domingo, 23 de dezembro de 2018

Deambulando por Lisboa




Mais um passeio pela amada cidade para admirá-la e às suas colinas, aos seus recantos, aos seus mistérios. Saímos na estação do Rossio. Não levávamos assente o que queríamos revisitar. Íamos numa espécie de aventura na qual todos nós tínhamos voz.

Logo em frente a Feirinha de Natal. 

Parámos por ali, percorrendo cada uma das suas tendas. Ao passar, foi-nos estendida uma enorme colher com amêndoas caramelizadas e outros frutos secos para provar e mais outra com fruta variada envolta em chocolate. 




Comprei uns quantos gramas de cada especialidade e não pudemos passar ao largo à vista das famosas bombocas que nos trazem algumas doces recordações. Chegaríamos a casa com muito pouca quantidade do que nos foi metido no saco.




A Rua Augusta logo ali com as suas estátuas humanas, os seus músicos, as suas pastelarias e esplanadas, as suas vitrinas apelando à nossa atenção, com decorações natalícias e oferta de artigos para oferendas afins. Decidimos respirar um pouco dessa magia. Sentámo-nos perto de um daqueles focos de calor que há nas esplanadas. Pedimos meias-de-leite quentinhas e pães de Deus com manteiga. Parece que o ar frio que vinha do rio nos abria desmesuradamente o apetite.
  
Chegámos à Rua da Conceição. Apanhamos o eléctrico 28? Sim, pode ser. E a paragem? Mais acima. Até lá chegarmos, arrancou. Mas já andámos um bom bocado, o melhor é continuarmos a pé e a Sé é logo ali - acudiu o atleta da família. Erro de cálculo. A minha filha sacou do telemóvel, acedendo ao google maps. Desnecessário, disse eu. Ainda tivemos de subir bastante e a duras penas. Olha o 12. Esse é que devíamos ter apanhado na Praça da Figueira e levava-nos até lá acima - disse o mais pequeno. Mas ninguém me tira o prazer de ir espreitando aqui e ali e penso sempre que vale a pena o sacrifício.




Chegados à  Patriarcal, entrámos. Acreditam que nunca tinha ali entrado apesar de ter passado pelo local variadíssimas vezes? Pois, chegou o dia de o fazer. Percorremos as naves admirando os seus estilos: românico, gótico, barroco, desenvolvidos ao longo do tempo.

À saída, verificámos que já eram quase 14 horas e que era melhor almoçar antes de fazermos o resto da subida. Mesmo ao lado, um restaurante de bairro com empregados curiosos e prestativos, procurando descobrir quem era turista e quem não era mas também mostrando fotografias da própria família (um brasileiro) e outro, típico português, com chalaças para dispor bem quem vier por bem.





A seguir, continuámos a nossa subida rumo ao Miradouro de Santa Luzia, ostentando o seu muro de azulejos com assentos embutidos onde se podia sentar e estar, descontraídamente. Vi uma rapariga a filmar-se, com a máquina ali pousada. Alongando um pouco a vista, o casario ali em baixo. E o rio Tejo mais além.

Subimos ao castelo? Não, fica para outra vez - concordámos unanimemente. Parece que era hora de descer e aí todos os santos ajudam. Mesmo assim entrámos no 28 pois um de nós já tinha saudades de andar de eléctrico e saímos na rua da Conceição. Atravessámos a rua e dirigimo-nos à Praça do Comércio. 



Sabem uma coisa?-isto, num aparte. Não gosto nada de ver aquelas esplanadas no lado esquerdo de quem avança para o rio, encostadas às arcadas e os dísticos pendurados, ainda que anunciando coisas de interesse. Tudo isso tapa o edifício, não nos permitindo admirá-lo e enquadrá-lo na traça do complexo que embeleza a Praça.

E claro está, quem vai ao Terreiro do Paço e não se desloca ao cais das colunas é falha de lesa-majestade. Um de nós lembrou-se de D. Carlos, o diplomata, o mártir, o oceanógrafo, assassinado mesmo ali ao pé depois de desembarcar nesse mesmo cais.




Nisto, começou a soar aos nossos ouvidos o leve marulhar das águas do Tejo, vimos duas gaivotas em pose no cimo das colunas e um grupo de músicos cabo-verdianos com vocalista (rapariga de bela voz) que pontuava com o seu ritmo o vaivém de quem por ali andava, se sentava nos bancos de pedra e nas escadinhas e se deixava ficar. Como nós.



UM BOM E SANTO NATAL VOS DESEJO,
MEUS AMIGOS.



====

Fotos nossas.

Imagem presépio: Wiki

14 comentários:

  1. É linda Lisboa e as imagens que dela nos traz são de uma beleza invulgar.
    Beijinho, querida Olinda e Boas Festas.

    ResponderEliminar
  2. DIAS DOCES E DOCINHOS.

    Beijos, querida Amiga.
    ~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  3. "Que os sinos natalícios anunciem as boas novas e te tragam um natal abençoado."

    Boas Festas Natalinas, querida amiga Olinda!
    Como amei rever a nossa amada Lisboa!
    Que saudade daí!
    Tenha dias natalinos felizes e abençoados junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    ⚘🌷🌺🌹🎈🎁

    ResponderEliminar
  4. Fiz o passeio por Lisboa consigo, minha Amiga…
    Que o seu Natal seja cheio de Amor. Que 2019 lhe traga tudo o que deseja.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  5. Tanto para saborear no seu post mas tanto que me espera por mim
    Assim , desejo do fundo do coração um Feliz Natal para si e toda a família, Olinda
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Querida Olinda
    Peço ao Papai Noel que viaje em seu trenó por todos os recantos deste vasto mundo onde residem os amigos do meu coração levando-lhes a minha prenda numa bonita encomenda
    adornada com fios seda numa caixa de veludo o tesouro maior de minha vida o meu sincero e caloroso abraço e os meus mais sinceros votos de um natal feliz e muito abençoado
    Doces beijinhos no coração

    ResponderEliminar
  7. Minha querida Olinda: passarei (prometo) para te acompanhar neste passeio. Por ora, deixo-te um grande abraço e votos de que o melhor de cada (teu) dia, se acrescente ao melhor dos dias nesta quadra!!!

    ResponderEliminar
  8. Tudo pelo melhor
    em família e outros amigos

    ResponderEliminar
  9. Belo passeio, querida Olinda! Agrada-me passear por aí! E gostei de vos acompanhar descontraidamente.
    Que 2019 seja um bom ano e que continuemos a desfrutar das nossas partihas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Bonitas as imagens, e parece ter sido um bom passeio, agradável só de ver pelas fotos. A primeira foto lembra um pouco o calçadão de Copacabana no Rio de Janeiro. Espero que estejas bem, abraços! :)

    ResponderEliminar
  11. Bonito este passeio. Confesso que os últimos dias que fui a Lisboa, nem reparei em nada de tal modo ia preocupada com o meu olho.
    Espero que o seu Natal tenha sido mágico e desejo-lhe um resto de boa semana
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Sei bem como é... Hajam pernas...
    Também adoro deambular pelo centro histórico
    e lugares pitorescos... Adoro os miradouros.
    Continuação de dias felizes, plenos de contentamento.
    Beijinhos, querida Olinda.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  13. Belo passeio! E com sol!
    Que tenha tido um ótimo Natal, com família e amigos, e que o Ano Novo traga as melhores e maiores realizações, bem como posts muito inspirados!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  14. Lisboa está cheia de coisas interessantes.
    Mas a pé é cansativo deambular pelas ruas num sobe e desce quase constante. Mas, o Porto é bem pior...
    Olinda, os meus votos de um bom fim de semana e de um feliz 2019.
    Abraço.

    ResponderEliminar