quarta-feira, 2 de março de 2022

A regra fundamental da vida

Quando nós dizemos o bem, ou o mal... há uma série de pequenos satélites desses grandes planetas, e que são a pequena bondade, a pequena maldade, a pequena inveja, a pequena dedicação... No fundo é disso que se faz a vida das pessoas, ou seja, de fraquezas, de debilidades... Por outro lado, para as pessoas para quem isto tem alguma importância, é importante ter como regra fundamental de vida não fazer mal a outrem. A partir do momento em que tenhamos a preocupação de respeitar esta simples regra de convivência humana, não vale a pena perdermo-nos em grandes filosofias sobre o bem e sobre o mal. «Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti» parece um ponto de vista egoísta, mas é o único do género por onde se chega não ao egoísmo mas à relação humana.

José Saramago, in "Revista Diário da Madeira, Junho 1994"


Tão simples como isso ou não fossem os provérbios uma fonte de sabedoria. Na liturgia católica hoje é o dia de cinzas, início da quaresma. Mesmo que não sejamos crentes aproveitemos esta quarta-feira para meditarmos sobre a nossa condição humana, de que somos pó e ao pó voltaremos, e que só as nossas boas obras nos salvarão. 

Solidariedade para com os nossos irmãos ucranianos que sofrem uma guerra de consequências imprevisíveis. E paz ao mundo de que beneficiaremos todos. Que sejam esses os nossos pensamentos mais acarinhados.

José Saramago traz-nos este adágio e, grande pensador que é, visita a filosofia popular para nos transmitir esta coisa fundamental que é o amor na sua expressão mais universal.

Boa quarta-feira, meus amigos.

Abraços
Olinda



====

Texto: citador
imagem: net
 

10 comentários:

  1. Bom dia de Cinzas, início de Quaresma, querida amiga Olinda!
    Que postagem maravilhosa!
    Ia sair para caminhar, mas resolvi ler antes e comentar de tanto que gostei de estar aqui agora.

    "O amor na sua expressão mais universal."

    Amiga, tenho percebido que se não damos valor devido e digno ao Amor Eros, não damos também valor ao Amor Ágape.
    Ou seja, se abandonamos a quem nos ama afetivamente ao nosso lado, não é tão verdade que tenhamos capacidade de Amar e valorizar ao próximo mais distante...
    O Amor é sim Universal.
    Tão grande seja ele, tão grande trataremos os da nossa "casa", perdoando tudo.
    Logo... Vemos, com razão e coração, que ouvimos muito eu te amo ou eu também te amo de boca para fora.
    Que pena!
    O descartável tomou conta até do amor... Meu Deus!
    Se largamos o outro próximo a nós no sofrimento dele, sem dó nem piedade, que dirá os que estão numa guerra longe de nós!
    Infelizmente, a proporção da dor próxima ou distante precisa ser a mesma. Ambas se correlacionam.
    Vejo muitos destratarem os de casa imbuídos em voluntariados que dêem fama, por exemplo.
    Deus nos perdoe de sermos tão caricatos.
    Somos simples pó... Capazes, porém, pela Graça Divina, de praticar pequenas bondades significativas como diz no primeiro mandamento: ao próximo como a si mesmo.
    Jamais fazer o mal, ainda que sejamos alvo de quem nos despreza, de constantes maldades bem conscientes.
    Deus nos perdoe e ao nosso próximo insensível.
    Amiga, seu post está digno de uma boa reflexão quaresmal mais do que muitos tratados de cristianismo fajuto.
    Estou emocionada e sensível com tudo que estamos vivendo na atualidade.
    Muito obrigada por nos dar um alerta de grandeza para iniciar o novo Tempo que começamos a viver.
    Seja feliz e abençoada!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderEliminar
  2. E o poema anterior, querida Olinda, já nos mostra a tamanha irracionalidade do ser humano, com a sua falta de respeito por aqueles que têm uma cor de pele diferente. Somos de raça branca, superior para muitos, mas onde está a brancura da nossa pele se entre nós há tantos morenos de cabelos encaracolados, pretos de azeviche? Uma estupidez tamanha que não há maneira de acabar e, se assim é neste pequeno pormenor, como queremos nós que haja paz no mundo, onde as diferenças de todo o tipo são tão grandes como o próprio mundo? De novo, agora, com Saramago, nos levas a reflectir na importância do respeito pelo outro, pela sua individualidade, pelas suas crenças e culturas. É tão fácil viver sem prejudicar o outro que sempre pasmo com a dificuldade que o ser humano, o mais inteligente de todos os seres viventes, tem em compreender esta simples frase " não faças ao outro o que não queres que te façam a ti ". Tão simples, Amiga! Já várias vezes falei de um padre que conheci no colégio de freiras, tinha eu uns 14 ou 15 anos que nos dizia " para sermos santos não precisamos de fazer milagres, mas, sim, cumprirmos o nosso dever ". Era adolescente, mas até hoje lembro esse dito, talvez por ser estranho, naquela época, ouvir isso da boca de um sacerdote. E não será o nosso dever fundamental respeitar o outro? Creio que sim, pois vivemos em sociedade e só com união conseguimos ter uma vida serena , sem atritos ; não podemos desejar paz no mundo se não conseguimos respeitar aqueles que vivem perto de nós, mas, infelizmente, vemos esse desrespeito entre familiares e, pior, entre pais e filhos. Querida Olinda, um assunto sempre pertinente, mas agora ainda mais, pois estamos a assistir a tamanhas atrocidades que até ficamos com vergonha de fazermos parte desta sociedade dita civilizada. Obrigada, Amiga, por nos trazeres esta reflexão, num dia tão importante para os católicos e num momento em que o ser humano, mais uma vez se esquece de que " somos pó e ao pó voltaremos " . Deixo-te um abraço do tamanho do mundo carregadinho de amizade e os sinceros votos de que estejam todos bem.
    Emilia 🙏 🕊 🌏

    ResponderEliminar
  3. Tão simples se todos assim pensassem,não é? Lindo texto e proposta para reflexão! Pena parece ter quem apenas o contrário faça! beijos, lindo dia, cheio de coisas boas e do BEM! chica

    ResponderEliminar
  4. Uma máxima a seguir por todos e seríamos bem mais felizes!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida!

    Tão necessária e importante a reflexão que hoje você nos propõe. Respeito, empatia... Vejo-os cada dia menos no mundo e meu coração aperta.

    Grata por tua linda reflexão!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Olinda,
    Palavras sábias nos trouxe aqui, de José Saramago, muito oportunas, num momento tão crítico para a paz no Mundo e em especial na Ucrânia.
    Que neste tempo Quaresmal, que muito bem refere numa excelente reflexão , saibamos pensar no que é essencial para as nossas vidas que se refletirá em cada outro: amar!
    Se amarmos a PAZ existirá!
    Beijinhos e uma boa Quaresma.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Maravilhosa, excelente publicação que todos deveriam de ler!
    -
    A janela que me acolhe...

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, grande reflexão e partir do maravilhoso José Saramago, que nos traz o grandioso de uma forma simples e prática. " «Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti"... bjs

    ResponderEliminar
  9. Oi, Olinda,
    oportuna reflexão vc nos traz aqui, conjugando a expressividade universal que existe no Amor; aquele que abrange todas as manifestações, como: solidariedade, empatia, dedicação, afeto, apoio e outras mais que por hora não registro, enfim, o Amor Universal e criador da vida em abundância de felicidades.

    Grata por esta maravilhosa reflexão.
    Bjsss,
    Calu

    ResponderEliminar
  10. Thanks for sharing

    visit our website

    ittelkom jakarta

    ResponderEliminar