quinta-feira, 31 de março de 2022

Vem...senta-te que a história não é curta





O teu mensageiro

Não te afastes
aproxima-te de mim
traz a tua esteira e senta-te

Vejo tremenda aflição no teu rosto
mostrando desespero
andas
e os teus passos são incertos

Aproxima-te de mim
pergunta-me e eu contar-te-ei
pergunta-me onde mora o dissabor
pede-me que te mostre
o caminho do desassossego
o canto do sofrimento
porque sou eu o teu mensageiro

Não me subestimes
aproxima-te de mim
não olhes estas lágrimas
descendo pelo meu rosto
nem desdenhes as minhas palavras
por esta minha voz trémula
de velhice impertinente

Aproxima-te de mim
não te afastes
vem...

senta-te que a história não é curta

in: No fundo do canto


Odete Semedo (Maria Odete da Costa Soares Semedo), nasceu em Bissau, em 7 de Novembro de 1959. Poeta, contista, professora universitária e política. Aos 18 anos iniciou as suas atividades como professora. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Portugueses) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (1989/1990). Ao regressar à Guiné-Bissau, assumiu a Coordenação Nacional do Projeto de Língua Portuguesa no Ensino Secundário, financiada pela Fundação Gulbenkian. Foi Diretora da Escola Normal Superior Tchico-Té; exerceu ali ao mesmo tempo suas atividades de professora. Em 2006 mudou-se para o Brasil para realizar o seu doutorado em Letras, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, em 2010, defendeu a tese "As mandjuandadi – cantigas de mulher na Guiné-Bissau: da tradição oral à literatura".
Mais aqui...



Flor Ave do Paraíso



Eneida Marta - Mandjuandadi


Tenham uma boa quinta-feira, meus amigos.

Abraços
Olinda

====
Veja, se interessar: 

Odete Costa Semedo - ancestralidade e a poética do desassossego

Título do post retirado do poema
Imagem: pixabay 

16 comentários:

  1. Sem dúvida um poema muito bonito.
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
  2. Que linda poesia,Olinda e os temas abordados dão longas histórias... beijos, lindo dia! chica

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Olinda,
    Gostei imenso deste poema e de conhecer a sua autora, sem dúvida uma grande Poeta e com uma obra notável!
    Muito obrigada por nos dar a conhecer Odete Semedo, esta grande senhora das letras de Língua Portuguesa.
    Beijinhos e aproveito para lhe desejar um bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Aproxima-te de mim
    não te afastes
    vem...

    Boa tarde de paz, querida amiga Olinda!
    Contar casos requer também ouvidos atentos dispostos a entrarem na dinâmica da reciprocidade.
    Tem uma carga de emoção forte por entre os versos, dá para se sentir, lendo atentamente com sensibilidade.
    As histórias de pessoas do bem, são longas e profundas, melhor assentar pensamentos, sentar o corpo e sossegar mente e 💙.

    A flor aqui, a Trícia, é linda e não sabia só nome artístico dela. Que lindo!

    O som é muito gostoso de ouvir.

    Tenha dias de paz, saúde e Amor!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderEliminar
  5. Gostei e conhecer a poetisa e todos os itens do 'post'...

    Uma poesia bela e expressiva marcada pela dor...

    Grata pelo que adquiri. Beijinho, Olinda.
    ~~~

    ResponderEliminar
  6. Muito , muito interessante.


    Alegra-me sempre ver mulheres desempenhando cargos destacados e serem feministas.

    Grato abraço pela partilha, querida Olinda!

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante da publicação e do poema!:)
    *
    Embriaguei meu coração ...

    Beijos. Boa noite

    ResponderEliminar
  8. Querida Olinda, poema que traz muitas histórias e um tanto dolorido, e sem dúvida belo!
    Fui no link e li bastante sobre a poeta, e outros belos poemas, excelentes!
    Um feliz fim de semana pra você, saúde e paz, querida amiga!
    Beijinhos, gostei muito de conhecer Odete Costa Semedo.

    ResponderEliminar
  9. Mais um belo post, mensagem que a poesia empresta beleza ao dizer das venturas e desventuras humanas. Como sempre, ricas citações por aqui.

    Bom fim de semana com mensagens de dias bons.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderEliminar
  10. O que eu aprendo por aqui!
    Agradeço a partilha!

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Muito bom este post, meus parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Querida Olinda
    Achei este poema maravilhoso!!! Tão sentido, tão profundo, tão cheio de significado... Adorei!
    Não conhecia a poetisa, mas fiquei muito interessada. É o género de poesia de que eu gosto muito. Vou informar-me e, se possível, adquirir alguma obra dela.
    Obrigada por ma teres apresentado... 😊
    Um abracinho.

    Bom Fim de Semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  13. Oi Olinda, que belo poema acompanhado de uma linda foto e vídeo, amei!


    Bom domingo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Palavras profundas e sentidas num belíssimo poema.
    Não conhecia a poetisa, obrigado pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha. Cada dia mais encantada pelas escritoras que nos apresenta. Vou partilhar esta beleza, pois é um transbordamento. Vou ler mais sobre ela. Grata

    ResponderEliminar
  16. Gostei imenso deste poema e de conhecer a sua autora.
    o vídeo também está lindo.
    Brisas doces *

    ResponderEliminar