a Regininha tem toda a razão: TUDO É HISTÓRIA. Para compreendermos qualquer facto, "coisa" assente, que até pode não corresponder à verdade, como é o caso do natal, a 25 de dezembro (foi a igreja que, por conveniência, escolheu essa data, assunto que alguns desconhecem), temos de recuar para perceber que só a História, ciência ou não, pode explicar.

    Antes da História, existiu um período de milhares de anos, denominado Pré História, tal como é do seu conhecimento, do qual se sabe alguma coisa, mas como a escrita ainda não tinha sido inventada, muito falta ainda conhecer. O Homem existe há milhões de anos e a "baliza" escolhida, por conveniência, repito e desconhecimento de alguns, não tem qualquer valor científico e verídico.

    É impossível dar uma definição de tempo, pois ele (horas, minutos e segundos) passa por nós todos os dias ou nós por ele e assim é algo natural, que só a História registará.

    Beijos para todos os intervenientes no texto, incluindo a Olinda.

    ResponderEliminar
  2. Como diz a nossa amigz Ceu, os teus posts têm sido muitos, mas, como sempre se aptende muito com eles, vale a pena lê-los. E foi o que estive a fazer com pormenor, apesar de estar na Régua, visitando filho e netos. A história tem vindo a ser escria ou relatada por homens e portanto nunca podemos confiar totalmente nela Não sei se viram, mas passou cá a novela novo munfo wue retrata a hidtoria da independência do Brasil, a ida de D, João VI para o Brasil e depois a proclamação da independência do Brasil pelo seu filho D. Pedro. Isto para dizer que para nós os Portugueses esse D Pedro foi totalmente esquecido, assim como Tiradentes, um heroi para os btasileiros, tendo até um feriado em seu nome. Eu sei alguma coisa sobre a historia de Portugal e Brasil, vista pelo lado dos brasileiros, pois os meus filhos nasceram lá é estudaram a sua história e conheço a nossa pois sou Portuguesa. Tive pena que essa novela passasse à uma da manhã, pois o D Pedro era uma pessoa excepcional que deu aos indios, do seu proprio património a primeira reserva indigena, dado que D João, zangado com ele, deixou-o no Brasil sem dinheiro; era contra a escravidão e tanto ele quanto a mulher, D.
    Leopoldina começaram a dar os primeiros passos para o fim desta barbárie. Isto, para dizer que a história se escreve conforme os interesses das partes . Quanto à Biblia, considero que também foi escrita conforme relatos e que é um livro muito perigoso para quem o interpreta à letra. Amiga, aprendi muito e portanto não te preocupes se o texto cansa ou não; quem quer lê, quem não quer, passa afiante. Beijinhos e boa noite. Obrigada pela pesquisa feita para
    todos nós.
    Emilia

    ResponderEliminar
  3. Passa adiante- erro!!! Beijo
    deve ter mais, Olinda!
    Emilia

    ResponderEliminar
  4. nada mais sério que a brincadeira!
    admirável vocação dos professores,

    gostei muito

    ResponderEliminar
  5. Gostei......Que trabalheira...
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Querida Olinda
    Que delícia de postagem!
    Tratar de assuntos tão sérios duma forma tão "leve" é uma arte.
    Eu sempre fui apaixonada por História. Desde os meus tempos de estudante sempre foi uma das disciplinas minhas preferidas (e português também...).
    Adoro tudo que seja relacionado com História, desde filmes a romances, passando por documentários e tudo o mais.
    E aqui recordei várias coisas que já estavam a caminho do esquecimento.
    É o que faz o tempo... Leva-nos a colocar numa gaveta lá mais ao fundo as coisas que são menos consultadas... ou conversadas.
    Por isso (e não só) as tuas "conversas" são tão interessantes.

    Querida, não sei como eu tinha um email teu que "usava" para te avisar das minhas postagens, como faço com a maioria dos meus comentadores. Acontece que as últimas vezes tenho recebido informação de que o email não existe...
    Se quiseres que eu actualize podes enviar-mo para maria.caiano@gmail.com

    Bom final de Domingo
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante! Já agora, acrescento o alemão, Montag, Dienstag, Mittwoch, Donnerstag, Freitag, Samstag e Sonntag, também com os nomes dos deuses romanos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que interessantes estes instantes de família. O que eu aprendi (ou lembrei) por aqui... É sempre muito bom o que deixa no seu "Xaile de Seda"
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  9. Muito interessante. Como sempre. Ainda bem que passei aqui pelo Xaile.

    Beijinhos

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  10. Que delícia, amiga!!! E que paciência e engenho para a sua elaboração! Parabéns!
    Bjos, Olinda
    (muito grata pela tua generosidade perante os meus escritos)

    ResponderEliminar
  11. Demos isso numa aula de cultura portuguesa.
    Um abraço

    ResponderEliminar