sábado, 25 de fevereiro de 2023

INCONDICIONAL





“SEMPRE QUE EU SAÍA PARA BRINCAR, A MINHA MÃE QUERIA SABER EXACTAMENTE ONDE É QUE EU ESTAVA

Quando eu entrava, ela chamava-me ao seu quarto, tomava-me nos braços, e cobria-me de beijos. Afagava-me o cabelo e dizia, «Gosto tanto de ti», e quando eu espirrava, ela dizia, «Santinho, sabes como eu gosto de ti, não sabes?», e quando eu me levantava para ir buscar um lenço de papel ela dizia, «Deixa estar que eu vou-to buscar, gosto tanto de ti», e quando eu procurava uma caneta para fazer os trabalhos de casa ela dizia, «Usa a minha, tudo por ti» e quando eu tinha uma comichão na perna ela dizia, «É aqui neste sítio, deixa-me dar-te um abraço», e quando eu dizia que ia subir para o meu quarto ela vinha atrás de mim e dizia, «O que é que eu posso fazer por ti, gosto tanto de ti», e eu tinha sempre vontade de dizer, embora nunca o dissesse: não gostes tanto de mim."

Nicole Krauss, in “A história do amor”


Escolha da Teresa Dias




O QUE É QUE POSSO FAZER POR TI? GOSTO TANTO DE TI...

AMOR DE MÃE,

INCONDICIONAL





Naiara Azevedo
=
Mãe é aquela que gera, é aquela que ama
É aquela que canta canção de ninar
E que num abraço faz o medo passar

Muito Obrigado, Mãe
Te amo





Blog da Teresa Dias



===


Meus queridos amigos

Estamos quase na recta final da nossa caminhada, louvando o amor. Mas isso não nos aliena, estamos atentos ao que se passa no mundo, dos atentados cometidos contra inocentes. Também sabemos dar o devido valor àqueles que trabalham para que o mundo seja um lugar habitável.

Já sabemos que o calendário não é para aqui chamado. Os nossos queridos participantes trouxeram-nos textos maravilhosos, cuja publicação deixará o mês de Fevereiro para trás. Terminaremos a 4 de Março djavaneando com o Antônio Apon. No dia 5 dedicar-vos-ei uma serenata, fechando este delicioso evento.

Beijos e abraços
Olinda


====
Imagem pixabay

35 comentários:

  1. Bom dia de paz, querida amiga Olinda!
    Vem a querida amiga Teresa para falar de um amor que não tive, mas que soube dar aos meus filhos. Como? Recebi da Mãe Santa de Deus.
    Amor de mãe eu experimento no Amor de Maria Santíssima por mim, minha querida Mãe Rainha, a que me cuida, dá colo, a que eu lhe pedi algo em Fátima que não ousava pedir há dezenas de anos e ela me atendeu de forma surpreendente. E pude viver tudo até o fim.
    Obrigada às minhas amigas tão lindas de coração, Teresa e Olinda por serem também maternal conosco nos comentários como convém numa troca generosa de amor fraterno, ética e delicadezas.
    Tenha um sábado abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  2. P.S. não posso deixar de falar algo muito importante, assim como Deus tem por nós um Amor matricial, meu pai e minhas tias foram mães para mim.
    Sinto tanta saudade😭.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosélia

      A vida nem sempre nos traz aquilo para que fomos concebidos. Ter pais amorosos, que cuidem de nós, que nos apoiem, é a nossa maior felicidade.

      Infelizmente, nem sempre acontece. No seu caso foi a mãe que não lhe deu o amor e os cuidados que merecia receber. Mas teve o seu adorado pai e as tias que souberam colmatar essa falha da sua progenitora.

      E soube dar aos seus filhos o amor que não recebeu, projectando neles o que veio do seu pai e demais pessoas da família.

      Minha amiga, muito obrigada pelo seu corajoso testemunho. É assim que este nosso evento vai ganhando, cada dia que passa, maior relevo em humanidade e sinceridade.

      Muita saúde. E bom fim de semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    2. Uso de sinceridade com quem sei que a merece e, por aqui, têm passado amigos bondosos que também merecem sua Festa tão lindamente preparada.
      Num painel de Amor como o seu não cabe desumanidade de forma alguma.
      Amei seu comentário, Amiga.
      Bjm😘💞

      Eliminar
  3. Pois é... e esse é o maior de todos os amores, que texto maravilhoso, confesso que não estava esperando ler uma parte de nossas vidas que é pura emoção, aqui em quase despedida dessa maravilhosa Quinzena do Amor. Surpresa, querida Teresa!
    Na verdade eu não sei o que é mais emocionante se, somos nós, os filhos quando declararmos o tamanho do nosso amor ou se são elas quando dizem a nós, filhos, com tanta ternura e força.
    Teresa, querida, te abraço pela tua sensibilidade.
    A música é linda, querida Olinda!
    Deixo 2 beijinhos para minhas amigas!
    Um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís

      Realmente, neste Hino ao Amor não poderia faltar aqui o Amor de Mãe. Das nossas mães para connosco, amor esse que, por nossa vez, dedicamos aos nossos rebentos.

      É então, uma espécie de bola de neve, no bom sentido, uma onda de afecto que faz do mundo um lugar maravilhoso.

      A Teresa Dias deu-nos esta oportunidade de abordar esta faceta do amor, pelo que lhe estou muito agradecida.

      Tal como a dedicação das mães é das coisas mais simples e naturais, também escolhi uma música que fala ao coração da forma mais natural.

      Muito obrigada, amiga. Adorei o seu comentário.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  4. Ups!!
    Tomada pela emoção, as palavras voaram...
    Acontece sempre que leio este pequeno trecho de um livro encantador, cuja leitura recomendo.
    Acertadíssima a tua escolha musical, amiga. A voz dulcíssima de Naiara Azevedo «ninou» o meu coração. A minha mãe nunca soube amar... nem cantar. Nunca a culpei. Já o meu pai... amava, cantava, tocava guitarra, era uma animação. Cresci feliz. Amei os meus pais. Amo os meus filhos e as minhas netas. Amo os meus amigos. Verdade, verdadinha é que eu AMO AMAR!
    Querida Olinda, obrigada pelo teu carinho... incondicional!
    Beijo, um sábado abençoado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa

      Foi um prazer imenso publicar este teu texto. Trata-se de um livro que deve ser encantador e que vou adquirir e ler.

      A voz de Naiara Azevedo, as palavras, a música da canção falam connosco, pois tudo é lindo e o nosso coração reconhece também nas imagens o amor que as mães dedicam às suas crias.

      Como disse acima à Rosélia nem sempre recebemos a atenção e o amor que merecemos dos seres que nos deram a vida mas, felizmente também contigo, o teu pai preencheu esse vazio que a falta de amor da tua mãe teria deixado.

      Adorei as tuas belas palavras: Amo Amar! E amaste os teus pais, amas os teus filhos e nós sentimos esta tua sensibilidade em cada linha que escreves e a amizade que dedicas aos amigos.

      Minha amiga, fiquei emocionada com o teu comentário. Em boa hora decidiste participar nesta "Quinzena do Amor", pois ela ficaria incompleta sem a linda passagem que me enviaste, focando o amor de Mãe.

      Muito obrigada.
      Bom domingo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  5. Esse AMOR é lindo demais! Maravilhoso compartilhamento da querida Teresa! Adorei! beijos às duas, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Chica
      Lindíssimo! Não podia faltar aqui esta forma de amor.
      Obrigada, amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  6. Manifestamente, Nicole Krauss deu a conhecer a perspectiva do Amor maternal, do verdadeiro Amor...
    Teresa Dias fez a melhor escolha na sua participação.
    É emocionante poder sentir a presença permanente de quem nos ama tão expressivamente.
    Amei este Post, que muito me diz.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sol da Esteva

      A autora do livro soube imprimir na passagem que a Teresa nos deu essa forma de amar, essa preocupação com o ser querido que não conhece limites.
      Muito obrigada pela sua presença, caro amigo, e pelas palavras que aqui nos deixa.
      Bom domingo
      Beijo
      Olinda

      Eliminar
  7. Começo por agradecer à Teresa ter trazido para esta " quinzena do Amor " o AMOR MAIOR, O INCONDICIONAL, O Amor que uma Mãe dedica aos seua filhos. Já não tenho cá a Minha Mãe, mas o grande Amor que ela me dedicava continua e continuará sempre presente em mim. Só lamento não lhe ter dito " Amo-te Mãe " as vezes que ela mereceria ouvir; tenho a certeza que não lhe disse, mas tenho consciência de que lhe mostrei, em actos o tanto que a amei . Não esperava uma emoção tão grande, hoje ao acordar, queridas Amigas. Sou Mãe e sou avó e sei avaliar o que é o Amor de uma mãe, um amor enorme que nos leva a pensar nos nossos filhos a todo o momento e que nos enche o coração de uma felicidade tamanha, Ser mãe foi a maior bênção que recebi da vida e para mim, os meus filhos estarão sempre em primeiro lugar. AMO A MINHA MÃE...AMO SER MÃE! Obrigada às duas Mães, Amigas de tantos anos, por me terem proporcionado este momento tão especial, tão emotivo, logo pela manhã e desejo que a vida vos abençoe com saúde para poderem continuar a ser as GRANDES MÃES que são . E a música, Olinda ? Também não conhecia, mas gostei muito de a ouvir. A " quinzena do amor " está a chegar ao fim, mas, como bem dizes, continuaremos a espalhar este sentimento e a lembrar o sofrimento de tanta gente, especialmente o daquelas mães que veem os seus pequeninos a morrem de fome, de frio e nas guerras malditas. Um sofrimento atroz que não sou capaz sequer de imaginar. Um abraço muito especial às dua grandes amigas , carregadinho de amizade e agradecimento
    Emilia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Emília

      Uma emoção imensa ao ler este teu comentário. Aqui, tu dizes tudo o que eu diria se fosse eu a escrever. Sobre a tua mãe, sobre o teu amor por ela e a atenção e a preocupação que sempre lhe dedicaste. Nós acompanhámos uma parte da sua vida e sabemos do amor que lhe dedicavas e da tua saudade.

      O Amor das nossas Mães multiplica-se e corre como um rio inundando-nos. A minha tinha a forma de amar mais altruísta que conheço. Nunca invadindo o espaço dos filhos, mas fazendo os maiores sacrifícios para que nos sentíssemos bem. Também não sei se lhe disse que a amava as vezes que deveria ter dito. Tenho pensado que deveria ter estado mais perto dela, se não tivesse vindo para longe. E o facto de ela nunca se ter queixado faz-me sentir uma grande mágoa. Ao comentarmos este texto que a querida Teresa nos trouxe traz-me à lembrança esses momentos.

      Aqui, ao falarmos de amor, os nossos participantes fazem-nos receptáculos de todas estas formas de amar, como havíamos pedido inicialmente, o que muito vos agradeço.

      E a ti, minha querida, estou muito reconhecida pelas belas palavras que sempre nos trazes. Neste comentário deixas impressa a tua sensibilidade também ao não esqueceres as outras mães e a dor que sentirão quando não podem dar aos seus filhos a felicidade que a vida lhes tirou, por motivo de guerras, cataclismos e outras desgraças.

      Bom domingo. Boa saúde junto à família.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  8. Uma bela escolha de Teresa Dias. Mais uma Pétala. Sei o quanto minha mãe nos amou. Mas ela não tinha tempo para afetos. Ela tinha que prover a casa para sobrevivência de seis bocas. E quanto foi dura a vida para ela. E para nós. Sobrevivemos e vencemos graças a ela. Uma heroína. Minhas filhas recebem ainda o carinho e o desvelo dos pais, por isso não arredam o pé da nossa casa comum. Recebendo e retribuem o carinho em dobro, tal como o fizemos com a minha Mãe, e meus irmãos. Ah, palavras...
    Quão importante é o amor maternal e posso dizê-lo com letras maiúsculas porque sabemos o quanto elas nos amou.
    Beijinhos para as duas, Olinda e Teresa. Ou Teresa e Olinda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo José Carlos

      "Ah, palavras...!" Preciosas. Com elas nos consola e nos fala desse amor que certas mães, como a sua, nutrem pelos seus filhos. Heroínas que passam pela vida fazendo o possível e o impossível para que os seres que trouxeram ao mundo tenham uma vida de amor e possam singrar na vida.

      E assim, esse amor vai passando para os filhos dos filhos que transmitem, em dobro, o carinho e a atenção recebidas. E o desvelo fazem com que sintam a casa dos pais como um porto seguro, donde não apetece arredar pé.

      Muito obrigada. meu amigo, por essa sua predisposição em nos trazer essa sua forma de estar. E falar de si. E dos seus.

      Tenha um bom domingo.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  9. Maravilhosa a escolha da nossa amiga Teresa, o amor de mãe é eterno e incondicional.
    Beijinhos para as duas e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Maria

      Normalmente é o que se exige das mães. Raras vezes isso não acontece. E quando é assim considera - se esse comportamento anti-natura.

      Felizmente, os casos de dedicação e abnegação superam os de negligência e falta de amor.

      Muito obrigada, amiga. E bom fim de semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  10. Amar não é massacrar, dizendo sempre a mesma coisa!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que quer dizer.
      Mas quem nunca se preocupou de maneira quase obsessiva pelo bem-estar dos filhos, que atire a primeira pedra.
      Obrigada pela presença
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  11. Mãe sabe o que é amar, por vezes demais.
    Boa escolha, Teresa Dias!
    E a Olinda continua num trilho de afetos. Parabéns e abraços.
    Parabéns
    Beijos a ambas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa

      Por vezes demais. Os filhos por vezes podem achar isso um "massacre" que só compreenderão quando chega a sua vez de serem pais.

      E aqui estamos, amiga, neste trilho a que chama de afetos, e muito bem.. E em tão boa companhia, que é um gosto.

      Muito obrigada.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  12. Por vezes, os Pais, na sua boa vontade e amor, estragam os filhos com mimos a mais. Mas qual o pai ou a mãe que não gosta de dar mimos aos filhos?
    .
    Feliz fim de semana … Cumprimentos poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes acontece, sim. Quando um filho chega aos nossos braços, muitas vezes jovens e sem experiência, somos confrontados pela sociedade de que temos de fazer dele um ser modelo.
      Sem mais...

      Obrigada pela presença e comentário.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  13. A escolha de Teresa Dias não podia ser mais representativa do Amor. Este é aquele que não espera nada em troca porque é incondicional.
    Está Parabéns, Teresa pela sua escolha
    Obrigada, Olinda por todo este trabalho
    Beijinho para as duas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manuela

      Incondicional pela vida fora. É costume dizer-se que "filhos criados trabalhos dobrados". E é assim mesmo. Uma missão amorosa que tem a duração da eternidade.
      Muito obrigada, minha amiga, pelas suas preciosas palavras.
      Brijinhos
      Olinda

      Eliminar
  14. Olá, amiga Teresa, um belíssimo fragmento da obra de Nicole Krauss.
    Imagino que muito mais a respeito do amor de mãe para filha esteja
    no restante das páginas do livro, que infelizmente não possuo. Mas,
    é possível que amanhã ou depois venha a comprá-lo.
    Meus parabéns, Teresa, pela tua participação, deste belo texto, sobre o amor maternal, mãe amorosa que és.
    Um ótimo fim de semana, para as minhas duas amigas.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, caro Pedro

      Uma autora que eu não conhecia e que a Teresa Dias me trouxe com um excerto que nos põe aqui a reflectir sobre o papel do amor de mãe nas nossas vidas.

      Um livro digno de ser lido na íntegra.

      Muito obrigada, meu amigo, pelas sempre atenciosas palavras com que comenta estas nossas publicações.

      Saúde. Bom domingo.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  15. Gostei do texto escolhido pela Teresa Dias. Mãe é assim. Ama tanto que às vezes sufoca. Mas sentimo-nos perdidas quando ele nos falta.
    Não conhecia a Naiara Azevedo e gostei de ouvir.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Elvira

      A insistência é a persistência das recomendações só serão entendidas quando anos mais tarde nos vemos nesse papel difícil que é criar e educar.
      Saúde e bom domingo amiga.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  16. Bom dia, amigas e amigos: Olinda, Roselia, Tais, Chica, Sol da Esteva, Emília, José Carlos; Maria, Rosa dos Ventos, Teresa Almeida, Ricardo, Manuela, Pedro Luso, Elvira.
    A todos eu agradeço a amizade, o carinho, a simpatia, a generosidade das palavras aqui deixadas, as visitas ao Pétalas.
    Participei na “Quinzena do Amor” com palavras alheias, que li e senti e guardei e partilhei com todo o Amor.
    Obrigada querida Olinda por partilhares palavras que eu apenas sublinhei. Parabéns pelo teu trabalho magnífico.
    Beijos e abraços, um domingo cheio de Amor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, querida Teresa, pela tua amizade e pelo entusiasmo com que tens seguido esta nossa "quinzena".
      Bom domingo.
      Muita saúde.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  17. Boa noite Olinda,
    Que texto maravilhoso, que me comoveu. Só uma mãe tem essa capacidade de amar tudo nos seus amados filhos.
    O amor de mãe é incomensurável!
    Belissima escolha da Teresa Dias.
    Beijinhos para ambas e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Ailime

      Uma mãe com.os seus cuidados e preocupações, por vezes, até pode parecer aborrecida.

      Mas o seu amor pelos filhos não tem medida. Sabemos que pode haver casos de negligência e falta de amor.

      Esses casos são a excepção que confirmam a regra.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar