sexta-feira, 17 de março de 2023

SILENCIO E CALMA


Mês de Poesia - Iniciativa da Rosélia

Blogue - Escritos d'Alma

Participação 3

Convite para publicação de
Um poema ou prosa poética por semana, em 
comemoração do dia Mundial da Poesia,
21/03

===


Donde vem esta calma que tanto me apraz? Sentei-me ali e procurei esquecer-me de tudo, do mundo, do que me rodeava. Neste momento apenas existem estes verdes campos. Hoje tirei o dia 
Só para mim. 

Sei que lá atras no meu cérebro está tudo a fervilhar e exige que olhe à volta para além deste recinto.
Mas hoje, não.

Estarei eu sozinha, verdadeiramente? Fiz-me acompanhar do livro de A. Dumas, Filho, "A Dama das Camélias". Concentro-me no drama que ali se vive, que fala de um grande amor e do seu desfecho infeliz. 
Que par de apaixonados...

Também não tenho ainda idade para me concentrar nestas leituras. Ando descalça pelos campos, trincando uma deliciosa maçã, mas a verdade é que sou demasiado madura para a idade.
E preocupo-me.

Afinal, mesmo neste espaço idílico, trago comigo o mundo. Mesmo que eu queira isolar-me, o meu coração estará sempre a fazer o que melhor sabe fazer: Amar. E ele acompanha-me,
Vá para onde for.






O Arcadismo
"A Dama das Camélias"
 E eu.

Elementos anacrónicos
na sua relação temporal.

Mas se o tempo não existe,
então, tudo fará sentido.

Abraços
Olinda


====
2ª imagem: pixabay


24 comentários:

  1. Querida amiga Olinda, bom dia de paz!
    "Mesmo que eu queira isolar-me, o meu coração estará sempre a fazer o que melhor sabe fazer: Amar. "
    Sua prosa poética me leu.
    Sinto emoção ao ler o que escreveu.
    Trouxe para o contexto da imagem uma bela Obra. Parabéns!
    Muito enriquecedora sua participação.
    Os verdes campos tão expressivos e o Amor que têm lugar privilegiado no Arcadismo.
    Particularmente, destaco a graciosidade do abaixo:.
    "Ando descalça pelos campos, trincando uma deliciosa maçã, mas a verdade é que sou demasiado madura para a idade."
    O mundo está cheio de motivos de preocupações... Sua personagem é pé no chão, não se esquiva do lado humano que a rodeia.
    Gostei muito da sua sensibilidade.
    Que o Amor nos acompanhe sempre e deixe de lado os desamados com suas maldades!
    Bons dias abençoada, Amiga!
    Beijinhos de gratidão e estima

    ResponderEliminar
  2. P.S. O encaixe que fez da grande Obra foi perfeitíssimo. Aplausos, Amiga!
    Bjm

    ResponderEliminar
  3. Es un poema conmovedor. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  4. Que maravilhosa participação,Olinda!
    Paz, sossego. silêncio...Tudo o que precisamos ao ler um bom livro!
    Cenário magnífico e o livro alimenta a alma, a maçã, o corpo!
    Adorei!
    beijos praianos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  5. Tudo faz sentido neste texto escrito com a sensibilidade de quem ama as palavras e o modo delicado de as expressar. Belíssimo!
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Sim minha querida , tudo faz sentido nesse poema ...quando nos permitimos sermos livres para expressar emoções. Eu entendo assim a verdadeira poesia! Me tocou ...Obrigada. Abraços

    ResponderEliminar
  7. Seguindo nessa bela jornada poética, colocando o coração para pulsar com a alma da poesia.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  8. Como estamos a chegar à Primavera, aqui vai a minha participação a condizer.


    Acordaremos com uma flor no peito
    nada mais que
    a Primavera a despontar dentro de nós.


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Julgo que a primeira versão tinha um erro, aqui vai a correcção.

    Acordaremos com uma flor no peito
    nada mais do que
    a Primavera a despertar dentro de nós

    ResponderEliminar
  10. Olá, Olinda! Gostei muito de ler, a capacidade de amar é tudo, é a eternidade. Beijinhos e bom fim de semana. 😊

    ResponderEliminar
  11. Amei a publicação. Obrigada pela partilha!
    .
    Sou, o colo que dou sem pedir ...
    .
    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Olinda,
    Um poema maravilhoso que muito apreciei pela inspiração e criatividade, como é seu apanágio.
    Magnífica a sua participação nesta terceira semana da parceria poética de Rosélia.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  13. Linda prosa em referencia a Damas de Camélia. A sensibilidade e o sentimento é fantástico e vai onde o melhor floresce, onde o amor é o tudo, que se tem e quer no viver.
    Aplausos Olinda e feliz fim de semana na leveza da delicadeza.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  14. Um texto completo com sentimento e sentido na Celebração do Dia Mundial da Poesia. "[...] o meu coração estará sempre a fazer o que melhor sabe fazer: Amar [...]"
    Parabéns, (Dama das Camélias) Olinda, pela partilha e Poema.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  15. Belíssima participação, um texto em plena sintonia com a imagem.
    Gostava de estar assim, num sitio belo e tranquilo a ler um bom livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Bom dia . A imagem foi plenamente contemplada com seu conto e poesia.. Participação terna e lírica bem de acordo com o contexto. Bjssss Parabéns.

    ResponderEliminar
  17. Precioso, me ha encantado. Besos

    ResponderEliminar
  18. Mesmo que eu queira isolar-me, o meu coração estará sempre a fazer o que melhor sabe fazer: Amar.
    Participou lindamente, querida Olinda
    Abençoada nova semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderEliminar
  19. Olinda, que beleza o seu escrito que sai do fundo de seu coração.Às vezes ficar sem fazer nada recupera-se as forças que vão se definhando com a idade. Também estou bem madura e necessito de parar porque você disse que por trás do cérebro fervilham os problemas, as correrias pendentes! Amei tudo aqui

    ResponderEliminar
  20. Trinquei este delicioso texto e ainda o rumino. Leio e releio para dizer-lhe mais alguma coisa e sinto que a beleza da sua prosa dispensa outra que não seja senti-lo neste lirismo que nos emociona. Nunca é tarde! E releio mias uma vez antes de deixar-lhe um abraço revelador da minha alegria, da minha felicidade por ler e reler tão belo texto.
    Um abraço, minha amiga Olinda!

    ResponderEliminar
  21. Maravilhosa participação, em jeito de reflexão! Adorei cada palavra, tal como a encantadora imagem!
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar