Ora, vejam esta maravilha. Os deuses andaram por aqui, em dia de muito comprazimento e amor.
Um descanso para os olhos, não é verdade? Formações rochosas graníticas, vales, cascatas...o rio Olo, rei e senhor.
Na vertente oeste da Serra do Alvão, que integra o imponente maciço montanhoso onde se inclui a Serra do Marão, esta área protegida é percorrida pelo Rio Olo, que corre entre fragas e penhascos e atravessa as rochas nas Fisgas de Ermelo, caindo em cascatas de uma altura de cerca de 250 metros. Impressionante pela força das águas, este é um dos locais mais belos da região e está representado no símbolo do Parque.
O curso do rio Olo une duas realidades distintas. A uma altitude média de 1.000 m, na zona de Lamas de Olo, predomina o granito e a vegetação de alta montanha; em baixo, junto a Ermelo, onde a altitude ronda os 450 m, prevalece o xisto e a paisagem é verdejante como no Minho.
O xisto, o granito e o colmo são os materiais usados na construção das casas das aldeias típicas de Lamas de Olo, Anta ou Ermelo, em que o tempo corre tão devagar que parece estarmos muito longe de qualquer cidade, mas afinal o Porto fica apenas a uma hora de viagem. Para ter uma ideia do modo de vida das gentes destes lugares, visite o núcleo Ecomuseológico do Arnal, que recria o ambiente de uma aldeia tradicional do Alvão.
Aqui temos as Aldeias preservadas do Alvão, granito e xisto que contam histórias de muitas vidas geológicas e humanas. E a presença do colmo, a rematar, em muitos casos, essa rusticidade.
O percurso das Aldeias das Serras do Alvão e Marão desenvolve-se essencialmente em zonas de montanha, percorrendo ambientes rurais e naturais muito preservados. Trata-se de um traçado turístico, onde os viajantes podem contemplar paisagens de grande beleza e usufruir da vida das aldeias, convivendo com os seus simpáticos habitantes.
Este circuito integra visitas ao Parque Natural do Alvão, uma zona ambientalmente protegida. É um maçiço maioritariamente granítico, repleto de água, onde abundam os xistos e granitos, muito utilizados nas construções das aldeias.
Também percorre a parte Oeste da Serra do Marão, onde são visíveis grandes manchas graníticas e xistosas, estendendo-se entre os rios Tãmega (Oeste) e Douro (Sul). Está classificado como Rede Natura 2000 – Sítio de Alvão / Marão.
As aldeias serranas, na sua maioria construídas sobre as encostas e junto a rios ou riachos, estão habitadas e preservam a sua identidade tradicional, onde predominam as construções de dois pisos, umas em xisto outras em granito, com coberturas diversas, como a telha e lousa. É comum encontrarem-se as casas de granito rebocadas ou em alvenaria.
Ver mais: aqui
E porquê falar agora da Serra do Alvão e do seu Parque Natural, área sabiamente protegida? Convenhamos que nunca é demais ter presente esta e outras riquezas patrimoniais que a todos nós pertencem. Mas hoje o motivo está relacionado com o que se segue:
Chamou-me a atenção, há dias, uma notícia interessante sobre um dos aspectos das tecnologias que utilizamos na vida quotidiana: o telemóvel, já uma extensão nossa e que também chegou às serranias.
Há muito que os solitários zagais deixaram de o ser, em parte, porquanto o pequeno e mágico equipamento, de que se fala, reduz distâncias e a voz que ecoa respondendo a chamadas de familiares e amigos já nada tem a ver com o chamamento aos animais, como soía.
Na verdade, assim como tudo evolui, na Serra do Alvão os pastores acompanham à distância as suas cabras bravias e vacas maronesas com coleiras GPS através de uma aplicação associada ao telemóvel, a qual faz parte de um projecto chamado "Rebanhos+" .
É o remanso telúrico a ceder lugar ao avanço do moderno e artificial, o que, na realidade, dá muito jeito. Poupa muito trabalho e correrias.
E nós saudosistas incorrigíveis...recordando tempos outros.
Meus amigos:
Agora que estamos menos confinados,
aproveitemos estes dias de Sol em espaços abertos.
Como é sabido, a Vitamina D faz falta ao nosso organismo.
E a Primavera apresentou-se, hoje, esplendorosa.
Abraços.
====
Notícia: aqui
Vi essa notícia acerca das coleiras com GPS, cuja utilização facilita bastante a vida aos pastores e criadores de animais.
ResponderEliminarAs paisagens são belíssimas. Obrigado pela partilha dos vídeos.
Bom fim de semana, querida amiga Olinda.
Beijo.
Bom dia, Jaime
EliminarRealmente, os pastores e criadores de gado têm a vida facilitada.
E espraiar os olhos por aquelas belas paisagens é uma dádiva dos céus.
Bom domingo
Abraço
Olinda,que lindo teu post.Adorei ver esse vídeo e imagens tão lindas! Aqui também estamos na mesma. Feliz primavera pra ti.Aqui Outono! beijos, chica
ResponderEliminarOlá, Chica
EliminarEnvio-te daqui este belo cheirinho de Primavera.
Entrou ontem e da melhor maneira: com um Sol excelente.
Beijos
Verdadeiramente "[...] Os deuses andaram por aqui[...]".
ResponderEliminarAfinal, temos o Céu aqui ao lado e não desfrutamos dele como seria desejável e apetecível.
Uma excelente motivação nos é apresentada. É só seguir os sentidos.
Grato, Olinda pela sugestão. Vou desfrutá-la com os olhos enquanto ainda posso.
Beijo
SOL da Esteva
Bom dia, Sol da Esteva
EliminarTem razão. Por vezes, não aproveitamos o que temos de melhor: paisagens maravilhosas e este belo clima.
Bom domingo.
Beijo
Olinda
Embora conheça estas paisagens, gostei de as percorrer de novo!
ResponderEliminarA tecnologia ao serviço de quem precisa de ter mais descanso!
Abraço
Nunca é demais, Rosa dos Ventos. Mesmo virtualmente.
EliminarA tecnologia veio, na verdade,tornar-nos a vida mais leve em muitos aspectos.
Abraço
Minha amiga, obrigado por este belo passeio virtual, o nosso país tem locais maravilhosos. Sinto tanta falta de passear por aí.
ResponderEliminarTenha um excelente fim de semana
Fique bem e com muita saúde.
Beijinhos
Sim, passear por aí, de Norte a Sul. E agora condicionados como estamos, um passeio virtual pode lavar-nos a alma.
EliminarTenha um bom domingo.
Beijinhos
A tarde está de aproveitar, mas a noite ainda arrepiou as plantas.
ResponderEliminarConheces nada, dizem-me. Conhecer é calcorrear e sentir cada recorte de rio, de fragaredo, de floresta...
Costumo atravessar o Marão e conheço-lhe as fraldas, os rigores do clima e o calor humano. Vem depois uma vista aérea e mergulha-nos na dimensão da nossa ignorância.
Excelente publicação, querida amiga Olinda.
Beijos. Obrigada.
Querida Teresa
EliminarPenso que tomar contacto com essa realidade, de perto e "in loco", é a maravilha das maravilhas.
Mesmo assim, temos sempre a sensação de que não se viu tudo.
Obrigada.
Beijinhos
Não sei porque se vai - onde me incluo - passear para o estrangeiro quando temos em Portugal paisagens, lugares, lindíssimos. Estes videos são um magistral exemplo disso. Maravilhosos. Portugal é lindo sem dúvida.
ResponderEliminar.
Feliz fim-de-semana
Abraço
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Sim, Portugal é lindo.
EliminarE há sempre um "Portugal por descobrir", costuma-se dizer.
Deveríamos apostar mais nessa descoberta.
Bom domingo, amigo Ricardo.
Abraço
rumo ao Norte. não é verdade, Olinda. como se fora atração magnética! . apetece dizer...
ResponderEliminarum pouco mais de persistência e viagem ( e a paisagem ) bem pode prosseguir "pra além do Marão...", como aliás merecem ...
pois é verdade, cá temos então o "folclore" das tecnologias e derivados para
prazer dos actuais "Jacintos(as)" atafulhados de Civilização e mass media...
nada a fazer! como dizia um velho "cão de guarda", meu conhecido (desempregado, naturalmente e a catar a pulga da existência) passada a onda, "alguma coisa há-de ficar destes calhaus e destas paisagens". e é bem capaz de ter razáo, o cão da fábula ...
um beijo e um sorriso, amiga Olinda
O que p'ra aqui vai de Jacintos e Jacintas!!!
EliminarJá o Eça também tinha o dele, fizera-o escorregar numa casca de banana, mas com um príncipe logo ali à mão para o salvar. Não sei se terá sido das melhores decisões...
E se "para lá do Marão mandam os que lá estão" também há quem diga que "para cá do Marão mandam os que cá estão". É o campo magnético a funcionar na perfeição, com o folclore, qualquer que ele seja, a ganhar espaço.
O que sei é que hoje está um dia magnífico.
Por isso e porque adoro os teus comentários retribuo enviando
um sorriso e um beijo, amigo Manuel
EliminarJacintos e Jacintas e cascas de bananas, hein!
e campos magnéticos a funcionarem na perfeição!
que melhor epílogo? ... excelente!
ou dito de outro jeito, quem melhor?
adorei esta cena, Olinda. atiro a luva ao chão!
ganhaste, mas saio feliz!... rs
beijo e dois sorrisos, querida amiga
Olinda,
ResponderEliminarPerdi-me na beleza das paisagens do Alvão, este seu excelente post fez-me desejar, visitá-lo um dia. Pena que ainda o não possamos fazer , mas o sol, sim, podemos desfrutar.
Ser pastor antigamente , além de solitário , devia ser muito exigente, com essa tecnologia a vida é-lhes bem mais facilitada.
Obrigada por esta maravilhosa partilha.
beijinho e continuação de um feliz fim de semana !
Fê
Olá, Fê
EliminarPortugal tem paisagens maravilhosas. Para além do Parque Natural do Alvão há, felizmente, outras áreas protegidas para nosso deleite.
Actualmente, com o condicionamento em que nos encontramos, parece que é ainda mais forte a vontade de penetrar nesses paraísos e respirar ar puro.
Mas um dia será :)
Bom domingo,minha amiga.
Beijinhos.
Feliz Primavera, querida amiga Olinda!
ResponderEliminarÉ mesmo um descanso para os olhos. Adoro ir para a roça e desfrutar do chão de terra e tudo natural por lá. Um ano de saudade, amiga.
Hoje, apreciei o primeiro vídeo, voltarei.
Tenha dias floridos e perfume na alma!
Beijinho fraterno de paz e bem
Olá, querida Rosélia
EliminarObrigada pela bela mensagem de Primavera no seu blog "Flor do Campo", com palavras perfumadas e cheias de carinho. E também pelas que me trouxe agora.
A Natureza renova-se constantemente, e em cada estação do ano mostra-se generosa e atenta.
Bom domingo.
Beijinhos
Oi, amiga!
EliminarVoltei para apreciar o vídeo do lugarejo, das aldeias portuguesas que gosto tanto de ver pelo rústico que se torna um luxo só.
Imagino-me passeando por elas... Calmamente a pé, com calçado confortável... Que maravilha!
Muito obrigada por uma riqueza de partilha.
Seja muito feliz e abençoada!
Beijinho carinhoso e fraterno
Um belo passeio!
EliminarMuito obrigada, querida Amiga Rosélia, pela sua sensibilidade,
pelo valor que dá às coisas autênticas da vida.
Desejo-lhe Saúde a si e aos seus.
Boa semana.
Beijinhos
Olinda
PORTUGAL É LINDO!!!
ResponderEliminarObrigada Olinda, pela pesquisa e partilha desta publicação fabulosa!!!
Parque Natural do Alvão... anotado!
Beijo, feliz domingo.
Minha amiga Teresa
EliminarSim, é lindo! Há recantos que às vezes nos passam despercebidos.
Acho que quando pudermos passear à vontade vamos ter de repensar as nossas férias :)) e partir de mochila às costas prontos para uma grande aventura.
Bom domingo também te desejo.
Beijo
Que bonitos locais! O parque natural do Alvão é de uma beleza impar. Como muitos dos lugares que há por este país que é o nosso. Obrigada, minha Amiga Olinda por celebrar assim o dia da árvore. E que viva a Poesia!
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Sim, querida Graça.
EliminarLugares tão belos e dos quais nem sempre nos lembramos.
Obrigada por referir aqui o Dia da Árvore. E viva a Poesia! Através dela celebramos a Natureza e o Amor.
Beijinhos