sábado, 7 de março de 2020

As mulheres são mais fortes

Para começar, gosto das mulheres. Acho que elas são mais fortes, mais sensíveis e que têm mais bom senso que os homens. Nem todas as mulheres do mundo são assim, mas digamos que é mais fácil encontrar qualidades humanas nelas do que no género masculino. Todos os poderes políticos, económicos, militares são assunto de homens. Durante séculos, a mulher teve de pedir autorização ao seu marido ou ao seu pai para fazer fosse o que fosse. Como é que pudemos viver assim tanto tempo condenando metade da humanidade à subordinação e à humilhação?
José Saramago, - in 'L'Orient le Jour (2007)'





É Saramago quem o diz. E gosto. 

Contudo, não gostaria de fazer aqui a apologia de que somos seres especiais. Reconheço que temos qualidades apreciáveis. Não quero estabelecer comparações, mas reafirmar que merecemos o nosso lugar na sociedade com direitos e deveres aplicáveis a todo e qualquer cidadão. E perante as mesmas oportunidades, somos capazes de fazer e de fazer acontecer. 

Conhecemos por demais a situação de que fala Saramago, de séculos de subordinação e humilhação. Muito caminho já foi percorrido e continuamos ainda nessa caminhada porque ela é necessária todos os dias. Nada está ganho em definitivo, porque é muito fácil esses valores caírem no esquecimento. 

A violência doméstica continua a fazer vítimas. É assunto a que temos de estar atentos, na aplicação da lei ou no seu melhoramento e construir uma mentalidade nova conducente à igualdade entre mulheres e homens. 

Penso que todos juntos alcançaremos um mundo melhor.


Voá Borboleta - Sara Tavares


José de Sousa Saramago ComSE • GColSE (Azinhaga, Golegã, 16 de novembro de 1922 — Tías, Lanzarote, 18 de junho de 2010) foi um escritor português. Galardoado com o Nobel de Literatura de 1998. Também ganhou, em 1995, o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa. Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. A 24 de Agosto de 1985 foi agraciado com o grau de Comendador da Antiga, Nobilíssima e Esclarecida Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, do Mérito Científico, Literário e Artístico e a 3 de Dezembro de 1998 foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem, uma honra geralmente reservada apenas a Chefes de Estado...aqui


====

Texto - Citador

Imagem: daqui


15 comentários:

  1. Plenamente de acordo com o "pensamento" de Saramago. Afinal, a Mulher é um Ser que nos abriga e dá á vida e que (muito) orgulhosamente lhe chamamos MÃE.
    Parabéns, Mulher Olinda.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  2. Amanhã sai no meu blogue um poema que dedico às mulheres do mundo.
    Eu também gosto, e muito, de mulheres, loool

    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Saramago muito bem falou ... A situação das mulheres é algo pra ser bem tratada. Mas, não somos especiais, não somos super mulheres,temos qualidades que nos diferem, queremos apenas respeito e, para tanto também sabemos que temos que respeitar! Lindo texto! Feliz nosso dia! bjs, chica

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde de sábado, querida amiga Olinda!
    Um vídeo que não conhecia, querida. Uma letra condizente, claro, com sua mensagem.
    Fazer apologia não vem mesmo ao caso, gostei muito do que diz você aqui:
    " ... reafirmar que merecemos o nosso lugar na sociedade com direitos e deveres aplicáveis a todo e qualquer cidadão. E perante as mesmas oportunidades, somos capazes de fazer e de fazer acontecer."

    Muito propício, precisamos ser bem tratadas respeitadas independente.

    "Queria estar contigo mas o tempo não me deixa ficar comigo".
    Perfeito sentimento.
    Tenha um final de semana abençoado e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Olá, Olinda, não tenho muitas simpatias pelo 'Dia das Mulheres'. Onde está o Dia dos Homens? O que precisa é reconhecimento, é igualdade salarial, é admiração. É as mesmas oportunidades sem contestar nada senão a capacidade. Lógico que mulher não pede para dirigir um canhão como o homem não pediria para bordar ou fazer croché. Cada um na sua, sem menosprezar ninguém. Gostei do Saramago, muito. Não gosto de 'coitadismos'. O problema não é das mulheres, o grande problema foi exatamente o que disse Saramago:
    "Como é que pudemos viver assim tanto tempo condenando metade da humanidade à subordinação e à humilhação?"

    Bela tua postagem, querida amiga. Gostei muito.
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  6. Partilho, basicamente, do que li.
    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  7. Saramago tinha ideias claras e assertivas sobre estado do Mundo
    e suas dores e "misérias". o texto transcrito é lapidar!

    como serena e penetrante é a sua análise, amiga Olinda!

    gostei muito.
    abraço

    ResponderEliminar
  8. Chego ao seu blog a través de Tais, que a menciona no seu post de hoxe, dia da muller traballadora. Concordo co que expón e moitos parabéms pelo seu blog que seguirei mirando. Que tenha un bo día.

    ResponderEliminar
  9. Saramago, sempre extremamente lúcido. "As mulheres do meu país têm a cor da coragem nos seus olhos"
    Um bom dia Internacional da Mulher minha querida Amiga Olinda.

    ResponderEliminar
  10. Estou totalmente de acordo consigo, todos juntos, conseguiremos um mundo melhor.
    Linda e sentida homenagem.
    Feliz Dia da Mulher.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Felizmente, houve progressos nos últimos cinquenta anos, mas a práticas de direitos elementares tem sido conquistada com muito esforço...
    Lembrar que até bem pouco tempo, o que vigorava, em relação a violência doméstica, era o ditado «entre marido e mulher, não metas a colher»...
    Porém, nos países democráticos há sempre muita esperança.
    A grande preocupação centraliza-se nos países envolvidos em guerra, no mundo árabe e em África.
    Pesquisei e foi um prazer conhecer Bezebol... Srrsss...
    Gostei de a ler, tem feito postagens interessantes para esta efeméride.
    Ótima semana.
    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  12. De mulher para mulher, deixo um abraço solidário, e um voto de que em breve, este dia deixe de fazer sentido, porque a sociedade terá enfim descoberto que Mulheres e Homens são partes iguais da mesma Humanidade e como tal serão tratadas.
    Abraço e dia feliz


    ResponderEliminar
  13. Também trago um abraço, querida Olinda.

    Gostei muito do texto do nosso José Saramago. "Como é que pudemos viver assim tanto tempo condenando metade da humanidade à subordinação e à humilhação?"
    Como é possível? Que cada vez haja mais gente com a lucidez de Saramago!
    Por vezes dou conta que há mulheres que aceitam esta submissão e até criticam quem pense o contrário. Por incrível que pareça, é verdade. Feliz semana!

    ResponderEliminar
  14. Olá, Olinda!

    Quem de bom senso discordará do que disse José Saramago, no que diz respeito às qualidades das mulheres? Certamente ninguém, que esteja no gozo normal de suas faculdades mentais, até por que aqui estamos todos graças às nossas mães, que também nos ensinaram a caminhar, a portarmo-nos à mesa durante às refeições, a levar-nos à escola, a cuidar de nossas doenças, a tirar os medos na infância (medos de gente ou de fantasmas), a aconselhar a sermos honestos, dignos e trabalhadores. Foram nossas mães que nos ensinaram as primeiras orações, o amor ao próximo, o respeito aos mais velhos, e muito mais. Parabéns, pois, a todas as mulheres de Portugal, do Brasil e do mundo.

    Uma boa semana, minha amiga Olinda.Beijo. Pedro

    ResponderEliminar
  15. O respeito é algo que todas as pessoas merecem… e a evolução humana teima em ser lenta e os direitos tendem a ser relativamente frágeis e necessitar de um "lutar" continuo.

    Há muito a recuperar de um mundo passado, não assim tão distante. Eu não entendo a violência e como tal, entendo, ainda menos, a violência para com alguém que supostamente se devia amar…

    Em todo o caso a luta não acaba aqui, porque não basta ver as mulheres portuguesas com a efetivação dos direitos que lhe são inatos, há ainda muitas regiões do planeta onde a idade média tende em fazer-se sentir.

    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar