Estar contigo ao acordar,
ver como se abrem as tuas pálpebras,
cortinas corridas sobre o sonho,
sacudir dos teus lábios o silêncio da noite
para que um primeiro riso me traga o dia:
assim, amor, reconheço a vida que
entra contigo pela casa, escancara
janelas e portas,
deixa ouvir os pássaros
e o vento fresco da manhã, até que voltas
para junto de mim, e tudo recomeça.
Nuno Júdice
ESCOLHA DA LIS
A vida num recomeço.
É riso, é música é o vento fresco da manhã.
É estar contigo
E André Sardet lembra que:
Quando eu te falei de amor
Tu sorriste para mim
E o mundo ficou bem melhor
Um dos blogues da Lis
====
Imagem: Pixabay
Quão belo é este poema de Nuno. Talvez baste deixar o poema falar por si mesmo, mas é impossível não dizer que a linguagem, essa conjunção de imagens, traduz o sentimento circular deste amor tão bem articulado pela palavra.
ResponderEliminarTudo muito belo, Olinda! Elogiar a escolha de Lis, realçando sua sensibilidade. Um bela partilha para a Quinzena e para um domingo de Carnaval.
Beijo para as duas amigas!
Caro José Carlos
EliminarEsta escolha da Lis veio ao encontro da grande admiração que tenho por Nuno Júdice. Quando ela me enviou o poema eu sorri de alegria.
"Talvez baste deixar o poema falar por si", diz. E não posso estar mais de acordo. Mas também não podemos ficar calados perante
a maestria desta escrita, que nos faz visualizar o significado de cada palavra, de cada som, não é verdade? Belo o modo como o expressa, José Carlos.
Muito obrigada, amigo, por este belo comentário que recebo com muito prazer nesta madrugada do domingo de Carnaval.
Da Madeira chegam-me, neste momento, as imagens vibrantes do desfile que está a ter lugar. Desconhecia a imponência desses festejos ali.
Bom Carnaval.
Grande abraço
Olinda
Bom dia de domingo, querida amiga Olinda!
ResponderEliminarAmo a música do dia. Que escolha tão propícia!
A amiga Lis é de uma delicadeza conosco que dá gosto. Passa em nossos blogs não como uma simples leitora e sim como uma amiga que apoia nossos versos. Tem uma grande empatia com o que lê em nós.
O que cabe ao dia sobre o Amor é tão lindo ..
"... até que voltas
para junto de mim, e tudo recomeça."
O amor é um ciclo de inícios e recomeços no dia a dia que encanta o acordar e o adormecer.
Sem ele, a noite é mais sombria e o dia menos luminoso.
Quando o amor da nossa vida nos fala de amor,nosso sorriso é muito mais feliz
Obrigada, amigas, pelo lindo momento de ternura.
Tenha um novo dia de descanso!
Beijinhos com carinho de gratidão e estima
Querida Rosélia
EliminarÉ assim a querida amiga Lis. Vem ter connosco com essa amizade tão típica nela e tudo brilha. Ela não podia ter escolhido melhor para esta nossa "Quinzena do Amor". Nuno Júdice tem essa sensibilidade e talento nos seus poemas de tal forma que nos sentimos já fazendo parte do que ele diz.
E este recomeço todos os dias, sempre o que amor do seu/nosso coração chega, aquece a Alma. Belíssima a maneira como o diz, como imprime em nós essa sensação de felicidade.
"O amor é um ciclo de inícios e recomeços no dia a dia que encanta o acordar e o adormecer." Tão bonito o que diz, Rosélia. Cada dia diferente mas o amor continua lá para enfeitar a vida de mil cores. E tudo sorri e parece mais fácil.
Minha querida, que inspirado o seu comentário. Emocionaram-me as suas palavras.
Bem-haja pela sua companhia e apoio. Esta "quinzena" alargada devo-o a si. Começou no ano passado com a colaboração dos seus leitores que também se tornaram meus e neste ano é o que estamos a ver. :)
Tenha um domingo abençoado.
Beijinhos
Olinda
Que amor de publicação!
ResponderEliminarAplaudo a escolha da Lis. O poema de Nuno Júdice, um dos mais premiados poetas portugueses, lembra que Amor é vida recomeçada a cada novo dia.
E, claro, aplaudo a escolha da voz doce de André Sardet e o seu cantar de amor. Acertas sempre, amiga.
Beijos, para ti querida Olinda, e para a Lis, que logo, logo, irei conhecer.
Domingo feliz!
Bom dia, querida Teresa
EliminarA Lis deu-me uma grande alegria por ter acedido a participar como também por ter trazido este grande poeta que é Nuno Júdice. Os seus poemas têm prestigiado este espaço em várias ocasiões, pelo que se vê a minha admiração por ele.
André Sardet um cantor que tem sempre uma palavra a dizer quando se fala de amor. Tem uma canção muito ouvida que fica logo no ouvido, "Foi feitiço". Mas preferi esta porque a achei também linda e a condizer com o poema.
Minha querida, mais uma vez obrigada pela tua presença.
O Carnaval está aí, quem não tiver jeito para acompanhar os foliões fica no sofá :) Eu talvez vá ver o Corso que deve passar pelas 15h.
Beijinhos
Olinda
Um poema em que o amor aparece vestido de ternura.
ResponderEliminarAbraço de amizade.
Juvenal Nunes
Caro Juvenal
EliminarBom dia
Muita ternura e uma doçura imensa.
Nuno Júdice tem esse jeito de falar de amor
que emociona.
Muito obrigada, amigo, pelo comentário.
Abraço
Olinda
Sensacional escolha da querida Lis! Beleza de poema! beijos às duas e tudo de bom,chica
ResponderEliminarQuerida chica
EliminarA Lis tem essa sensibilidade, sempre, de fazer escolhas lindíssimas
como se vê pelos seus blogues. Além disso, a nossa amiga também escreve belos poemas. E as fotos? Uma fotógrafa exímia. As suas publicações são Ilustradas com os belos resultados da sua "objectiva" que nunca falha.
Bom domingo de Carnaval.
Beijinhos
Olinda
Poema lindíssimo que muito gostei de ler
ResponderEliminar.
Um Carnaval feliz com muita fantasia. Saudações poéticas
.
Poema: “” É Carnaval: Brinque-se … ””…
.
Olá, Ryk@rdo
EliminarSim, é verdade. Também eu gostei muito.
Dia feliz.
Abraço
Olinda
Costumo dizer que a vida é um constante começar de novo e com ele vem o Amor que nos ajuda no começo de um novo dia que muitas vezes vem com algumas dificuldades para ultrapassar e esse fantástico sentimento dá uma bela ajuda Como é bom, " abrir as pálpebras e ver o primeiro sorriso a trazer-nos o dia, a dar-nos ânimo para abrir as janelas de par em par e deixar entrar o " vento fresco da manhã " . Mais um dia para começar, mais um dia para amar, mais um dia para dizer-mos a todos os que nos rodeiam, " amo-vos tanto!!!!! Temos de aprender a dizer mais vezes, " Amo-te, meu Amor" Gostei muito da participação da Lis, adorei ouvir André Sardet e, Amiga, mais uma vez muito obrigada pelo trabalho fantástico que estás a fazer em prol do Amor que torna tudo muito melhor. Beijinhos às duas Amigas, Lis e Olinda e votos de um bom carnaval a todos os que por aqui passam, quer participem dele, quer fiquem a descansar, no conforto do lar, acompanhados dos seus amores. Também é muito bom, não é verdade? Saúde para todos
ResponderEliminarEmilia
Dizermos ...
EliminarQue erro...bjo
Querida Emília
EliminarÉ deveras impressionante a facilidade com que se dizem coisas desagradáveis e dizer "Amo-te" seja tão difícil. Isso devia ser a melhor coisa que deveríamos aprender a expressar desde a mais tenra idade. Se assim fosse acompanhar-nos-ia pela vida fora e acabaria por ser uma forma de estar a par com os valores morais de que nos orgulhamos.
Nuno Júdice propõe um recomeço todos os dias, desde que abrimos os olhos, primeiro em relação ao ser amado e por extensão a todos nós. A Lis teve grande inspiração em enviar-nos este poema que, sem alarde, diz o essencial sobre a vida.
Minha amiga, desejo que este dia esteja a ser agradável no quentinho do lar ou aventurando-te um pouco mais além.
Muito obrigada por este belo comentário.
Beijinhos
Olinda
Vejo que vamos virar outra quinzena do amor Olinda,com esse tema dos que namoram a vida e seus amores.De muito bom gosto seu blog, suas ideias, suas escolhas.Aqui transpira-se beleza ,arte , muita dedicação e amor. Obrigada pela oportunidade de compartilhar com seus leitores,que são também meus amigos..Somos quase uma família que se ama todo dia.
ResponderEliminarAdmiro muito a linguagem poética dos poetas portugueses e a escolha de Nuno Júdice foi proposital .Ele fala de amor despojadamente _ainda dele "... assim é o amor .Em que pensar, senão em ti? Tu que que me esvaziaste das coisas incertas, e trouxeste a manhã a minha noite " Não podia ter melhor escolha Olinda desse amor intenso querendo ao acordar ver como 'abrem as tuas pálpebras' Pura poesia. Combina com a tua quinzena. Obrigada a todos pelos comentários amorosos e gentis e a voce em especial por ser essa amiga aclolhedora.
Um grande abraço e bom feriado.
Querida Lis
EliminarQue bom ter podido vir! Estava na dúvida pois sei que está em Pausa.
Fiquei felicíssima com a sua participação, foi uma espécie de sintonia, porquanto aprecio bastante a poesia de Nuno Júdice. Ultimamente não tenho postado poemas dele, mas houve uma altura em que o fazia muito. E então, nesta Festa deu-se esta reaproximação com o poema "Estar contigo". Adorei.
Pois é verdade, amiga, esta nossa quinzena agora já só tem o nome de "quinzena". Todos os amigos responderam o que me deu uma grande alegria. Vou actualizando a situação de modo a saber-se do caminho que temos pela frente.
Desejo-lhe feliz dia com a sua família e amigos.
Beijinhos
Olinda
Que poema mais lindo a nossa querida Lis trouxe, e de manhã quando acordamos, é um recomeço, uma nova vida, e pensar nisso é delicioso, uma dádiva.
ResponderEliminarA vida é um mistério infinitamente maravilhoso, pena que muitos a colocam fora. Sempre leio alguns comentários, tão ternos, querida Olinda! Faz tão bem! O vídeo é lindo!
Deixo dois beijinhos às duas queridas e votos de um ótimo domingo, nós ficaremos em casa, saudando a vida daqui.
Querida amiga Taís
EliminarUma dádiva, realmente. Recomeçarmos todos os dias, de peito lavado e com o coração levezinho, uma maravilha.
O mistério da vida é complexo e vivê-la com bonomia, sem complicar, é meio caminho andado para nos sentirmos bem.
A sua presença aqui no "Xaile" tem sido preciosa, amiga.
Muito obrigada.
Beijinhos
Olinda
E o poema é o teu estilo, Lis. A simplicidade da vida com um sorriso aberto como o ar fresco da manhã que melhor despertar?
ResponderEliminarE a música , tão em sintonia!
Adorei a escolha, querida Lis. Parabéns para ti para a incansável Olinda
Beijinho para as duas
Querida Manuela
EliminarBom dia
Bem ao estilo da nossa amiga Lis. As suas escolhas dizem o que
lhe vai na alma. Assim o constatamos nos blogues que alimenta com
tanta arte.
Muito obrigada, amiga, pela lindas palavras.
Boa semana.
Beijinhos
Olinda
Olá, amiga Lis, gostei muito desse poema de autoria de Nuno Júdice,
ResponderEliminaro qual não conhecia. Então, Lis, resta-me agradecer pela excelente partilha, comigo e com os demais amigos que vieram prestigiar a Quinzena do Amor, criação da amiga Olinda.
Uma boa semana, com muita paz.
Deixo abraços para minhas duas amigas.
Bom dia, caro Pedro
EliminarA Lis trouxe-nos este grande poeta que eu adoro e que há muito tempo eu não publicava. Foi um momento de muita satisfação quando recebi a sua participação e agora com os vossos belos comentários.
Grata, caro poeta, pela sua presença e o carinho com que vê este evento.
Abraço
Olinda
Nuno Júdice é sempre tão bom de ler. Gosto muito dos livros dele. Parabéns pela escolha.
ResponderEliminarTudo de bom.
Um beijo.
Querida Graça
EliminarRealmente é sempre um prazer ler este poeta. Cada um dos seus poetas traz essa magia.
Muito obrigada, amiga, pela presença.
Beijinhos
Olinda
Adorei a escolha da Lis, belíssimo poema de um grande poeta.
ResponderEliminarBeijinhos
Querida Maria
EliminarA Lis faz sempre excelentes escolhas. No seu blogue deliciamo-nos
com os excertos que nos leva.
Obrigada.
Beijinhos
Olinda
Agrada-me sobremaneira este tipo de escrita. Leve como uma carícia.
ResponderEliminarBoa escolha da Lis!
Abraços, Lis e Olinda.
Querida Teresa
EliminarNuno Júdice tem essa maneira peculiar de escrever.
Sempre tive uma espécie de predilecção por ele.
Beijinhos
Olinda
Gostei muito da escolha da Lis. É um belo poema, pleno de sentimento.
ResponderEliminarAplausos para ela, e para si. O tema musical escolhido não poderia ter sido melhor.
Abraço e saúde
Obrigada, cara Elvira.
EliminarGosto muito de a ver aqui e com este poeta a leitura é
sempre deliciosa.
Abraço
Olinda
A Lis eu gosto.
ResponderEliminarE gostei da escolha.
Excelente partilha.
Gostei de escutar Sardet.
Abraço e brisas doces ***
Um prazer ter a Lis connosco, pela sua excelente escolha
Eliminare pela luz que carrega com ela.
André Sardet e a sua voz romântica, muito bem nesta
onda que nos envolve.
Beijinhos
Olinda