quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Deixa

Manuela Barroso




Deixa que as horas passem
que os minutos se alonguem
que os segundos sejam anos.
Permanece aqui e contempla comigo este horizonte
que se esconde além
que se deita naquele monte
Esquece este inverno, ouve antes este marulhar da fonte
que se deita no regato vivo, barulhento
que bordeja este prado
onde ondula o pensamento neste solidário silêncio.
Colhe as imagens que transbordam deste rio
que corre aqui dentro
Esperemos as flores
nascerem das sementeiras feitas pelo vento
Deixa extasiar-me com as cores roxas das violetas e dos lírios
com a saudade azul dos miosótis
e com o caleidoscópio das minhas rosas formosas
Deixa-me inalar este perfume
e respira comigo a felicidade da vida
E agora, sim, depois de saciados desta fome panteísta,
plantemos a mais bela flor 
no canteiro dos nossos lábios

Manuela Barroso
 In "Eu Poético VI"
Anjo Azul (blog)


****


Poema mavioso do Anjo Azul, aliás, Manuela Barroso, que nos leva em  passeio a este Paraíso de mil cores, mil perfumes e mil deuses, no qual, o maior e o mais milagroso é o Amor. Um apelo à contemplação dos dias e das noites, numa simbiose com o que há de mais lindo à disposição do nosso olhar. O que também poderá ser uma metáfora. Este poema é uma mostra do muito que há para ler e apreciar nos blogues da autora e nos livros já publicados.

E mais. No seu blog Sabores do Anjo Azul encontramos deliciosas receitas que nos adoçam a vida. E começa deste modo muito auspicioso: Os sabores são a poesia do corpo. Nada mais verdadeiro. Na última postagem traz-nos um Bolo de Limão que, pelo aspecto, é um manjar dos deuses. 

Meus amigos:

Grande abraço e boas leituras.

:)

Olinda
  
Imagem: daqui -Agradecimentos

14 comentários:


  1. Foi agradável encontrar aquo a Manela, rrs


    Parabéns às duas.

    ResponderEliminar
  2. Creio ter "marcado" o que me mais me sensibilizou:
    "[...]Deixa-me inalar este perfume
    e respira comigo a felicidade da vida[...]".
    A Manuela Barroso tem um modo muito particular e profundo de cantar a Vida e o Amor.
    Gostei imenso.
    Parabéns pela escolha.

    Beijos


    SOL


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  3. ...e senti-me outra vez uma criança que ficou encarnada com o seu gesto, Olinda.
    Nada mais são do que olhares que despertam os nossos sentidos.
    Muito obrigada pelo carinho e gentileza!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Escolha perfeita...parabéns às duas....
    Bj

    ResponderEliminar
  5. De verdade: maravilhoso!

    Querida Olinda,
    obrigada por toda a presença e atenção.
    Isto anda assim: reuniões, reuniões, reuniões...e todo o resto.

    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  6. Muito bonito!
    Eu, às vezes, acho é que os anos são segundos.
    Beijinhos, boa sexta!

    ResponderEliminar
  7. Algumas obras poéticas deixam em nós a sensação de que o tempo é mesmo só uma metáfora!

    Além de sermos envolvidos por uma esperança tão azul como um lápis-lazúli ou um mirtilo. Bela escolha, Olinda!

    Beijos, querida!

    ResponderEliminar
  8. Para alegrar um pouco mais nossa amizade ,
    e deixar os blogs ,mais colorido e com geitinho feliz.
    Eu passei a dar 3 tipos de destaques acredito
    no amor , e na troca de carinho de amiga para amiga(o)
    a vida já é tão corrida e por vezes sofrida.
    Com todo carinho você esta entre amigas
    recebendo o destaque permanente.
    Espero que goste de receber meu carinho.
    Um feliz final de semana beijos no coração
    carinhos na alma,Evanir.

    ResponderEliminar
  9. Olá Olinda. Penso que já sei o que será a tal " festa de xailes " e se tiver razão, digo-te sinceramente...está a ser uma " festa de arromba " como se costuma dizer. Quanto a este Deixa da nossa amiga, Manuela, é simplesmente fabuloso. Não o vou comentar aqui, porque já o fiz lá no Anjo Azul que frequento sempre. Parabéns amiga pela ideia de prestigiares os nossos poetas amigos; são muito bons e merecem que os divulguemos. Um beijinho e um bom fim de semana. Claro quie voltarei para não perder nada desta festa. Até breve e fica bem, amiga.
    Emília

    ResponderEliminar
  10. Parece um poema perfeito para a chegada da Primavera. Simbiose pena de sentires e sonhos que se combinam nas cores.
    Um gesto bonito.
    Parabéns às duas pela amizade e partilha.

    ResponderEliminar
  11. Que a vida lhe dê toda a felicidade possível...
    O recado foi dado....obrigado pela atenção.
    BFS
    Beijo

    ResponderEliminar
  12. Tal como tu, também gosto muito da Poesia da Manuela Barroso.
    É uma grande poeta e este poema é um exemplo disso mesmo.
    Olinda, querida amiga, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. A Manuela Barroso merece. Escreve muito bem.
    Boa homenagem.
    Subscrevio.
    Beijinhos
    Irne Alves

    ResponderEliminar