sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

O EXCESSO

 



Se chorar, dirás que sofro...
E, todavia, o céu telúrico.
E, todavia, os teus passos,
Os teus laços,
Tu...
O palpitar constante,
O ser difuso, divagante!
Não sei do espaço,
Perdi o tempo,
No momento
Em que tocaste o meu sonho!
A beleza, a nobreza...
O excesso e o reverso...
E, se te sonho e te quero,
Tu és a calma, a agitação
- o meu processo!
Se chorar dirás que sofro!
O habitual, o convencional...
Porém, há um hino divinal
E pássaros entram pelas vidraças,
Se me abraças...
E te perdes.

Ana Maria Tapadas

==



Não sei do espaço, perdi o tempo, no momento
Em que tocaste o meu sonho!

E Gisela João ainda diz:

Vieste de repente de olhar tão meigo e quente...




GISELA JOÃO
=
Cobri-me em tatuagensDissolvi-me em viagensCom pólvora e perdõesTomaste o meu navio 
que agora é teu
...




Blogue da Autora




===

Imagem: daqui


37 comentários:

  1. Bom dia de paz, querida amiga Olinda!
    Um poema bem denso. O tema excesso é bem peculiar ao Amor.
    "Se chorar, dirás que sofro"...
    As lágrimas são de comoção, de saudade imensa e elas não estavam facilmente. Nem sei se elas se estancarão um dia.
    A Ana Papadas diz bonito sobre quando o amor nos toca e suas reações... Ora calma, ora agitação.
    Como se voa no abraço do amado!
    O amor nos rouba o que é nosso... Com seu olhar meigo e quente, leva tudo embora ao coração do outro.
    Muito bonito o dia novamente.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Tapadas, desculpe-me, por gentileza.😘😘

      Eliminar
    2. Querida amiga Rosélia

      Ana Tapadas escreve tão bem e com tais palavras que nos quedamos na leitura dos seus poemas de forma prazerosa.

      Adorei este poema porque a nossa amiga escreve de forma
      diferente e igualmente belo no seu espaço. Adorei este poema
      porque lhe sinto o cuidado de vir prestigiar este "Xaile" e o
      tema do Amor. E sinto-me emocionada por isso e por ter
      acedido a fazer parte desta iniciativa.

      Muito obrigada, minha amiga, pelo seu comentário sempre
      tão sensível, uma leitura que faz jus à densidade da poética
      da nossa querida Ana.

      Desejo-lhe saúde e bom fim de semana.
      Por cá, começou a chover. Os dias de Sol parece que se
      cansaram de brilhar e aquecer-nos.

      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  2. "A beleza, a nobreza...
    O excesso e o reverso...
    E, se te sonho e te quero,
    Tu és a calma, a agitação
    - o meu processo!"
    Bom dia, querida Olinda!
    Mais uma bela publicação / celebração do Amor.
    Mais um encontro bem sucedido: a densidade poética da Ana Tapadas com a voz rouca, doce, imponente da Gisela João. Gostei muito.
    Beijos, uma sexta-feira de excessos bons.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Teresa

      A citação que fazes revela bem o centro deste belo
      poema. Há o "excesso e o reverso", e a contradição
      que sempre acompanha o amor , a calma e a agitação.
      Um processo que se desenvolve com toda a emoção
      da pessoa de letras que é a nossa amiga Ana.

      Achei o fado na voz de Gisela João, e a força que
      imprime à sua interpretação, indicado para reforçar
      as palavras do poema.

      Muito obrigada, amiga.
      Bom fim de semana, amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  3. Ana Maria sempre encanta com suas belas poesias e publicações no seu SUL SERENO! Linda! beijos às duas e até a volta, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Chica
      É mesmo. "O Sul Sereno" é um manancial de cultura e bom gosto que a amiga Ana Tapadas oferece aos seus leitores.
      Muito obrigada pela sua presença, amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
    2. corrigindo:
      "Sul Sereno" :)

      Eliminar
  4. E nestes tempos dedicados ao Amor, aqui no Xaile, ele tem vindo a ser cantado em todas as suas nuances; sendo ele " um só, "é vivido e sentido de diferentes modos por cada um de nós : são todas estas " pétalas, pérolas, pingos de sabedoria, como lhes queiramos chamar que nos têm encantado, porque nos provam que todos os nossos amigos são sábios neste quesito e, além de muita sabedoria mostram uma grande vontade de falar deste sentimento tão lindo. E aqui, a Ana fala do " excesso e o reverso" e muito bem, porque, na minha opinião, numa vida longa de amor, tantas vezes se vai do nada ao pouco e de repente ao excesso; a caminhada faz-se assim, seguindo em frente apesar dos tropeços, das dificuldades e daqueles momentos de maior atrito. Com sabedoria, respeito e sensatez, o amor continua, porque ele não acaba; muda...fica diferente, mas continua a ser Amor. Parabéns, Ana e obrigada, Olinda, por mais esta pérola, a voz linda da Gisela João. Beijinhos às duas e um bom fim de semana, com saúde e amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília

      Bem o dizes. Uma caminhada que pode ir do pouco ao nada e ao excesso. O coração e a nossa complexidade nem sempre vêem as
      coisas de modo simples. Aqui vemos as várias formas de amar, ou
      antes, diferentes formas de escrever sobre o amor o que vem enriquecer esta nossa "Quinzena do Amor".

      Como referes, e muito bem, o amor não acaba mas manifesta-se de diferentes formas. Tendo como base o respeito e a consideração pela pessoa amada, estaremos no melhor dos mundos.

      Muito obrigada pela tua presença e comentário, minha querida amiga.
      Bom fim de tarde de sexta-feira.
      Saúde junto à família.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  5. Gosto de ouvir Gisela João. Poema lindo que me fascinou ler. Grato pela simpática partilha.
    .
    Cumprimentos poéticos e cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ricardo
      O poema da amiga Ana Tapadas vem enriquecer ainda
      mais este nosso evento. E Gisela João é a fadista
      de excelência que bem conhecemos.
      Muito obrigada.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  6. Excelente, querida Ana, excelente!
    Beijinhos
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  7. Belíssima poesia, querida Olinda
    Obrigada por compartilhar conosco.
    Tenha um abençoado fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Verena
      Muito obrigada pela presença e comentário.
      Tenha um bom fim de semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  8. Escrever assim poesia, com tamanha grandeza de alma e coração em cada palavras escrita, não é para qualquer pessoa.
    A Ana Tapadas é uma Poetisa especial e aqui "excedeu-se...".
    "E pássaros entram pelas vidraças,
    Se me abraças..." Tão belo!
    Também a Olinda fez jus à poesia, com esta maravilha de escolha musical.
    Tudo muito belo.
    Um beijinho a ambas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Janita
      Fiquei maravilhada com este poema de Ana Tapadas. É a primeira vez que me é dado ler esta sua escrita tão inspiradora, tendo como tema o amor.
      Muito obrigada pelas suas belas palavras de apreço, minha amiga.
      Tenha um bom fim de semana.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  9. A todos o meu obrigada, pelas palavras generosas.
    À querida Olinda, coração enorme e sensível, desejo que o Amor a abençoe e acompanhe.
    A minha gratidão pelo destaque.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Devido à distância a que me encontro neste momento, estou com algumas dificuldades de publicar. Por isso, peço desculpa.
    Faltou-me dizer que a escolha da voz revela que a Olinda tocou a minha sensibilidade profundamente. Obrigada 💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana
      Foi um prazer enorme publicar um poema teu no "Xaile de Seda".
      Feliz por teres acedido a participar nesta "Quinzena do Amor".
      Muito obrigada pela tua generosidade.
      Bom fim de semana, minha amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  11. Um divinal excesso. Claro, é de amor que se fala! E que bem se canta! Quente, quente.

    Beijos, Ana e Olinda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, minha amiga Teresa
      Sim, é de amor que se fala! Tudo nos encaminha para este
      mar de bem-querer.
      E a Gisela João também ajuda neste louvor.
      Bom fim de semana, amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  12. O amor e seus excessos sempre a inspirar belos versares.

    Bom final de semana.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Antônio Apon

      Versares que nos deixam na mais linda contemplação.
      Já temos encontro marcado, aqui, amigo. Com Djavan.
      Bom fim de semana.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  13. O que dizer depois de ter lido este poema? Melhor é calar-se. É calar-me. E degustá-lo, verso a verso! Belo! Muito belo, Ana Tapadas.
    Beijos para as duas amiga, Ana e Olinda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Carlos
      Degustá-lo verso a verso! É isso. A Ana tem essa escrita intensa
      e mágica que nos encanta.
      Bom fim de semana, meu amigo.
      Beijo
      Olinda

      Eliminar
  14. Lindíssimo poema. Quando o amor invade o nosso espaço, perde-se a noção do tempo.
    Adorei também a escolha musical.
    Beijinhos para a Ana e para si, minha amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria
      O amor, sempre o amor nas suas várias facetas.
      Obrigada pela presença e comentário.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  15. Obrigada, querida Olinda por nos trazeres uma poesia tão intensa e de um lirismo avassalador da Ana a quem endereço desde já os meus parabéns.
    Foste de uma generosidade impar ao dares-te, nos dando. Obrigada minha amiga
    Muitos e muitos parabéns às duas
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manuela

      Este poema da Ana foi uma revelação para mim. No "Sul Sereno" costumo ler a sua poesia um pouco diferente desta, tratando de temas sociais, universais, com o talento que lhe conhecemos.

      Este poema "intenso e lírico, como muito bem diz, veio enriquecer
      de forma maravilhosa esta nossa" Quinzena do Amor".

      Muito obrigada, minha amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  16. Boa noite Olinda,
    Um poema de amor muito belo, de Ana Tapadas, que não conhecia.
    Gostei do estilo e da forma como a Poeta fala do nobre sentimento que nos prende ao outro sem sabermos o porquê;)!
    Gisela João um prazer ouvi-la.
    Beijinhos para ambas.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ailime
      Belíssimo este poema da nossa amiga Ana Tapadas. Foi uma alegria para mim quando ela aceitou o meu convite.

      Aliás, todos foram muito generosos, confiando-me os vossos escritos para publicação no "Xaile de Seda" .

      Obrigada pela sua presença.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  17. Amar é uma dádiva que se conquista. E isso está muito bem expresso no poema.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma definição do Amor que muito me agrada. Encontramos sim essa noção no poema da Ana Tapadas.
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  18. A Ana é excelente poeta e este excesso é uma prova disso.
    O palpitar constante,
    O ser difuso, divagante!
    Não sei do espaço,
    Perdi o tempo,
    No momento
    Em que tocaste o meu sonho!

    Tão belo! Gostei da sua escola da voz da Gisela João.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, cara Elvira
      Os versos que cita mostram bem a intensidade deste poema.
      Gisela João vem reforçar, com a sua voz cheia, a força dessas palavras.
      Grata pelo comentário.
      Beijos
      Olinda

      Eliminar