domingo, 21 de junho de 2015

Europa, ó mundo a criar!




Europa, ó sonho por vir
enquanto à terra não desçam
as vozes que já moldaram
tua figura ideal,
Europa, sonho incriado,
até ao dia em que desça
teu espírito sobre as águas!

Europa sem misérias arrastando seus andrajos,
virás um dia? virá o dia
em que renasças purificada?
Serás um dia o lar comum dos que nasceram
no teu solo devastado?
Saberás renascer, Fénix, das cinzas
do teu corpo dividido?

Europa, tu virás só quando entre as nações
o ódio não tiver a última palavra,
ao ódio não guiar a mão avara,
à mão não der alento o cavo som de enterro
— e do rebanho morto, enfim, à luz do dia,

o homem que sonhaste, Europa, seja vida!

        1908-1972


Este é um excerto de "Europa", poema que poderá ler, na íntegra, aqui. Escrito no contexto da 2ª guerra mundial, o texto mostra o desespero do autor perante os acontecimentos de então. Lembra-nos quão frágil é, muitas vezes, o equilíbrio entre as nações e que uma pequena faísca poderá atear um grande incêndio.

Hoje vivemos tempos diferentes. Temos uma União com 28 Estados-membros, sendo que 19 desses países constituem a zona euro. É a União Europeia, fruto de um sonho de homens de boa vontade com o fito de promover a paz e a solidariedade. Não nos desviemos desse caminho. Que a questão da Grécia sirva para cimentar esse desejo e sejamos dignos do sonho europeu.

====
Imagem:daqui

2 comentários:

  1. Como gostei do texto de Miguel Torga! A vida não cabe numa teoria, a vida é muito mais que isso e muito simples para precisar de teorias. Nós é que não sabemos vivê-la e a prova está nesta Europa prestes a ruir; o ideal europeu foi esquecido e falaram mais alto o poder, as finanças, enfim...a ganância. Não sei o que vai acontecer, mas foi bom a Grécia ter-se levantado e ter tido a coragem para dar um " abanão " a esta Europa. Quem sabe assim ela encontra o caminho sonhado por " homens de boa vontade ". Excelente tema, Olinda! Obrigada e vamos lá... ter esperanças de que tudo se resolva. Beijinhos e uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Olinda, esse tipo de sonho não prospera. São homens que decidem, com suas fraquezas e desejos que ficam acima do bem estar comum. Os mais poderosos impõem sua vontade. A Grécia não está salva, infelizmente. Bjs.

    ResponderEliminar