domingo, 5 de março de 2023

A MINHA SERENATA

 



Tudo a postos: 

Ambiente criado. Delicadeza de gestos e dolência da música. Tudo é amor e é amorável. Tudo se induz e se aceita. Nem precisamos compreender todas as palavras. 

Eles, Cremilda e Tito Paris, ajudam-me nesta Serenata que vos dedico, agradecendo a vossa presença que se traduziu em variadas formas de dizer poético.

Assim a nossa "Quinzena do Amor", que se estendeu no tempo, ocupando vários espaços mentais que são as participações dos meus queridos amigos, publicadas num espaço que se situa no éter. Porém, nós temos uma certeza: Existimos, somos reais.

Já muito se leu, muito se comentou, portanto hoje não serei muito extensa. Tenho o maior prazer em indicar, mais abaixo, quem andou por aqui a espalhar amor.



OS PARTICIPANTES:


Post 1 -  (O Amor? O que é...? - São, Luis Rodrigues, Verena,  Edite
Post 2 - ( A força do amor) - Taís Luso de Carvalho
Post 3 -  (Falando de amor) - Chica
Post 4 - ( Tempo de ser livre) Graça Pires
Post 5 - (O mais valioso) - Rosélia Bezerra
Post 6 - ( É o teu sorriso o oásis que me sacia) - Ricardo Valério
Post 7 - (Tudo o que eu queria ter) - Maria Caiano Azevedo
Post 8 - (Não posso adiar o amor) - Emília Pinto
Post 9 - Desafio de Juvenal Nunes - Olinda
Post 10 - (Sabor Utópico) - Janita
Post 11- (Penso em ti) - Elvira
Post 12 - (Memória) - Fernanda Maria
Post 13 - (Açafate de Palavras) - Manuel Veiga
Post 14 - (Vem) - Manuela Barroso
Post 16 - (Apetece-me, sim) - José Carlos Sant Anna
                Loiva e Jaime Portela
Post 18 - (Poema para a Amada) - Pedro Luso de Carvalho
Post 19 - (Estar contigo) - Lis
Post 20 - (Regresso) - maria loBos
Post 21 - (O Amor  - que é só um) - Sol da Esteva
Post 22 - (Se é para falar de amor) - Gracita Fraga
Post 23 - (Que feliz destino o meu) - Maria Rodrigues
Post 24 - (O Excesso) - Ana Maria Tapadas
Post 25 - (Incondicional) - Teresa Dias
Post 26 - (O Tempo passa? Não passa...) - Norma Emiliano
Post 27 - (As nossas mãos autorizam) - Luís Rodrigues
Post 28 - (Desfiar ilusões) - Juvenal Nunes
Post 29 - (Cai a Neve a Nordeste/Neba a Nordeste) - Teresa Almeida Subtil
Post 30 - (Entre Olhares) Carmen Luísa Barros
Post 31 - (Os Verdes Anos) - Ângela 
Post 32 - (Nossa música, "Amor puro" ) - Antônio Apon


===


WHAT A FEELING


Canção - Irene Cara
===
Take your passionAnd make it happenPictures come aliveYou can dance right through your life
===


Grande a minha alegria pela reunião de tantos participantes no mesmo espaço, durante trinta e dois dias. Apetece cantar e dançar, como neste video.

Tenho ainda um delicioso remanescente, composto de 4 textos poéticos, que publicarei em breve. Fiz saber aos respectivos participantes desta minha intenção. Eles já constam desta nossa "Quinzena do Amor".

ATÉ SEMPRE, AMIGOS.

Beijos e abraços.

Olinda

===

31 comentários:

  1. Querida amiga Olinda, quanta alegria!
    Sem palavras à altura para lhe agradecer tamanha generosidade em nos mimar no mundo virtual comemorando o Amor plenamente.
    As imagens ilustrativas foram de tamanha beleza, as músicas, outro encanto em cada dia para melhor induzir ao espírito da Festa.
    Os amigos, animadamente, vinham festejar o sentimento mais belo do universo.
    Os comentários foram carinhosos , amigos, envolventes, motivadores a cada um dos participantes.
    É lindo quando cada um lê o do outro, sem distinção e deixa que seja uma palavra amiga. Foi tudo muito belo, Amiga.
    Sua cultura correspondeu com galardão e maestria a cada comentário tão bem respondido por você. Dava gosto esperar a quinzena diária para dormir na paz e alegria do coração por palavras belas de todos os lados vindas.
    Hoje, nos brindou com uma serenata que acalma a ansiedade do dia bem vivido.
    Que delícia de serenata Cabo Verdiana!
    Cante, dance, você merece os louros da grande comemoração.
    Na canção final, sinta nosso abraço que muito merece.
    Que grande roda virtual sua celebração!
    Digo a você, querida Amiga do meu coração, um muito obrigada por TUDO e SEMPRE.
    Sei que continuará a abordar o Amor de todas as formas por aqui, é uma das suas marcas.
    Tenha um domingo abençoado!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosélia

      Comovida com estas palavras tão especiais que aqui me deixa. Palavras de amizade, de apreço, de muita consideração. Palavras generosas.

      Muito lhe devo pela sua presença diária, pelo incentivo que sempre
      me trouxe, ao longo destes trinta e dois dias. Uma "Quinzena" de Amor, de convívio são, de muita compreensão e harmonia.

      Lermos o que cada um tinha a dizer sobre o Amor, apreciar, comentar, foi um acto de amor. Sinto-me privilegiada por ter tido
      aqui no "Xaile de Seda" este grupo de pessoas tão bem formadas,
      cultas e gentis.

      Comemoremos todos, pois esta Festa do Amor foi Obra de todos.
      Tive enorme prazer em trazer Cremilda e Tito Paris na interpretação desta Morna, que fala do amor à canção tradicional cabo-verdiana.

      Tudo de bom lhe desejo, minha amiga
      Muita Saúde.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  2. Obrigado pela honra que me deu em participar. Foi um gosto.
    Um abraço para si e para todos os participantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís
      A honra foi toda minha. Ter acedido a participar nesta "Quinzena do Amor" foi de grande importância para mim. Admiro a sua poesia e este evento ficaria incompleto sem a sua presença.
      Bem-haja.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  3. Uma honra e felicidade participar dessa 'quinzena do amor' Olinda,
    sentimento esse que nos une indiferente se estamos perto ou longe , se nos olhamos nos olhos ou não. Certo é que estamos de mãos dadas faz um tempinho e não vamos soltar as mãos enquanto o amor e amizade for vivenciado de uma forma tão bonita como esta que vimos e sentimos aqui. Apesar de estar 'em pausa' por motivos particulares , estou presente sempre que possível lendo os amigos.Obrigada ,Olinda. Obrigada.Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lis

      Sei que está em pausa e o facto de vir até aqui com a sua participação e com as suas belas palavras é muito gratificante para mim.

      Certo, já caminhamos há algum tempo por esses caminhos de intercâmbio cultural e estarmos longe nunca foi impedimento para mostrarmos a afinidade e amizade que nos une.

      Foi uma "Quinzena" belíssima e nem a sua duração fora da ordem estabelecida nos desarmou.

      Muito obrigada, amiga.
      Muita saúde. Tenha bom fim de semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  4. Gostei de participar.
    Feliz domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, caro Rykardo

      Foi grande prazer publicar um dos seus poemas, que tão generosamente me trouxe. Brevemente nos encontraremos
      de novo, aqui. :)

      Feliz domingo também para si.
      Abraço
      Olinda


      Eliminar
  5. Querida Olinda, não participei com palavras minhas mas foi o meu coração que as escolheu e remeteu à "Quinzena do Amor". Ver o meu nome na lista dos participantes é um miminho que agradeço e não esqueço. Obrigada!
    O finalzinho da festa do Amor é especial: tudo no ritmo certo, na medida certa. Até o amor tu espalhas na medida certa, gentil, generosa. Parabéns, Olinda!
    Agora que tudo acabou... andarei à deriva nas primeiras horas dos próximos dias.
    Beijos e abraços, para ti e para todos os que aqui partilharam Amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa

      Participaste com a tua grande sensibilidade, com as tuas leituras, com o teu manancial de amor. Tudo lindo, generoso e emocionante.

      Foram dias de muita emoção, ver-vos aqui no "Xaile de Seda" comungando desta Festa de Amor, de harmonia, de boa vontade.

      Minha querida, não vais ter tempo de andar à deriva. Para além das tuas belas Pétalas, temos a Festa da Poesia da Rosélia. Vou participar com alguns textos que espero não destoem muito :))

      Muito e muito obrigada pela tua companhia e constância.
      Tem um belo domingo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  6. Como a Teresa, também eu não participei com palavras minhas, mas foi com grande alegria que escolhi alguém que, melhor do que eu, manifestasse a importância que o Amor tem nas nossas vidas; sei da necessidade que todos temos dele, o quão importante é manifestá-lo em palavras e nos actos, a falta que ele tem feito no coração dos que governam no mundo, mas descrever todas essas sensações para mim seria muito dificil. E acabou a " quinzena do amor " em grande , com mais uma manifestação de amor, a serenata belissima que nos ofereces, segundo dizes tu, como agradecimento por termos acedido ao teu pedido, mas, Olinda, quem tem de agradecer e muito, somos todos nós, pois foi um lindo trabalho que te deu muita canseira, mas, de certeza muita alegria. Como a Teresa, também eu vou ficar um pouco " à deriva ", porque, logo ao acordar, vinha aqui deliciar-me com a nova publicação e muitas vezes esperava a meia noite para a ler antes de dormir. E agora? Bem... virei do mesmo jeito, mas vou sentir muita falta. Querida Amiga, mais uma vez muito obrigada por tantos dias de convivência linda com amigos, todos com o mesmo propósito , o de falar de amor, esse sentimento maravilhoso que nos deve unir e pautar a nossa vida sempre. Gostei imenso da ideia de teres colocado aqui o nome de todos os participantes e ver aí o meu, foi uma grande honra. Um abraço a todos os Amigos que por aqui passaras e a ti, querida Olinda, um abraço muito, muito especial carregadinho de amizade e agradecimento
    Emilia 🙏 👏 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília

      A tua participação foi maravilhosa, com o poema de Ramos Rosa. Foram momentos em que, em conjunto, lemos e admiramos essa capacidade de pôr em palavras o sentir urgente da necessidade de amar.

      Assim, o teu nome tinha mesmo de constar. Lembra-te que a ideia era trazerem textos da própria autoria ou de alguém de quem gostassem.

      Esses dias, com a colaboração de todos, foram luminosos. Sem a vossa presença isso não teria sido posdivel.

      Muito obrigada, amiga, por este comentário cálido e generoso.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  7. Depois dessa proveitosa, prazerosa, amorosa jornada, só há uma palavra a dizer-te: você é muito especial. Cremilda e Tito são um bônus irrecusável. Aliás, todos e tudo o mais que coloriu nossas presenças são irrecusáveis. Teu nome é amor, Olinda!
    Um afetuoso abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Carlos

      Um ser muito especial é o meu querido amigo. Todo esse apoio, o interesse em ler o que eu ia publicando, a forma como eu apresentava cada texto poético, os adereços, tudo mereceu da sua parte palavras belas e generosas.

      Sei que esta última palavra tem aparecido nos meus comentários vezes sem conta. Mas não vejo outra capaz de exprimir com propriedade o que se passou aqui.

      Um trabalho amoroso de grupo, todos focados na exaltação deste sentimento que deveria inspirar todos os nossos actos.

      Grande e afectuoso abraço, José Carlos.
      Olinda

      Eliminar
  8. Querida Olinda.
    Poucas - ou nenhumas que eu saiba - terão sido as iniciativas em torno de um tema tão importante na minha já longa vida de blogueira, que tenha reunido tantos participantes e tão belos momentos, como os que aqui passei. Li todas as participações, embora as não tenha comentado todas, porém, apreciei e gostei muito,
    O altruismo é uma rara qualidade, cada dia que passa se torna mais difícil encontrar quem a possua. Especialmente, quando dar ultrapassa o receber.
    A Olinda ofereceu-nos o seu espaço, a sua boa vontade, o seu tempo e o seu carinho. Que posso eu acrescentar ao muito que aqui já foi dito? Pois, que lhe fico imensamente grata.
    Deixo-lhe um beijinho grande e reconhecido.
    Um forte abraço a todos quantos por aqui passaram nesta bela "Quinzena de Amor".
    Muita Saúde e Felicidade para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Janita

      Se mais ninguém tivesse vindo ao encerramento deste evento o seu comentário já teria sido o bastante. Isto para lhe dizer da minha emoção ao ler as suas bondosas palavras.

      Tudo começou com a generosidade de cada um, com preciosos poemas, textos citações. E a torrente foi engrossando, tornando-se mais forte, numa dádiva sem medida.

      E foi assim, sempre, num ritmo dinâmico e "avassalador" até ao último dia. Todos a contribuírem para esta grande Festa do Amor e todos interessados em que ela desse certo.

      Muito obrigada, minha amiga.
      Bem-haja.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  9. Respostas
    1. O quê? A "Morna"?
      Basta sentir...
      É como aquele refrigerante bem conhecido, sobre o qual Fernando Pessoal fez o slogan publicitário: "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"
      Beijo.
      Boa segunda-feira.
      Olinda

      Eliminar
    2. corrigindo: "Fernando Pessoa"

      Eliminar
  10. Pois então, chegamos ao final da belíssima Quinzena do Amor, aqui, no Xaile de Seda, blog da nossa querida amiga Olinda Melo, que se dedicou maravilhosamente a cada participação, deixando todo seu carinho num trabalho muito bonito.
    E aqui, querida Olinda, deixamos, eu e Pedro, tudo em dobro, nosso carinho, nosso agradecimento e admiração para essa querida amiga que mora tão longe, além-mar mas, que na verdade, o que manda é o coração, e aqui tens, pertinho de ti, dois corações que te querem muito bem.
    Beijinhos e abraços nossos (Taís e Pedro) a você e a todos os amigos que juntos, fizemos essa maravilhosa "Quinzena do Amor".
    Paz e saúde a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meus queridos amigos
      Taís e Pedro

      Tudo em dobro, um carinho que muito aprecio e que é muito importante para mim.

      A s vossas participações trouxeram um tal impacto à "Quinzena do Amor", com os temas sobre o amor que nos trouxeram, que este evento muito ganhou em emoção e noção de amor duradouro..

      Portanto, desejo-vos vida longa e muitas Felicidades. E nós por cá neste convívio lindo, convosco.

      Boa semana, amigos.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  11. Um trabalho de grande generosidade e de muita cultura, como sempre nos habitou o "Xaile de Seda". Sinto um certo orgulho por ter estado entre os escolhidos.
    Obrigada.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana

      Tinhas mesmo de estar, aqui, nesta Festa do Amor. A tua bela escrita é imprescindível, sempre.

      A minha parte foi ínfima no conjunto de todo este manancial poético.

      Muito obrigada, minha amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  12. Que dizer de tanta generosidade e imenso trabalho, querida Olinda?
    A participação foi uma maratona, e o estar juntos, uma alegria
    Muito obrigada por este gesto de abnegação e amizade!
    Um abraço para todos e um especial para si, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manuela

      Uma maratona das grandes e o estarmos nisto, todos em sintonia,
      produziu momentos, realmente, de grande Alegria.

      Com as vossas participações, que prestigiaram o "Xaile de Seda",
      esta "Quinzena" realizou o seu desígnio maior que foi reunir durante esses dias um grupo poético, heterogéneo, à roda do mesmo tema: O Amor.

      Muito obrigada, minha amiga.
      Grande abraço
      Olinda

      Eliminar
  13. Querida Olinda
    Creio ter-te dito que, por norma, não participo em iniciativas deste género - fi-lo uma vez, há muitooooo tempo, e não deu bom resultado.
    Contigo foi muito diferente. Senti-me honrada e muito feliz por estar entre os teus "escolhidos". O Amor andou no ar em palavras poéticas e/ou prosa, sem dúvida, mas o calor que dele emana sentiu-se nas pessoas, no orgulho com que participaram, no carinho e aplausos que te dispensaram nos comentários... enfim, foi uma verdadeira "Festa do Amor".
    Muito obrigada por esta quinzena que, felizmente, se manteve de pé por mais de quinze dias (um mês...) , e que te deve ter dado um trabalhão. Posso imaginar!

    Um abracinho cheio de Amizade e gratidão, e... até à próxima 😉

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Olinda,
    Foi um verdadeiro sucesso a Quinzena do Amor e quero agradecer-lhe muito a honra que me deu em ter um poema meu publicado entre tão bons poetas.
    Foram momentos de excelente poesia que fui lendo conforme a minha disponibilidade o que me deu muito prazer e me enriqueceu muito.
    A Olinda é uma pessoa maravilhosa e completou os posts de forma sublime, valorizando-os.
    Obrigada, Amiga!
    Beijinhos fraternos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  15. Querida Olinda,
    Fiquei por Cabo Verde, numa amorável morna. Que bom ambiente!
    Muito grata, querida Olinda, por mais este miminho com sabor a manguinhos.
    Beijos ao grupo poético..

    ResponderEliminar
  16. Parabéns, por tão notável e abrangente iniciativa que reuniu um leque incrível de belíssimos autores e bloggers! Que muitas mais, se sucedam por aqui!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar