terça-feira, 11 de julho de 2023

Com uma praia na lembrança





Percorro os verões antiquíssimos
quando era absoluta a cintilação do dia.

Havia uma praia com areia muito fina
Havia toldos brancos às riscas azuis.
Havia o prego e as cinco pedrinhas
que divertiam as meninas.
Havia o som de risos e brincadeiras.

Contra o vento flutuava o rigor da luz
em meu olhar tão cheio de candura.

Os rapazes faziam do jogo da bola
o gozo e o pretexto de espreitar
as mais distraídas a vestir o fato de banho.

O mar com ondas sempre enormes
era demasiado belo não fora o banheiro
a enfiar-me a cabeça na rebentação
como num cerco escuro
indiferente ao meu berreiro.
A água que eu engolia fazia descer a maré
tinha a certeza porque depois
a ondulação acalmava dilatando o areal.

E o sol sem pressa tornava os dias
mais longos e memoráveis.

Graça Pires
In: "O improviso de viver"
Pg 46



Quase que faço minhas as lembranças dessa praia ou outra mais perto de mim... 
A água que eu engolia fazia descer a maré, com as partidas dos meus irmãos mais velhos. Dias felizes e despreocupados, sem dúvida.

"O improviso de viver", tão intimista que, ao percorrermos as suas páginas, identificamo-nos com muitos momentos descritos nos poemas que o compõem. 






O Blog da Autora:

            *

Boa semana, amigos.
Abraços
Olinda

==

P.S. - Peço, desde já, desculpas se levar algum tempo antes de eventuais comentários serem publicados.

Motivo: 

Tenho estado sem computador. "Tenho vivido de amigos", o mesmo é dizer que só escrevo alguma coisa quando estou com a minha filha, aproveitando para utilizar o portátil dela.

Olinda



====
Praia de Quiaios - daqui

19 comentários:

  1. Olá, querida amiga Olinda!
    Estou ouvindo o lindo vídeo... Adoro o idioma. Melodia suave...
    Ter trazida a amiga Graça foi uma feliz escolha para nosso enlevo.
    "E o sol sem pressa tornava os dias
    mais longos e memoráveis."
    Sinto precisão do sol...
    Versos perfeitos os da Graça que recortei.
    Vivo aqui com uma praia na lembrança noite e dia.
    O mar é meu amiguinho diário e o verão faz meus dias muito mais plenos.
    Gostei muito da sua escolha da vez.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos


    ResponderEliminar
  2. Grandes recordações, comuns à nossa infância, identifico-me com todas, só faltam as Bolas de Berlim.
    Uma saudação à competência poética da Graça Pires e um abraço para a Cara Olinda.

    ResponderEliminar
  3. A Graça Pires é maravilhosa com seus poemas que enche a nossa alma de frescor. Sou fã demais e o mar é sempre uma nspiração dos poetas , com certeza. Obrigada pela lembrança de trazer a nossa amiga para embelezar e agradar seus leitores.. Um abraço Olivia e outro para a Graça.

    ResponderEliminar
  4. Profundo poema. Me gusto mucho. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  5. A praia da minha infância. Essa que nunca me saiu da memória.
    Obrigada, minha Amiga Olinda por este seu carinhoso gesto de publicar um poema meu. Obrigada a todos os que gostarem de o ler.
    Adorei ouvir Nana Mouskouri em "Le temps des cerises", a levar-me a outra idade longe da que tenho. Bem haja.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. O poema da Graça nos encanta e creio que todos temos praias das nossas lembranças. Até podemos lá retornar, mas não teremos os mesmos sons, as vozinhas das criançada a correm=r, brincar.... Adorei! Que teu computador volte logo!!! beijos, chica

    ResponderEliminar
  7. Olá Olinda
    Amei o poema da Graça Pires
    Lembro-me a primeira vez que vi o mar
    Eu chorei!
    Tão lindo que achei o bramir das ondas
    Me falavam de Deus.
    Abraços querida, boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Poema deslumbrante que muito gostei de ler. Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  9. Maravilhoso viajar com a amiga Graça que voa alto em suas inspirações.
    Que bom que tenho quase todos os livros da Graça e me delicio que este poetizar elegante fluente.
    Bela escolha Olinda e partilha de uma grande poetisa.
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Que ótimo ver a nossa querida Graça aqui no seu blog, Olinda!
    Eu entendo tanto o mar que o 'respeito' muito! Lembro de minhas caminhadas em areias finas e, quando criança, olhava para aquele infinito onde se junta mar e céu e ficava intrigada o que teria do outro lado daquela linha! Curiosidade de criança...
    Deixo um beijinho para as duas queridas.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pela escolha do poema da Graça, a quem tanto admiro e sigo. Amo o mar e para mim uma constante fonte de inspiração. Grata pela partilha. bjs

    ResponderEliminar
  12. Notável (este) Poema de Graça Pires. Ele me transportou ao tempo destas delícias saudáveis de bem estar na praia.
    Parabéns á Autora. Parabéns á Olinda por no-lo trazer a destaque.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  13. A vida também é feita de recordações!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Olinda,
    Como gostei de ler aqui este Poema de Graça Pires, minha Poeta de eleição.
    Tenho o livro e também o considero bastante intimista, repleto de pérolas poéticas como este que partilhou e que também me remeteu à praia da minha infância.
    Gostei de recordar a música.
    Um beijinho e um bom domingo.
    Ailime

    ResponderEliminar
  15. Belo poema. Parabéns por compartilhar. Espero que esteja tudo certinho com seu computador. Bjs com carinho NalPontes

    ResponderEliminar
  16. Olinda querida,
    Adorei a pubçlicação e
    desejo uma nova semana
    de cosas boas.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  17. Também me fez lembrar quando ía à Nazaré e o meu irmão me metia debaixo de água, eu ficava sempre em panico...
    Deve ser por isso que vou pouco à praia e quando vou só molho os pés.
    Mas o poema é lindo e mostra outra prespectiva, beijinho, eugénia

    ResponderEliminar
  18. A poesia da Graça Pires é de grande qualidade.
    Ficará para a História da literatura poética portuguesa, por certo.
    Boa semana, cara amiga Olinda.
    Um abraço.

    ResponderEliminar