terça-feira, 15 de outubro de 2024

ROMA : Urbs Aeterna ou Caput Mundi

Indo do aeroporto parece que estamos numa cidade europeia como outra qualquer. Mas avançando, os prédios em tom ocre e com uma arquitectura bem definida começa a mostrar que estamos numa cidade com a sua personalidade própria.

O rio Tibre, que a atravessa, em certos pontos não é largo e ouve-se a água a correr, talvez um ressalto, um pouco mais atrás, deixou-me extasiada. Fiquei com vontade de lá voltar só para ouvir esse canto. Um pouco ao longe vemos o Castelo de Sant'Ângelo. Tivemos oportunidade de lá ir.

Como chegámos de manhã, deixámos a bagagem no hotel e seguimos a pé à descoberta, enveredámos pela Via Panisperna, rua longa, tivemos de dar à perna, passe a expressão, onde descobrimos um Café de Bairro, muito acolhedor. Estávamos já com vontade de beber um café e foi o que pedimos, acompanhado com uns salgadinhos jeitosos. Parece serem comuns na cidade, porquanto depois vimos também noutros sítios.

Foi uma viagem de raparigas, isto é, eu e a minha filha é que fomos nessa aventura. Os elementos masculinos ficaram em casa a tomar conta do pequenino. E ela disse-me: Mãe, importas-te que eu peça sempre carbonara e tu pedes o que tu quiseres. O que ela gosta de pasta. Em outras palavras, andámos à procura da carbonara ideal, entre outras coisas.

Ela levava uma lista de restaurantes com as melhores classificações em termos de comentários. Portanto, não andámos à deriva. Também em relação a monumentos e locais de interesse, tudo previsto, o que facilitou bastante, tendo em conta os poucos dias que tínhamos. E o google maps foi de grande ajuda.

Vimos os monumentos todos que fazem de Roma caput mundi, nos tempos da romanização era ali que tudo se passava. Mas essencialmente fizemos dela, e é, um destino gastronómico. A primeira refeição foi num restaurante depois da ponte da foto, que atravessa o Tibre. Não gostei especialmente da pizza. Já comi melhores ou então por cá fazem-se com mais ingredientes.

Mas a foto que se segue foi a primeira carbonara. Depois foi um nunca acabar de experiências gastronómicas, que, como é óbvio, não cabem aqui. Estivemos em filas enormes, uma loucura.

Para não fazer deste post algo muito extenso vou mostrar alguns dos pratos que provámos. Houve até um em que senhoras estavam numa mesa a enrolar a massa, para turista ver. Chocou-me um pouco.

Mulheres enrolando a pasta em determinado restaurante

Chovia uma chuvinha irritante, andámos a pé, de táxi, de uber, de autocarro, não deixámos nada ao acaso, procurando aproveitar os poucos dias que tínhamos destinado para esta escapadinha.

Aprendi uma coisa interessante: que ter prioridade para entrar nos aviões (por ex: Ryanair) não é a idade, a gravidez, ser pessoa deficiente, mas sim ter comprado bagagem. Vivendo e aprendendo.

Só agora tive disponibilidade mental para fazer esta publicação, embora esta viagem tenha acontecido nos primeiros dias de Novembro de 2023.