terça-feira, 2 de abril de 2013

Narcisos. Tenho muitos no meu jardim nesta altura do ano...

Com estas simples palavras, um mundo de poesia, com as quais Maria Emília Moreira nos mostra que no seu mundo cabem várias manifestações de arte: Poesia, Pintura e muitas outras.

Tela de Maria Emília Moreira.

E é com elas e com a sua tela de narcisos que aproveito para desvendar o mistério da tal quinzena, que nunca mais acabava. Lembram-se de, no ano passado, vos ter pedido para me trazerem palavras vossas ou de outrém para festejar o primeiro aniversário do Xaile de Seda? Pois, este ano, no seu segundo aniversário, resolvi fazer o contrário, indo eu própria aos vossos redutos buscar as vossas pérolas. Através delas vieram outros amigos que prestigiaram este recanto com os seus comentários.

Este ano resolvi também dar um nome a estas comemorações megalómanas :), Quinzena de Afectos/Xaile de Afectos. Uma matemática do coração. Se a quinzena é de quinze dias por aqui ela mostrou-se rebelde ao tempo que passa, marcada apenas pelo compasso do nosso comprazimento em ler e tomar contacto com várias formas de modular a Palavra.

Porque o mês de Abril é o mês de todas as leituras, inicio-o com este poema de Fernando Pessoa, que já há algum tempo anda arredado deste Xaile, mea culpa. O poema que aqui transcrevo começa com este verso 'Ó sino da minha aldeia' e segundo Robert Bréchon*, 'Este sino que toca eternamente num dos primeiros poemas do Cancioneiro, escrito em 1913, simboliza a 'saudade' forma de nostalgia tipicamente portuguesa. É o da Igreja dos Mártires, bem perto da casa onde nasceu Pessoa':

                                      
     Ó sino da minha aldeia,

Dolente na tarde calma,
Cada tua badalada
Soa dentro da minha alma.

E é tão lento o teu soar,
Tão como triste da vida,
Que já a primeira pancada
Tem o som de repetida.

Por mais que me tanjas perto
Quando passo, sempre errante,
És para mim como um sonho,
Soas-me na alma distante.

A cada pancada tua,
Vibrante no céu aberto,
Sinto mais longe o passado,
Sinto a saudade mais perto

                                       Fernando Pessoa, in Poesias, Ed.Ática

Queria inserir um video da Maria Bethânia, onde declama uma versão musicada do poema, mas não consegui. Assim, clique Aqui, p.f. 

Boas Leituras!

*Roberto Bréchon, in Estranho Estrangeiro, uma biografia de Fernando Pessoa.

9 comentários:

  1. Uma maneira interessante de festejar o aniversário. Parabéns por ele. O Sexta nasceu em Abril. E o mês de Abril não podia começar melhor.
    Fernando Pessoa é para mim o maior poeta português de sempre (que me perdoem os camoistas).
    Um abraço e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  2. Parabenizo pela homenagem eles merecem.
    Ps. Para incorporar um vídeo do Youtube nos blogs é só clicar em Compartilhar, depois em Incorporar, e copiar o link que aparecerá e colar no espaço da postagem.
    O link é esse:
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá querida.
    Parabéns pelo gesto e pelo post.
    Te deixo um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Boa ideia essa da quinzena dos afetos, Olinda. e aproveito para mais uma vez agradecer o carinho que tiveste para com o Começar de Novo tendo trazido para cá o bolo do seu 4º aniversário. Tenho me deliciado com as " artes" da nossa amiga Maria Emília Moreira, pois frequento a casinha dela com frequência. Está de parabéns tanto pelas pinturas, quanto pela poesia que faz. Adoro a Bethania e vou já ver o video; ela é uma maravilha a declamar. Aconselho-te a veres " Monólogo de Orpheu " declamado por ela no blog da minha amiga Isabel-inscrever.worpress.com
    Ao ler os sinos da minha aldeia, veio-me uma saudade dos sinos da aldeia onde nasci; eram eles que nos avisavam de uma morte, da hora da missa e até dos incêndios que, felizmente, naquela época eram raros. Um beijinho, Olinda e parabéns pelos 2 anos de blog. Obrigada por este belo momento. Boa noite, amiga!
    Emília

    ResponderEliminar
  5. Olá Olinda!
    Estou de volta com meus blogues.
    Que bela postagem essa tua.
    deixo pra ti o meu carinho nos versos abaixo que foram dedicados
    ao poeta William Wordsworth
    Autor do poema Daffodils (Narcisos amarelos)

    As flores amarelas na foto
    beijam em febre meus olhos
    que abertos em lagos marejados
    (...)
    Beijo
    fazem-nas balançar suas cabeças de prazer.

    ResponderEliminar
  6. Suas quinzenas prolongadas, só nos beneficia, pode crer, amiga!
    Interessante, que eu já tinha ouvido a Maria Betanha, cantando a letra do belo poema e nunca tinha lido o poema escrito.
    O post da Maria Emília, é um encanto. É uma artista múltipla.

    Um beijo, querida Olinda.
    Vou ver a sua postagem mais recente...até...

    ResponderEliminar
  7. A tela é tão perfeita que mais parece uma fotografia, grande e talentosa artista!

    E você como sempre esbanjando nobreza, elegância e amizade, além de nos trazer Pessoa, que dispensa qualquer comentário, e se eu hoje não tenho o que acrescentar, calo-me e reverencio este que foi, que é um dos maiores poetas em todas as línguas.

    Beijo, amiga!

    ;))

    ResponderEliminar
  8. Em tempo: obrigada, muito obrigada por mais esse presente: Bethania a maior dentre as minhas maiores, e quando ela interpreta Pessoa, consegue se agigantar ainda mais.

    Beijo, amiga!

    ResponderEliminar
  9. Olá Olinda!
    Tenho andado um tanto " aluada" com problemas de saúde de um familiar. Também fiz uma curta pausa na Páscoa e não me apercebi da divulgação que gentilmente fizeste ao meu blog. Do coração te agradeço. Gosto imenso de música brasileira e então de Bethânia nem se fala!!! Quanto ao nosso Pessoa é um POETA MAIOR!
    Obrigada e um abraço amigo.
    M. Emília

    ResponderEliminar