terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

VEM




Vem.
Fica aqui.
Estende a tua mão
deixa-te colar ao chão
na relva ainda molhada
que te serve de almofada.

Não fales.
Segreda-me só com teus olhos
e na mistura dos nossos dedos
adivinha-me os segredos.
Diz-me que sou uma andorinha
tu,
a águia dos rochedos.
Tarda-te no horizonte da escarpa
onde Vénus adormece
nos fios que o céu tece.

Na tinta fria da noite
o luar branco amanhece
sons brancos de madrugar
no trepidar do silêncio.
Teus olhos são planura
onde me vejo
te vendo
num espelho de ternura.

E fica.
Não queiras falar com o tempo,
antes
desenha mimos em mim,
depois
perfuma-me de aromas mornos
e
pega-me ao colo no fim.

Manuela Barroso



Segreda-me só com teus olhos e na mistura 
dos nossos dedos adivinha-me os segredos.

É assim o amor, por vezes palavras não são precisas. 
Talvez apenas silêncio e gestos expressivos.

E deixa-nos do avesso...




Carminho ft. HMB

O Amor é assim
Pelo menos para mim
Deixa-me do avesso
Tropeço, levanto e volto para ti





Um dos blogues da Autora:




===
Imagem pixabay

36 comentários:

  1. Bom dia dia Enamorados, querida amiga Olinda!
    Querida Manuela, poetisa que exala beleza pelos poros e nos encanta com tanta delicadeza em poesias perfumadas.
    Uma humilde poetisa que nos trata também de igual para igual
    "Não fales.
    Segreda-me só com teus olhos
    e na mistura dos nossos dedos
    adivinha-me os segredos."
    Amei os versos que recortei. Eles me chamam as emoções.
    O Amor me deixa do avesso, como diz a música.
    Poderia ser diferente?
    Creio que não!
    Como nos deixa diferentes do antes dele chegar em nosso 💙.
    Só mesmo do avesso... Do lado afetivo que há em nós, do tecido.mais brilhante e belo.
    Que momento tão belo numa perfeitíssima comemoração ao Dia do Amor na sua Quinzena, querida anfitriã!
    Mais um belo dia. Com Manuela, não seria diferente.
    Tenha um Dia abençoado!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosélia
      Feliz dia dos Namorados!
      O amor é um sentimento de excelência. Inspira poetas e todos os
      mortais que nele acreditam. Este belíssimo poema da nossa querida Manuela Cardoso exala beleza, como muito bem diz, em cada verso. É um apelo e um convite amoroso maravilhoso:
      "E fica.
      Não queiras falar com o tempo,
      antes
      desenha mimos em mim,
      depois
      perfuma-me de aromas mornos
      e
      pega-me ao colo no fim."

      Muito obrigada, minha amiga, pela sua presença e comentário.
      Muita saúde lhe desejo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    2. Só depois que outro amor( a minha princesinha) me deu espaço, é que tive a oportunidade de me dedicar a outro espaço. E com que prazer sentar à mesa deste convívio depois de "ouvido" tanto bem-querer!
      Obrigada, querida Rosélia, quer pelas suas palavras sempre tão
      envolventes quer pela sua sensibilidade em tudo o que diz e faz. Na verdade não é fácil encontrar -se um Ser tão disponível, com a alma cheia de tudo!
      Para si, sejam também abençoados os seus dias e os projectos que abraça e lhe dão alegria. Porque é na medida que é feliz- ou tem momentos felizes- que transmite essa alegria aos que a rodeiam.
      Bem- haja

      E para que conheçamos mais de perto um "eu" que lê , comenta e vai, aparece uma fada que com a sua varinha mágica nos encanta para voltarmos cada vez com mais afã porque com imenso prazer! Muito Obrigada querida Olinda por esta onda onde revesitamos o AMOR nas mais variadas vertentes, mas sempre Ele, o Amor!
      Bem haja com um grande beijinho!

      Eliminar
  2. "Teus olhos são planura
    onde me vejo
    te vendo
    num espelho de ternura."
    É lindíssimo e ternurento este poema de amor. Só pode ter sido escrito por um "Anjo Azul".
    Querida amiga Olinda, neste dia de celebração do Amor fizeste a escolha certa do poema e da canção. É magnífica esta publicação!
    Dois beijos, muita saúde e muito amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, teresadias pela generosidade de que se reveste o seu comentário com tanta gentileza.
      A Olinda esmerou-se na imagem , sim e na música lindíssima
      Obrigada com um grande beijinho!

      Eliminar
  3. A poesia da querida Manuela nos encanta sempre! Sensibilidade e beleza passeiam juntas nela! Parabéns ! beijos às duas e que tenham todos um lindo e feliz dia dos namorados. chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chica, nossa tão querida amiga
      e como amo essa tua presença sempre certa e certeira!
      Como amo essa tua forma de estar na vida!
      Vamos que vamos mas sempre amando!
      Um grande beijinho para ti!

      Eliminar
  4. Extraordinariamente belo, este poema. Parabéns, Manuela. ADOREI!
    Parabéns também a ti, Olinda, pela excelente escolha para este dia especialmente dedicado ao Amor, o Dia das Namorados.
    Abraço com carinho para ambas. Feliz Dia dos Namorados.

    Votos de uma feliz Terça Feira e boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Mariazita pelo teu incentivo e tuas palavras.
      Um grande beijinho!

      Eliminar
  5. A Manuela Barroso possui uma intimidade com as palavras, levando-as para todos os lugares e todas as situações. Por isso este poema de amor, tão ao jeito dela, não nos pode deixar indiferentes sentindo cada palavra como se fosse a que queríamos dizer. Belíssimo! Beijo grande, Manuela.
    Um beijo para si minha Amiga Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando falas da minha intimidade com as palavras, humildemente me inclino peranta a tua afirmação. E recolho-me no meu casebre levando comigo o último verso que saiu da tua mão.
      De qualquer forma, levo também o agasalho das tuas palavras como conforto nas horas mais inquietas.
      Obrigada, minha querida Graça. extensivo à nossa Olinda pelo seu trabalho e carinho. Muito carinho!

      Eliminar
  6. E o " Amor é assim", simples , traduzido em caricias, pequenos gestos, olhares carinhosos, cumplicidade e um " colinho" acolhedor em momentos menos bons; não precisamos de mais para nos sentirmos amadas e hoje, dia dedicado aos namorados, não é deles que me apetece falar, pois esses querida Olinda, estão a viver aquela fase linda, cheia de sonhos e projectos e estão de certeza muito felizes, fazendo tudo para tornar este dia ainda mais especial. Se me permite, a querida Amiga Manuela, vou lembrar os idosos, aqueles seres que tanto amor deram e que agora vivem abandonados e sozinhos esperando, todos os dias, pelo menos um telefonema que nunca chega ; como esperam um miminho, um afago, um colinho, mas nada disso chega eles lá continuam, esperando...esperando...esperando... E as crianças, Amigas? Sempre prontas a amar e sofrendo as maiores atrocidades por parte até dos próprios pais; é nelas que, hoje, também penso,, nos olhinhos tristes de tantas que não têm, a única coisa de que precisam para se sentirem bem, um colinho onde se aninhem, um colinho que as proteja , um colinho onde se sintam seguras e felizes. Precisam de tão pouco, as nossas crianças e nem esse pouco lhes sabemos dar. Querida Manuela , amiga de tantos anos, digamos, em alto e bom som, " Vem, fica aqui, estende a tua mão ", Amor, para que assim tenhamos alguma esperança de que ele ilumine alguns corações empedernidos; sei que o nosso chamante não vai chegar longe, mas, pelo menos será ouvido pelos que estão perto de nós e, assim, de pessoa a pessoa ele vai-se espalhando. Parabéns às duas grandes Amigas pela bela mensagem aqui deixada neste dia especial; como diz a Carminho" : " O Amor é assim "... é ele que nos faz levantar, depois de um tropeço e seguir em frente, "pelo menos para mim ". Amemos, pois! Um abraço bem apertado às duas Amigas, Olinda e Manuela e os meus votos de que vivam rodeadas de amor, hoje e sempre . Obrigada!
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, querida Emília, que para postar nesta época, escolhi um escrito sobre o Amor lírico que se comemora neste dia de S. Valentim como qualquer outra homenagem. Poderia ter escolhido outro tipo de Amor já que ele é extensivo a tantos planos.
      Penso que será este amor o que está mais em evidência actualmente? Se pensarmos nas misérias humanas destes dias, se pensarmos nas crianças abandonadas e violentadas, se pensarmos nas mulheres espezinhadas. com certeza que em vez de sorrir neste Xaile de Seda , sairíamos cabisbaixas como quando ouvimos as notícias.
      Mas hoje demos tréguas ao olhar da TV para nos debruçarmos desta janela e sorrir nem que seja para consolo do que vamos sofrendo.
      Como diz a Carminho "O amor é assim" mas também apetece dizer que agora ele não está assim. Sei que apetece "não apetecer" mas a vida e sobretudo a luta pelos desvalidos tem que contnuar.
      Obrigada pelos teus comentários tão cheio de ti, de verdade.
      Obrigada pelas tuas palavras
      Um grande beijinho para ti a Olinda

      Eliminar
  7. Minha amiga Olinda,
    O que dizer da arquitetura, da construção, do ritmo, da musicalidade deste poema de Manuela? E como não aceitar um convite plasmado com tanta delicadeza e poesia? O amor é assim, se não for assim, é melhor reinventá-lo em nome do próprio amor. "Beleza pura"
    Um radioso dia para você, minha amiga!
    Um abraço para as duas,
    José Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela forma como leu o meu escrito, Cadernode san. Talvez que quando se fale de amor, tudo seja mais idílico e prazeroso.
      Um beijinho e um sorriso!

      Eliminar
  8. Este é o mais belo Poema de Amor que já li pela blogosfera afora!
    Gostei dele desde a primeira vez que o li. Relendo-o agora, reforço a minha opinião. Sem floreados nem palavras rebuscadas, há uma verdade e singeleza nestes versos que me encanta.
    Parabéns à sua autora, Manuela Barroso do fabuloso espaço "Anjo Azul" que acabei de visitar.
    Excelente escolha para a publicação deste Dia dedicado ao Amor, querida Olinda. Excelente!
    Felicito-as a ambas e mando um beijinho com Amizade.
    🌺 🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita , acredite que depois de ler as suas palavras desempoeiradas e assertivas ainda pensei se era para mim. E sorri com a sua gentileza apoiada no conforto do seu olhar- me e da forma como me leu.
      Muito obrigada pela sua generosidade
      Um beijinho e um sorriso
      Muito obrigada , Olinda, por mais este presente!

      Eliminar
  9. Viva, minha querida amiga!

    Boas escolhas para comemoração do Dia de S. Valentim, que lhe desejo muito feliz !

    Caloroso abraço

    ResponderEliminar
  10. Que bom encontrar-te aqui, querida Manuela, a tecer o amor com o dom primordial de poetisa.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha querida amiga
      Sempre bom encontrar-te seja onde for
      Um grande beijinho!

      Eliminar
  11. Terno, apaixonado e lindo poema da nossa amiga Manuela. Que o amor permaneça eternamente no coração de cada um nós.
    Feliz Dia de S. Valentim
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim têm de ser o amor lírico, Maria. O importante é. como diz, que o Amor nos habite
      Um beijinho

      Eliminar
  12. A Manuela esmerou-se num poema cheio de ternura encanto.
    Parabéns!
    Abraço de poética amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Juvenal pela sua gentileza e presença
      aum abraço

      Eliminar
  13. Sobressai num momento de grande intimidade amorosa,
    uma imensa ternura...
    Um poema muito expressivo e tocante...
    Aplausos à autora e à calorosa anfitriã. Beijinhos.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata , querida Majo, pela forma como sentiu e pela sua presença
      Um grade beijinho
      e aplausos para a Olinda, a grande anfitriã

      Eliminar
  14. Um poema de grande beleza e muito sentimento.
    A Manuela é uma poeta (desculpe, não gosto da palavra poetisa, que me parece dar um valor menor à poesia feminina do que à masculina, embora saiba que a forma correta seja poetisa) excecional. Há anos que a acompanho no seu blogue, sempre me encanto com a sua capacidade de entrelaçar sentimentos com a beleza das palavras. Uma excelente escolha para o dia de hoje .
    Parabéns Olinda pela excelente escolha musical.
    Um abraço às duas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Elvira, amiga e companheira desde há muito, obrigada pela forma como se expressou sobre o meu escrito.
      Estou a sorrir sobre o termo poeta/poetisa. A palavra ganhou um cunho pejorativo porque- pasme-se- tem sido associada à inferiorização da literatura produzida por mulheres...
      Assim digamos A POETA e tudo fica feliz.
      Triste, não é?
      E a luta continua...
      Obrigada pelas palavras carinhosas
      Terno abraço


      Eliminar
  15. Respostas
    1. Obrigada, Cidália, pela presença e gentileza
      Beijinho!

      Eliminar
  16. Tão bom este apelo poético!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Olinda,
    Que poema de amor tão belo da grande Poeta Manuela Barroso, que muito admiro pela forma tão peculiar como expressa os sentimentos e estados de alma a que ninguém fica indiferente.
    A música foi também uma ótima escolha. Adoro a Carminho.
    Beijinhos carinhosos para ambas.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Ailime, a admiração é mútua. A sua poesia é de uma beleza ímpar.
      Um grande beijinho e grata pela sua presença

      Eliminar
  18. Meus amigos
    A nossa querida e talentosa Manuela Barroso agradeceu a cada um de vós a vossa presença e comentários.
    Resta-me agradecer as palavras de apreço que me são dirigidas e que eu muito apreciei.
    Bem-hajam.
    Beijos e abraços
    Olinda

    ResponderEliminar