sábado, 29 de dezembro de 2018

Estou aqui por pouco tempo, mas é sempre tempo de sermos gente...






Tempo de mim

Deslizam nuvens nos lenços do meu vestido,
folhos rubros em dia pardacento.
É um dia gigantesco este em que se desfolham folhas de vida
nos versos que pela noite se vão erguer
e renascer fervilhando em tertúlias de poesia,
cantando um Porto cinzento sim, mas poético e glamoroso.
E é nesta alegria que me encanto e desço
e troco cumplicidades com a vizinha que afinal mal conheço.
Os rostos agarram a frieza do betão e a pressa
não se compadece nem espera que a vida
se solte desinibida, confiante em desabafos
esparsos e breves sentires.
O sol começa a aquecer e a assomar-se no olhar
e como um cálice de vinho fino que partilhássemos juntas,
os olhos brindaram a alegria deste encontro,
o primeiro na escada derradeira,
e perdi a pressa, deixei-me estar.
Estou aqui por pouco tempo, mas é sempre tempo
de sermos gente, de nos olharmos e vermos
que afinal abrandar o passo pode ser um passo em frente.
E eu, que hoje tenho pressa, demoro mais um pouco
porque tenho sempre tempo para mim
e é quando me dou que eu me pertenço





Tiempo de mi

Zlízan nubres ne ls lhenços de l miu bestido,
fuolhos burmeilhos an die quelor de cinza.
Ye un die sien fin este an que se çfólhan fuolhas de bida
ne ls bersos que pula nuite s'alhebántan
i tórnan ferbendo an tertúlias de poesie,
cantando un Porto anque cinza, poético i galano.
I ye nesta alegrie que m'ancanto i abaixo
i troco segredos cula bezina q'afinal mal conheço.
Ls rostros agárran la frialdade de l cimento i la priessa
nun ten pena nien spera que la bida
se solte zabergonhada, cunfiante an zabafos
ralos i brebes sentires
l sol ampeça a calcer i a assomar-se ne l mirar
i cumo un cáleç de bino fino que buíssemos juntas,
ls uolhos brindórun l'alegrie deste ancuontro
l purmeiro na scaleira derradeira
i perdi la priessa, deixei-me star,
stou eiqui por pouco tiempo, mas ye siempre tiempo
de sermos gente, de mos mirarmos i bermos
q'afinal abrandar l passo puode ser un passo adelantre
i you hoije que tengo priessa tardo mais un chiç-niç
porque tengo siempre tiempo para mi
i ye quando me dou que you me pertenço

Pgs 72/73

Rio de Infinitos/Riu d'Anfenitos



Nota: Obra escrita em português e mirandês.
O título do post pertence a versos do poema
Os meus agradecimentos à Autora.

E, com um bino fino, brindemos à Vida e ao Ano que se avizinha.



BOAS FESTAS!!!

=====

2ª e 3ª imagens - pixabay

18 comentários:

  1. "Muda-se de ano, muda-se de sonhos, muda-se de objetivos, muda-se de aparência, mas jamais se mudam os amigos! Feliz Ano Novo!"

    Boa Oitava de Natal, querida amiga Olinda!
    Feliz e Abençoado Ano Novo!
    Encantado 2019...
    Gratidão a 2018 ...
    Dar tempo a si mesma é o melhor para nos mantermos em equilíbrio fiel.
    Tão bom sermos serenos em todos os níveis do nosso viver!
    Tenha dias festivos felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🤩🎈🎀🎁

    ResponderEliminar

  2. Gosto de ler a Teresa Subtil.

    Um Ano Novo especial para si, seus amados~
    e para a humanidade. 🍀🍀🍀
    Abraço amigos pars si e Teresa.
    ~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  3. Linguagem (a nossa) que nos entra na Alma. Gosto da tua escolha e da Teresa de Almeida Subtil. Permito-me:

    Todo o mundo está cá por pouco tempo
    Mas o tempo que é só nosso vamos ter.
    É por isso que teremos mais alento.
    É assim que temos tempo de viver.

    Um Beijo para ambas e os Votos de um Ano Novo... NOVO.
    SOL

    ResponderEliminar
  4. Continuação de Boas festas Natalícias! Um Bom Ano de 2019, sobretudo repleto do bichinho do Amor!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Mais 365 dias de novas oportunidades estão a nossa espera no ano que está chegando e que todas as realizações alcançadas neste que está quase terminando sejam apenas sementes plantadas que serão colhidas com todo amor no Novo Ano que está por vir, espero que nos encontremos muito em 2019...


    Beijos
    Ani

    ResponderEliminar
  6. Bom dia e bom Ano!
    Aqui estou para desejar uma BOA PASSAGEM DE ANO.
    Queria trazer algo especial para o Ano Novo… mas tive um problema:
    Como posso embrulhar toda a minha Amizade, um grande abraço e muitos beijos? Impossível!
    Então… decidi oferecer uma frase do nosso imortal LUIZ DE CAMÕES:
    “Jamais haverá Ano Novo se continuarmos a copiar os erros dos anos velhos”.
    Meditemos nisto e façamos do ano que vai começar UM ANO VERDADEIRAMENTE NOVO.
    FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2019!

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  7. Feliz ano de 2019!

    um abraço, Olinda

    ResponderEliminar
  8. É, para mim, um privilégio ver incluído neste blogue um poema que, confesso, me é querido. Na verdade, o título do blogue sempre me seduziu. Quem não gostaria de possuir um xaile da mais pura seda? Que bom gosto! E assim são as publicações por aqui leio.
    Sim, querida Olinda, brindemos à amizade e à poesia, nesta passagem de ano, com um "bino fino" - tão nosso! E que 2019 traga uma colheita de qualidade, na poesia e nos valores que enformam a humanidade.
    O "timing" e as imagens agradam-me sobremaneira.
    Obrigada.
    Bom ano a todos os amigos!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. A Teresa é uma escritora excelente. Também tenho este livro dela que é belíssimo. Foi bom encontra-la aqui.
    Desejo para si, minha Amiga Olinda um ano de 2019 com muita saúde, amor e paz. Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Gostei da escolha e, desta vez conheço a autora, mas ainda só do seu blog! Tenho de ler ainda uns livros seus.
    Se ainda não desejei à Olinda Boas Festas, desejo agora que o Natal tenha sido ótimo e que o Novo Ano lhe traga muita saúde, paz, amor e as melhores realizações!
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Olá, estimada Olinda!

    A vida, a convivência, o tempo e lisura, se a houvesse, deveriam ser aquilo que a Teresa tão bem descreve.
    Temos sempre tempo neste tempo, que é escasso, mas pode ser mto agradável qdo bem vivido e sem pressas.

    FELIZ E MARAVILHOSO ANO NOVO.

    Beijos e um abraço sincero.

    ResponderEliminar
  12. Bonito, Olinda, gostei de ler em mirandês, apesar de não entender, mas é interessante observar como ficam as palavras. Uma boa entrada de ano novo para ti, que 2019 seja bom para ti e boas energias te acompanhem, abraços!

    ResponderEliminar
  13. Minha amiga obrigado pela partilha não conhecia a escritora.
    Para si e para a sua familia desejo um magnifico Ano Novo, pleno de alegrias, saúde, sonhos realizados, paz e amor.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  14. O tempo é escasso, sim, querida Olinda, por isso deve ser vivido com qualidade, nāo no aspecto do TER, mas nos afectos, no amor ao próximo e na nossa tentativa diária de nos tornarmos seres cada vez melhores e mais participativos nesta vida que nos foi dada para viver. O problema é que nos esquecemos que o nosso tempo por aqui é curto e pensamos que ainda temos muito tempo para qualquer mudança. Não, a mudança tem que ser jã e o ano só podera ser novo se novas forem as nossas atitudes. Obrigada pela partilha deste poema tão lindo, mas para mim desconhecido. Um montão de beijos com a certeza de que a nossa amizade continuará por todo o tempo que a vida nos conceder
    Emiliw

    ResponderEliminar
  15. Um excelente poema de uma escritora que desconhecia.
    Abraço e um 2019 muito feliz

    ResponderEliminar
  16. que excelente surpresa, amiga Olinda!

    celebrar meu início do ano blogueiro (?) com poema da distinta Poetisa Teresa Almeida, que muito admiro, por quem tenho elevada consideração
    e me distingue com sua amizade.

    fez muito bem, Olinda, em celebrar o Ano Novo com "bino fino" - das melhores castas, creia!

    "arrotchado" abraço

    ResponderEliminar
  17. Bonito poema. Gostei, especialmente, de o poder titubear em mirandês, que aprendi a conhecer com o saudoso amigo Amadeu.
    Excelente forma de começar o ano.
    Abraço.
    jorge

    www.tintapermanente.pt

    ResponderEliminar
  18. Querida Olinda, gostei muito do poema, especialmente de ver o mirandês escrito! Comentei há semanas com o meu marido, depois de ver uma reportagem sobre o tema, que gostava de ver como seria o mirandês escrito, et voilà!
    Beijinhos, feliz ano novo!!!

    ResponderEliminar