quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Alma de Cigana

António Lídio Gomes



Esta alma graciosa, que dança em volta desta fogueira

Que dos anjos, das ternuras, dos desejos e dos amores

Exala sensualidade, como as fragrâncias duma roseira

Como pintura mais divinal, dos poemas e dos louvores


Sendo esta a alma cigana, e para mim a flor mais linda,

Sendo esta alma, a fina flor do bem querer e sensação,

É uma alma vaporosa, sedutora, apaixonante e advinda

D’lém mar, d’outra plaga, e de um poema a inspiração!


Sinto que esta beleza tão sutil, e nas flores simbolizada,

É a beleza pura da alma cigana, e de um ser abençoado;

Em sublimação, e no êxtase de um coração acolhedor!


Esta beleza e formosura são para mim assim como flores,

Que na visão que tenho de seu perfil ao lhe contemplar;

Atiçam as brasas desta paixão, e na fogueira deste amor!


António Lídio Gomes

          Vozes de Minha Alma (Blog)


*****

Com muito carinho, estes laços se vão tecendo envolvendo-nos a todos e, hoje, muito especialmente, ao povo cigano, pela mão do grande Amigo António Lídio Gomes, presença fundamental no Xaile de Seda, pelas palavras sempre oportunas, pelos poemas que nos tem trazido, pelas atenções que lhe devemos.

Hoje, que se festeja o Dia dos Namorados, faz sentido esta visão romântica e apaixonada e toda a magia de que se rodeia esta comunidade que vive mesmo ao nosso lado e cujos costumes e tradições conhecemos tão mal, aliás, socorrendo-nos, muitas vezes, de estereótipos na interpretação do seu modo de vida.


Caríssimos:

Desejo-vos um dia muito bem passado, com muito amor, um amor sempre presente, todo o ano e pela vida fora.

Abraços

Olinda

****

Adenda:

Andei à procura de uma música bonita para ilustrar este post. Fui encontrá-la no blog Memórias de um grande amor. Trata-se de El Camino, interpretado  por Gipsy Kings.
Neste blog da amiga Ana, sentimos a sensibilidade e o talento da autora nas suas memórias, em cada palavra, em cada verso, mesmo quando ela nos traz uma flor e diz: Apenas uma flor. 

Obrigada, minha amiga.


Olinda


Imagem: daqui

10 comentários:

  1. Olinda,

    Este poema diz-me muito porque gosto muito da cultura cigana, acho que numa outra vida era cigana(risos), a musica , a magia...

    Adorei.

    Dia repleto de coisas boas!
    Beijo

    Ana

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito este poema, cheio de graciosidade!
    Beijinhos e um dia feliz!

    ResponderEliminar
  3. Olinda, Querida

    Uma bela Poesia do Lídio Gomes, a exaltar não apenas a liberdade característica do Povo Cigano como a enaltecer o fogo do Amor.
    Um bom mote para este Dia dos Namorados.

    Grato pela Honra. As portas do ****ACORDAR SONHANDO**** ,estão escancaradas para dar e receber e com a pretensão de que seja um sítio de repouso, meditação e algum prazer.
    Por outras palavras: A casa é tua, onde há sempre um Xaile a te abraçar.


    Beijos



    SOL

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Olinda
    Para o Dia dos Namorados fizeste uma excelente escolha, já que este belo poema é uma declaração de uma amor inflamado.
    Parabéns ao autor pela sua linda inspiração, e a ti por nos teres proporcionado lê-lo.

    Muito obrigada pelos parabéns à minha «CASA» e pelas tuas palavras que são sempre de grande gentileza e amizade.

    Até sempre, querida amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. OI OLINDA!
    QUE BELA HOMENAGEM AO POVO CIGANO, QUE NOS MERECE TODO O RESPEITO E ADMIRAÇÃO.
    OS VERSOS DO POETA "ANTÔNIO LÍDIO GOMES", MUITO BEM TRADUZEM ESTES SENTIMENTOS.
    LINDOS VERSOS E HOMENAGEM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderEliminar
  6. Um belo poema. Nos anos 70, vivi num mesmo prédio com um casal cigano e nunca tive qualquer razão de queixa deles. Depois mudámos, primeiro eles que foram para o Barreiro e depois nós que embora continuássemos em Stº André fomos para outro local,
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Um ideal de liberdade que habita muitos imaginários...
    E você Olinda, sempre generosa e surpreendente, nos possibilitando conhecer as belezas de outros mundos, de outros blogues.

    Beijos, querida e junto, um pedido de desculpas e uma promessa de eu ir atualizando as minhas leituras, na medida em que meu (cada vez mais escasso) tempo, permitir.

    Obrigada eternamente pela sua amizade e presença no Canto!

    ;)

    ResponderEliminar
  8. Os versos dele são cheios de vida e você foi muito feliz na escolha. A cultura cigana sempre foi repleta de mistérios, aguçando nossas fantasias. Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Uma escolha maravilhosa. Tenho que ir visitar o poeta...

    Olinda, és um doce de pessoa, acredita.


    Beijinho e bom fim-de-semana (para mim é sempre de muito trabalho).

    ResponderEliminar
  10. Querida amiga

    As palavras
    deste precioso amigo,
    sempre nos tocam
    o coração.

    Desejo que o amor,
    faça morada em seu coração.

    ResponderEliminar