segunda-feira, 25 de março de 2024

Comemoração do Dia Mundial da Poesia (4)

 

Iniciativa da Rosélia

Blogue - Escritos d'Alma 




***


LE PARADIS PERDU


Je t'ai perdu il y a si longtemps

Je n'ai pas goûté ton nectar

Tes fruits, tu les as offerts à qui

Dans ta vie tu as 

mieux aimé


Et tu as desseché ton jardin de tout

Ce qui pourrait me rendre heureuse

Moi et toutes les forces de la nature

Nous pleurons ici, ce 

Paradis Perdu.







Perdi-te há tanto tanto tempo

Não cheguei a provar o teu néctar

Teus frutos ofereceste-os a quem

           Tu mais amaste 


E tu privaste o teu jardim de tudo

O que me poderia fazer feliz

Eu e todas as forças da natureza

Choramos, aqui, esse

Paraíso Perdido



***


Participação 4

Publicação de
Um poema por semana, 
ou prosa poética,
 em 
comemoração do dia Mundial da Poesia,

21/03


***


Neste meu último contributo para a Festa da Poesia, promovida pela nossa amiga Rosélia, interpretei a imagem como um lugar que poderia ter existido e albergado muitas emoções. Um "Paraíso Perdido". Aparece publicado, primeiramente, no idioma em que escrevi o texto.

Por motivo de saúde de familiar estarei ausente por uns dias.

Abraços 

Olinda


***


Ressonância do Mês de Poesia

Muito obrigada, 

querida amiga Rosélia



====

Primeira imagem: da Rosélia

21 comentários:

  1. "O lar é onde nossas histórias são escritas".

    Querida amiga Olinda, bom dia de Poesia!
    Estou encantada com sua percepção do mote e voou longe... adentrou nos liames do que poderia ter acontecido e não foi...
    Emocionante demais.
    A emoção que você transbordou de uma maneira extraordinária num lamento poético profundo e exuberante me surpreendeu. Bonito demais quando o leitor se descobre, se identifica com o poema como ocorreu aqui. É mérito da poetisa.

    "Não cheguei a provar o teu néctar".

    Que lirismo extraordinário, amiga!
    Emoções entregues a outro ser e a privação do Amor que poderia ter acontecido e não foi saboreado como poderia ter sido.
    E o que realmente resta?
    Como, na maioria das vezes, lágrimas... um embargar das mais lindas, puras e intensas emoções...
    Resultando na constatação da mais cruel realidade:
    "O paraíso perdido" jamais vai se conformar...
    Não sei o que seria das emoções se não fossem os poetas que a recolhem num lindo buquê poético
    como você fez aqui de uma maneira Bárbara!
    Muito obrigada fica pouco, bem sei.
    Nem precisaria dizer que enriqueceu demais nosso Mês da Poesia festejado mundialmente.
    Bárbaro!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Beijinhos poéticos de gratidão e estima


    ResponderEliminar
  2. O seu poema é magistral.
    Saio daqui encantado.
    Boa semana e uma Páscoa muito Feliz.
    Abraço amiga Olinda.

    ResponderEliminar
  3. UAU,Olinda!
    Parabéns em todos os idiomas possíveis!
    Lindo demais teu poema e bela escolha para fechar esse mês da Poesia lá na Roselia!
    beijos, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  4. Gostei do seu poema "Paraíso perdido". Todos acabamos por perder o nosso paraíso sem termos oportunidade de usufruir dele. Levamos a nossa vida à procura de encontrar outro paraíso, como se fosse um tomento que nunca vai acabar.
    Uma boa semana.
    Uma boa Páscoa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Olá, amiga Olinda,
    Magnífica participação neste evento poético. Poema intenso e sentido, onde o sentimento de perda, está bem presente nestas belas palavras!
    Gostei muito.
    Deixo os meus votos de uma ótima semana, e feliz Páscoa!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Eu pedi a moça para seguir o meu blog e sabe o que ela respondeu? Disse que vai me seguir, mas não pediu para segui-la e se eu a segui é problema meu. Não sei se me puxou as orelhas ou se me aconselhou. Sei que errei, mas se não peço ninguém me segue. Eu sigo, mas preciso gostar da página. Desta, por exemplo, eu gosto e gosto muito.
    Desculpa, mas precisava falar.
    Beijos e obrigada pelo ombro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))
      A "moça" sou eu?
      Acho que não...
      Se for, tenho de ir ao seu blog fazer
      o que ainda não terei feito.
      Pode falar sempre...
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  7. Bellos poemas te calienta el corazón. Te mando un beso y felices pascuas.

    ResponderEliminar
  8. Uma bela participação, revelando o paraiso inspirado dos versos.

    Saúde e paz para todos.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  9. Linda participação com a leitura poética da imagem. Uma escolha muito interessante para fechar a proposta. bjss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Norma
      Ainda não consegui entrar no seu blog.
      Mas vou insistindo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  10. Quantas emoções vividas e albergadas no seu paraíso imaginário! Muito lindo e com um charme, fechando a proposta de Rosélia! Parabéns! Amei!

    ResponderEliminar
  11. Um olhar critico de tristeza, de perda, um olhar no retrovisor e ver que tudo passou, nada restou do que se viveu, do que se plantou. Uma casa vazia, um vazio no coração e ardem as lembranças do que nada restou.
    Um belo fechamento da poesia neste lindo projeto da Rosélia em derramar poesia sobre estes nossos dias tão tensos e temerosos.
    Abraços Olinda e aplausos pela dedicação nas participações.

    ResponderEliminar
  12. O paraíso está dentro de cada um de nós e insistimos em procurá-lo por aí...
    Querida amiga, gostei muito dos teus versos. Foram sem dúvida escritos pelo coração.
    Deixo votos de rápidas melhoras ao teu familiar.
    Beijo. Uma Santa Páscoa.

    ResponderEliminar
  13. Uma bela participação . Versos sentidos que remetem a nostalgia de tempos idos . Parabéns pelos belos e inspiradores versos . Abraços . Tenha uma semana Santa rica em bênçãos .

    ResponderEliminar
  14. Parabéns Rosélia pela iniciativa. parabéns Olinda pela participação e inspiração no dia da poesia.. abcs querida. Feliz Páscoa. Bjs NalPontes

    ResponderEliminar
  15. Encantador e profundo poema , querida Olinda que em francês tem uma conotação ainda mais paradisíaca fazendo jus à autora . Muitos beijinhos
    Muitos parabéns
    Melhoras de seu familiar
    Feliz Páscoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Manuela, pelos
      votos de melhoras do meu familiar
      Está uma fase ultrapassada, por agora.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  16. Olinda, o meu abraço nesta sexta-feira Santa...
    Lindíssima participação, amei a referência ao Paraíso Perdido. Somente em Cristo podemos encontrá-lo novamente, daí desfrutamos a Vida Abundante ou Plena!
    Beijinhos e Feliz Páscoa...

    ResponderEliminar
  17. Tão bonito e profundo este poema.
    "Não cheguei a provar o teu néctar". que triste quando assim é.
    Um paraíso perdido...é preciso fé para o podermos ter de novo.
    Abraço e brisas doces
    ( Que o seu familiar esteja melhor ) **

    ResponderEliminar