domingo, 15 de outubro de 2017

Isto é Verão ou quê?



Completamente virado do avesso o tempo prodigaliza-nos temperaturas que convidam ao chinelo no pé, à blusinha de alças, ao uso de calções, ao biquini, ao fato de banho, estendendo-nos na areia molhada, passando bronzeador, dando uns bons mergulhos, sozinhos ou com a família e amigos, com uma boa merenda, enfim a tudo a que teríamos direito num clima tropical.

Mas, não é esse o caso e para que tudo funcione por cá é fundamental que as quatro estações do ano sigam o seu ciclo e em cada época a natureza colabore connosco para que não nos falte o necessário. A verdade é que o destempero do nosso clima temperado já há muito se nota com a falta de chuva: o chão cada dia mais crestado, as culturas fenecendo, os animais quase sem água para beber. Há locais onde a água nas torneiras já não apareceria se a edilidade não a mandasse buscar, bombeando-a depois para os depósitos.

A juntar a isso o fim da tal "época de fogos" que já tinha sido decretado, levando ao encolhimento de recursos, afinal reacendeu e então quem de direito, desavisado, foi apanhado desprevenido como se não existisse tecnologia que ajude a fazer previsões* a fim de se tomarem as devidas providências a tempo e horas. Ou talvez não haja.

Preocupemo-nos, queridos concidadãos. Não basta aproveitar o bom tempo e dizer e desejar: para mim era praia o ano todo, este calorzinho vem mesmo a calhar, deu para descontrair, e etc. Temos de fazer alguma coisa. E como não possuímos poderes sobrenaturais e já não se vê muita fé na dança da chuva ou nas procissões há que poupar a água em nossas casas. Quem não souber como fazer da melhor forma pesquise na internet. Há muita informação sobre isso. 

Lembremo-nos que de toda a água que existe no nosso planeta a água doce tem uma percentagem pequeníssima. E da água potável então nem se fala: há regiões no globo que não a têm.

Foi só um desabafo.

=====

NOTA EM 16/10/2017

Incêndios:

.800 246 246 - Protecçao civil (número de emergência)

Fonte: Rádio Renascença


.A Segurança Social está a disponibilizar apoio de emergência às populações afectadas pelos incêndios em vários postos dos distritos de Viana do Castelo, Guarda e Coimbra (...)


Fonte: Público online

=====

*climáticas
Imagem: Pixabay 

7 comentários:

  1. Agua de beber por entre os dedos antes que chova
    na boca das sementes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mar Arável

      É poupá-la enquanto não chove. Quando a chuva cair é fazer de modo a que o precioso líquido seja aproveitado da melhor forma, sendo as sementes o seu recptáculo privilegiado.

      Abraço.

      Olinda

      Eliminar
  2. E hoje Pprtugal arde por completo, amiga! Há falta de água, falta de chuva, mas há excesso de mãos criminosas que querem ver o nosso pais a arder; há uma verdadeira guerra nas florestas. Para que algo arda é preciso que lhe cheguem um fósforo
    .Estive na Régua este fim de semana e por lá o cheiro a fumo era muito. Quando voltei, hoje à noite só se via incendios até V.N. De Famalicão onde vivo. Triste, muito triste tudo isto, Olinda. Um beijinho e boa noite.
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília

      É uma guerra declarada às gentes que sofrem directamente na pele os seus efeitos, aos bombeiros que ficam com sequelas a vida toda, ao património que desaparece num mar de chamas.

      Ouvi agora na rádio que aumentou o número de mortos. Ouvi também um Bispo a dizer que isto é um assunto de todos, que se promovam grupos de vigia e que se for preciso fará a sua parte nessa vigilância, pessoalmente.

      Minha amiga, são momentos de grande tristeza os que vivemos. Realmente, não há palavras para descrever esta tragédia. O sofrimento das pessoas é assustador.

      Irei visitar-te em breve.

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  3. O que se está a passar no nosso país é uma tragédia terrível. Que bom que era se pudéssemos alegrar-nos com este bom tempo sem as consequências nefastas que ele nos traz. Infelizmente os dias são de sofrimento para muitos e de grande inquietação para todos nós.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Graça

      Sim, são dias de grande inquietação e sofrimento. Confrange-se-me o coração ver as pessoas naquele desespero. A solução para o problema dos fogos parece tão longínquo na mãos dos homens que nos regem que rogo a Deus que tenha piedade de nós e nos mostre um caminho viável, uma inspiração.

      Bj

      Olinda

      Eliminar