quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Ignorância sábia




Aconteceu aos verdadeiros sábios o que se verifica com as espigas de trigo, que se erguem orgulhosamente enquanto vazias e, quando se enchem e amadurece o grão, se inclinam e dobram humildemente. Assim esses homens, depois de tudo terem experimentado, sondado e nada haverem encontrado nesse amontoado considerável de coisas tão diversas, renunciaram à sua presunção e reconheceram a sua insignificância.(...)

Quando perguntaram ao homem mais sábio que já existiu o que ele sabia, ele respondeu que a única coisa que sabia era que nada sabia. A sua resposta confirma o que se diz, ou seja, que a mais vasta parcela do que sabemos é menor que a mais diminuta parcela do que ignoramos. Em outras palavras, aquilo que pensamos saber é parte — e parte ínfima — da nossa ignorância. 

in:Ensaios

====
Texto:Citador
Imagem:Pixabay

4 comentários:

  1. E há verdade maior, amiga? Só quem é muito ignorante acredita que tudo sabe.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Aprender aprender sempre
    e já
    e tanto

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o texto. Afinal, se tivermos em conta a nossa ignorância, nunca deixaremos de aprender!

    ResponderEliminar
  4. Nunca sabemos tudo, amiga. Ignotante é aquele que wcha que sabe e, pior, que sabe e que é mais que os outros. Como é que podemos saber tudo se a cada instante tudo muda e o novo aparece? Não há um instante igual ao outro e portanto o seguinte ensina-nos algo de novo, a não ser que tspemos os ouvidos, fechemos os olhos e nos enclausuremos num quarto escuro. Mesmo assim, forçosamente aprendemos que deicamos de viver um momento que poderia ser belo. Aprendi muito no teu post anterio sobre a Catalunha, Olinada. Acabaram agora de declarar a independência; vamos ver se nāo haverá confusões nas ruas. Como é problemático o ser humano!!! Nunca está satisfeito! Beijinhos e muito obrigada pelas informações dadas que me levaram a recordar muitos pormenores já esquecidos.
    Emilia


    ResponderEliminar