domingo, 21 de outubro de 2018

"Os milagres somos nós que os fazemos"


1– Quem não sonha, ou sonha pouco, não possui paixões fortes, nem conhece a utopia. Devemos confiar nos sonhos, porque neles se oculta a porta para a eternidade. E os filhos são sempre parte dos sonhos, porque chegam do futuro e foi para o nosso futuro que eles nasceram e cresceram.

2 – Há que amar, amar a verdade, as pessoas, os animais, a Natureza... e fazê-lo de uma forma profunda e sincera
3 – A liberdade de expressão, meus amigos, só pode ser entendida quando tem em conta o respeito pela vida do próximo, tenha ele a cor que tiver, o credo que escolher e a vida que viver. Seja ele rei, ou futebolista.., ou as duas coisas!
4 – Não faço distinção de raça ou religião, nenhuma. O que interessa é a pessoa, o ser humano. Se é boa, muito bem; se não é boa, vou ajudá-la a melhorar, nunca a piorar.
5 – É sempre a mulher que escolhe o homem que a vai conquistar. É sempre ela que o eleva.




6 – Tenho uma estranha e subtil esperança de que, um dia, não tenhamos de sofrer o que fazemos àqueles animais que abandonamos sem uma festa, sem um adeus, ou simplesmente sem um sincero pedido de desculpas.
7 – Que importância terá aquilo que eu comprei, se o compararmos com tudo o que eu construí, ou ajudei a crescer? A riqueza e a felicidade não estão naquilo que eu tenho, mas naquilo que eu dei.
8 – Eu não sei muita coisa, é verdade, mas não tenho pena disso. Seria de ter mais pena se pensasse que sabia tudo... ou que tinha sempre razão!
9 – Na morte entregarei o corpo, cuja matéria me foi emprestada, sem juros, para que eu a utilizasse a favor do espírito, a fim de que a parcela que me cabe da genética cósmica tenha um pouco mais de luz e de amor.
10 – A receita para o sucesso, meus amigos, para envelhecer de forma activa e com sucesso... é PERDER O MEDO.



Excerto de: Aqui

(Acrescentado hoje, 25/10/2018, ao post)

O mais recente livro de Ruy de Carvalho O Amor é Isto é como "uma cadeira vazia" ao lado do ator para lhe ouvir a sabedoria, em 100 pensamentos marcantes. Desses selecionámos 10, (VISÃO)


Rui Alberto Rebelo Pires de Carvalho, mais conhecido por Ruy de Carvalho, nascido a 01/03/1927, é um actor português.

21 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Olinda!
    Eu precisava muito de ler um texto assim nesta hora... Cada dia mais me convenço de que o medo nos acorrenta e atrasa nossa felicidade visto que a vida é curta e tudo é muito rápido.
    Ser e fazer feliz requer coragem... muita garra!
    Gostei de todas as abordagens e do que disse sobre gostar da pessoa por ela mesma e não por isso ou aquilo que a possa rotular...
    Perfeito!
    Deus a abençoe muito!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Um grande senhor que tive o prazer de conhecer pessoalmente na década de 90 e que me deixou impressionada, pela sua simplicidade, pela gentileza, pelo sorriso fácil pelo calor humano que irradiava.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Dez magníficos pontos de vista.
    Excelente escolha, obrigado pela partilha.
    Olinda, uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Conheci, pessoalmente, Ruy de Carvalho num café em Coimbra. Olhei, repentinamente, como quem não esperava encontrar alguém que conhecia bastante (embora virtualmente). Não esqueço o sorriso franco e alegre, em jeito de cumprimento. Estes pensamentos, aqui expressos, fazem jus a uma pessoa de bem com a vida.
    Boa escolha, querida Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Um grande senhor com uma grande alma, Ruy de Carvalho. Obrigada por partilhar este texto tão cheio de humanidade.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Há milagres fáceis de explicar

    ResponderEliminar
  7. Olá, estimada Olinda!

    Conheço Ruy, pensava k era com i latino, de Carvalho há uns largos anos, mas só virtualmente. Tem uma postura e uma presença em palco e não só, como não tem mais nenhum dos seus filhos, mesmo um deles ator e seu neto, tb ator.

    Há pessoas k nascem e são assim, grandiosas, eloquentes e simultaneamente simples, características estas k não conseguem transmitir aos filhos ou aos netos. Veja-se Mário Soares e o seu filho. Que abissal diferença!

    "O Amor É Isto" e mto mais, mas não se pode dizer tudo num só livro. Há frases bonitas, e que todos conhecemos, mas k não passam de mensagens bonitas, em minha opinião. O autor deste livro, k não conheço, nem li, não disse nada de novo.

    Não sei se é a mulher k escolhe o homem ou se muitas não estarão já prometidas, antes até do nascimento, não sei. Há k rever conceitos de certas culturas e isso leva séculos, Sr. Ruy de Carvalho!

    "Os milagres somos nós que os fazemos", sem dúvida alguma. Tudo passa pela nossa força de vontade e boa autoestima.

    Espírito? Parcela cósmica, sim, talvez.

    Espero k com os seus 91 anos, Ruy de Carvalho tenha dado mto de si aos outros e medo, qual medo? Nunca o teve.

    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Apenas o conheço, por cumprimentá-lo nos bastidores,
    pelos papéis das peças de teatro que desempenhava
    com o maior profissionalismo e galhardia.
    Gostei de o ler...
    Grata pela oportunidade, estimada Amiga.
    Abraço
    ~~~

    ResponderEliminar
  9. amar é um receituário? interrogo-me...
    enfim, se não cura também não faz mal à saúde...

    abraço, amiga Olinda

    ResponderEliminar
  10. Ruy de Carvalho é um SENHOR com toda a autoridade com que o tempo o tem distinguido.
    Prabéns e obrigado.



    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  11. Muito teremos a aprender com Ruy de Carvalho. E ainda trabalha, com mais de 90 anos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Há bastante sabedoria nessas palavras, e além disso, inspiram, inspiram a escrever, a viver. Um abraço

    ResponderEliminar
  13. A sabedoria de quem tem uma vida plena e longa.
    Muito interessante!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  14. O Amor, a Vida, a essência de cada um não tem (mau seria...) uma fórmula, uma receita. É verdade que 'o medo faz transpirar em Janeiro', diz o adágio. 'Quem nada teme não é mais poderoso do que o outro que tudo teme', escreveu um filósofo grego. Sartre dizia que 'todos os homens têm medo; quem não tem medo não é normal e iso nada tem a ver com coragem'. É nossa condição, creio, temermos tudo como (limitados) mortais que somos; mesmo que tenhamos sonhos de imortalidade...
    (saboroso aquele 5º pensamento do actor; matou-me!...)
    abraço, amiga Olinda.
    jorge

    www.tintapermanente.pt

    ResponderEliminar
  15. Brilhantes e sábios pensamentos de um Grande Senhor.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
  16. Há tanto tempo que não vinha aqui, querida amiga! Mas, como bem disseste, a minha monotonia, sentida algumas vezes nos meus dias, acabou e, embora já nāo esteja na minha filha, ela vem para cá e, claro, o blog fica para outro dia. Estive a ler todos os posts e muito teria a dizer sobre todos eles, mas o texto que escreveste no final de cada um diz tudo , completando muito bem o poema. Quanto à loberdade, amiga, tenho que pensar no meu querido Brasil, onde existe há muitos anos a liberdade de se falar, de se cantar ou escrever o que se quiser, mas, falta, o que para mim ainda é mais importante, a liberdade de ir e vir, de sentar numa esplanada " curtindo " aquele sol e calor maravilhosos. Vi um video do cantor Ronni von ( já não canta ) que eu apreciava muito num desabafo que me comoveu. Ele dizia mais ou menos isto: no meu país nāo se pode ter nada, no meu pais não se pode ambicionar a teruma casa, um carro, etc, porque vem alguem e tira-nos tudo.; eu tenho uma bela casa e, como eu, muita gente, mas será casa ? Nāo! É, sim, uma prisão de luxo! Disse ainda que tinha sido assaltado e que " levaram-me quase tudo e digo quase tudo, porque me pouparam a vida !" Isto não é liberdade, amiga e, quando lá vou, fico muito triste por ver que na minha cidadezinha do interior, apesar das noites amenas, não posso sentar-me numa esplanada com um grupo de amigos, conversando até altas horas; tenho que ficar no apartamento com guarda 24 sobre 24 horas e com grades por tudo quanto é lado, como se num bunker estivesse. Como tenho saudades do tempo em que para lá fui, onde comprar morangos e come-los sentada num banco de jardim era possivel, onde os meus filhos podiam andar de bicicleta na rua, podiam correr livremente, pelas ruas do bairro, subindo arvores, catando " marias pretas ( frutinho escuro ), sem que eles e nós pensassemos nos perigos que hoje temos de enfrentar; e a sociedade está assim, feita de homens que, apesar do progresso, não estão mais sábios, que apesar dos avanços tecnológicos, têm regredido muito; estão mais desonestos, mais ambiciosos, mais ávidos de poder e de dinheiro. Não olham a meios para atingirem os seus objectivos, pois o que mais importa é o ter e o aparecer e nunca o amar e o ser. Gostei muito dos " pensamentos de Ruy de Carvalho " e só espero que a vida, apesar da sua idade, lhe conserve esta lucidez e capacidade para continuar a encantar-nos com o seu trabalho. Obrigada, querida amiga, pelos belosvposts e por me dares a conhecer poetas que eu desconhecia. Desculpa também a minha ausência, mas todos os dias pensava em vir aqui aconchegar-me neste macio xaile, pois o frio tem sido muito e sabes que não gosto nada dele. Um beijinho e tudo de bom para ti e para os teus, principalmente, muita saúde para todos.
    Emilia


    ResponderEliminar
  17. Venho-te deixar um beijo, querida Olinda.

    ResponderEliminar
  18. Olinda, querida, gostei de a ver no meu Rol de Leituras.
    Desejo que volte rápido a encantar-nos com as suas postagens.
    Fique bem, minha amiga.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  19. Olá Olinda!
    Gostei de conhecer, e ler os pensamentos inteligentes desse autor. O livro deve ser muito bom.
    Uma excelente partilha.

    Um abraço, um sorriso e um excelente mês de novembro.
    Precisei me ausentar devido viagem de urgência, mas estou de volta. Tem nova postagem.
    Escrevinhados da Vida

    ResponderEliminar