segunda-feira, 23 de maio de 2011

ENCONTROS LUSÓFONOS

Há por aí um fervilhar de pessoas de muitas proveniências procurando em vários encontros as suas semelhanças e diferenças, num intercâmbio de ideias, experiências e projectos, ao nível da Literatura, da Dança, da Escultura e da Pintura.
Elas vêm dos 8 países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste. Odivelas, concelho da Grande Lisboa, qual capital da Lusofonia, é o dinamizador e receptáculo destas iniciativas, concretizando o III Bienal de Culturas Lusófonas que já está a decorrer desde 2 deste mês e que vai até o dia 29. São encontros de multi- culturalidade cujo elo é a Língua Portuguesa.

Possa ou queira a CPLP encontrar o seu caminho de forma concreta, a nível institucional, no sentido de definir estratégias em relação aos problemas de imigração dos seus cidadãos, sem esquecer também os momentos de crise dos seus estados-membros.




20 comentários:

  1. Pois no dia 1 devo estar visitando Mértola e no
    dia 2..Irei almoçar no barco que nos levará até
    Vila Real..Espero um lugar na excurção....!!!???
    Bejo

    ResponderEliminar
  2. Boa malha, Olinda!
    Multiculturalidade e universalidade, parece que são os campos onde Portugal irá efectivamente cumprir-se, e serão provávelmente o culminar da diáspora Lusitana, serão o concretizar da Terra de Santa Cruz e do Espírito Santo.
    Estes movimentos darão, estou convicto, aos portugueses e ao mundo, a visão de que no futuro, para que a humanidade evolua efectivamente, terão de ser eliminadas todas as fronteiras que dividem os povos, as culturas, as religiões, as economias... e a sustentabilidade de todos os seres vivos.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessantes estas iniciativas. Só espero que deem os resultados pretendidos. Está na hora de nos convencermos que somos todos cidadãos do mundo, independentemente de crenças, raças ou ideias potíticas. Devemos respeitar as pessoas como Gente e se estão ligadas pela mesma lingua ainda maior deve ser o respeito; infelizmente ainda temos muito caminho a percorrer neste sentido, embora eu ache que já se está a dar uns bons passos. Um beijinho e obrigada pela informação.
    Emília

    ResponderEliminar
  4. Querida Olinda:
    São sempre muito profícuas estas iniciativas.
    Por falar em lusofonia, gosto particularmente das "Correntes de Escritas" e da "Literatura de Viagens", mas ultimamente, nem tenho ido por causa dos afazeres profissionais.
    Um abraço e até breve.

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, Olinda!

    Quisera eu poder participar, eu adoro o português falado de Portugal. A sonoridade, para mim, é mágica!

    Beijos

    Carla

    ResponderEliminar
  6. Olá, Andradarte

    Que bom!Estou cheia de inveja...é um belo programa.Então,com este calor deve ser muito agradável ir assim de barco. Bom passeio. :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro Bartolomeu

    Multiculturalidade e universalidade e a eliminação de fronteiras e barreiras, especialmente, no que diz respeito àquelas que dizem respeito à abertura das mentalidades e das ideias.Uma profecia, um desejo, que eu apoio integralmente.Seria uma Diáspora abençoada!

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  8. Olá, Emília

    É isso.Cidadãos do mundo com a abertura necessária para aceitar as diferenças.Também concordo, já há muita boa vontade no ar...

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  9. Olá, Isabel

    Estas iniciativas a nível literário, como as que nomeia, são sempre uma grande oportunidade para desbravar caminhos e cotejar ideias e conhecimento.

    Beijo.

    Olinda

    ResponderEliminar
  10. Olá, Carla

    Grata pela sua visita.Imagine, eu também gosto da forma brasileira de falar o Português,no seu modo de suavizar as consoantes e privilegiando a pronúncia das vogais. :)

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar
  11. Oi amiga vim agradecer seu comentário do texto,uma história,que passei na minha vida e que carrego com carinho no meu coração ,época que despertei para o desenho que tenho paixão embora não ter me dedicado mais.....Lindo dia para você,beijos

    ResponderEliminar
  12. Querida Selma

    Uma linda história, sem dúvida.Continue a praticar e a mimar-nos com esse dom.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderEliminar
  13. Olindamiga

    Sou o Ferreiramigo da nossa Lúciamiga. Espero-te lá na Travessa. Vou oferecer, um dia destes, mais uns prémios... 'tobrigado.

    Sou um lusófono entusiasmado. Provo: a minha mulher, a Raquel, é... goesa. Tenho dito... rsrsrs

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olinda,
    Quero dizer que com muito gosto e apreço leio este conteúdo com valiosas informações.
    Particularmente, digo que Portugal deve ser nossa fonte primordial e em torno, os demais países de mãos dadas no sentido de fortalecer essa pérola que é o idioma português.
    Também compartilho com outro comentarista quando diz que aprecia o modo de pronúncia, e escrita do português lusitano. (Gostar-me-ia, que nós nunca tivéssemos deixado de nos expressar como vocês)
    Um fraterno abraço, beijos em teu coração.

    ResponderEliminar
  15. Querida Olinda!
    Só tenho grande pena de não poder ir até lá. Pois me identifico com essa gente da CPLP.

    Prabéns polo post.

    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  16. Olá, Ferreiramigo

    Seja bem-vindo.Já fui visitá-lo e tornar-me sua seguidora.Obrigada pelo seu entusiasmo.

    Abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  17. Olá, Antônio

    Fiquei emocionada com as suas palavras e, é bem verdade, de mãos dadas, partilhando experiências e vivências na nossa língua comum seremos mais fortes.

    Um grande abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  18. Caro José

    Sei do seu interesse por tudo quanto diga respeito aos países da CPLP, ditado pela sua experiência de vida.

    Um abraço

    Olinda

    ResponderEliminar
  19. Oi Olinda !
    Agradecida pela informação e que não seja só um começo, que continue, pois todos estes paises estão acorrentados pela mesma lingua e semeada a mesma cultura.
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar
  20. Querida Hermínia

    Sim, há muitos pontos que os identificam que deveriam ser cultivados com verdade e mais acção.

    Beijo

    Olinda

    ResponderEliminar