segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O homem sempre presente


Aqui d'el rei que ele não pára. Hoje está aqui, amanhã no norte, depois de amanhã no sul. Come da marmita,  abraça e beija a plebe, fala de tudo, opina em tudo, dá notícias em primeira mão, dá entrevistas, fala e justifica medidas como se fosse governo, enfim, por esse andar não vai aguentar o ritmo e, mais, está a sair da sua esfera.






E agora? Fazer o quê? Lançar-lhe um anátema, um impeachement? Não podem. Ele está lá por direito próprio. Sendo um homem de leis, isto é, com a sua formação jurídica saberá até onde ir sem extravasar as suas competências, tendo sempre em conta a importância e independência dos três poderes: legislativo, executivo, judicial. A sua forma de estar poderá colidir com o establishment, mas quem, em boa consciência, não gosta de uma lufada de ar fresco, de uma pedrada no charco? Incomoda? Pois, incomoda a muita gente essa disponibilidade toda, essa maneira diferente de estar e de fazer.


Em tempos, nos tempos da troika, cheguei a referir aqui, retiradas da Constituição, as competências do Presidente da República que, além do veto suspensivo que servirá para mostrar o seu desacordo por determinada medida, tem ao seu dispor outros instrumentos de gestão de crise. Será preciso esperar por crises, sejam institucionais, económico-financeiras ou outras para ele se manifestar? Mais vale pôr o dedo na ferida enquanto é tempo e dizer pura e simplesmente: Está morto, este assunto está morto. Vamos avançar. O futuro é que interessa.

Continue assim, Presidente, seja o homem do leme. 
Seja sempre o homem dos afectos que abraça o Universo.

=====
Imagem:Pixabey

12 comentários:

  1. Depois de um PR múmia, temos um PR hiperativo.
    Não votei em nenhum deles, mas o último tem sido uma agradável surpresa.
    Um abraço e uma serena e saudável semana

    ResponderEliminar
  2. Isso mesmo, Olinda! Não estamos acostumados a ver um Exmo Presidente da República descer do seu pedestal e ficar junto ao povo, mas é junto dele que deve estar, vivenciando de perto os problema das pessoas. Está na hora de dizer basta a pequenas coisas que já estão resolvidas e mostrar que para a frente é o caminho. Com certeza que ele saberá até onde pode ir, mas uma coisa é certa: o povo precisa de alegria, de abraços, precisa de pessoas que saibam que, apesar do cargo, são iguais às outras
    Não é minha intenção compará-los, mas o Papa Francisco está a fazer o mesmo na religião católica. Está realmente a ser o representante de Jesus, indo com
    humildade para junto das pessoas; para ele as pessoas vêm em primeiro lugar, pois são elas que formam uma igreja.
    Assim deve continuar o nosso presidente, sim! Muito bom termos um presidente que se diz pessoa de afectos e de consensos. Incomoda muito, claro, mas não importa! Pprtugal precisa muito de sorrisos! Beijinhos, Olinda e obrigada pelo tema. Merecida esta homenagem que lhe fazes! Gostei muito! Boa noite!
    Emilia

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo, com muito agrado.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    Beijinhos, Olinda.
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo, caríssima Olinda! Não podemos agradar a todos...se não fala, está mal. Se fala, fala demais...
    Deixem que diga, que pensem, que falem...apetece cantar...
    Uma lufada de ar fresco e de inteligência também ela emocional que é o que falta ao nosso mundo atual.Parabéns.Gostei desta frontalidade.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga Olinda
    Gostei da tua "crónica", que subscrevo.
    Críticas sempre houve e sempre haverá. Pois se nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos... como esperar isso de simples mortais???
    O que é preciso é que ele consiga aguentar o leme, e eu acredito que terá competência para tal.

    Obrigada pela carinhosa presença e parabéns à minha "CASA".

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
  6. Olá Olinda. Completamente de acordo.

    Bjs

    Isabel Gomes

    ResponderEliminar
  7. E eis que agora regressa o outro senhor a querer um bocadinho de protagonismo...
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Sem tomar protagonismos que excedam as sua competências, pois que assim seja. Já começávamos a tomar por hábito que as múmias só falassem quando se lhes limpava o pó.
    Intervenção é isto.
    Parabéns.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  9. Olá, estimada Olinda!

    Tenho frio! O seu xaile, mesmo sendo de seda, dava-me, agora, um jeitaço, vocábulo k não existe, ah, como dava!

    Gostei mto da sua publicação, mto tu cá, tu lá, frontal, feliz, enfim, ser popular é o que está a dar (risos). De facto, pra quê falar de coisas passadas, se o k interessa é o futuro? Contudo, em tantos blogues, eu continuo a ouvir falar da "múmia" e do desgoverno de Passos e Portas. Ora, bolas, "camaradas"! Temos de usar sempre a mesma bitola, sermos uniformes, em situações semelhantes.

    Pois, o Presidente dos Afetos está em todos os eventos e em todas as situações, e dá sempre a sua opinião, excetuando, agora, a propósito do Centeno (bem, mas isso irá resolver-se, tenho a certeza). É daqueles k sabe agradar, hipocritamente, em minha opinião, a Gregos e Troianos, mas um dia, e ele k diz tantas vezes: eu, sou de centro-direita, vai tirar a máscara, mas agora ainda não, pke não estão criadas as condições necessárias e suficientes. Ele e Rui Rio vão entender-se mto bem! Não sou a Pitonisa de Delfos, mas tudo indica k assim será.

    Beijos e bom final de semana.

    ResponderEliminar
  10. Pois é amiga MRS é incomparável.
    Não sabe estar calado, nem parado!!!
    Não rejeita o povo, seja ele qual for.
    Vai tentando harmonizar com todos.
    Que tenha saúde e vida para assim continuar.
    Um bj. e uma boa terça-feira de Carnaval.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
  11. Oi Olinda, esse seu Xaile (Xale) de Seda está a me parecer um manto sagrado, tal a preclaridade e clareza no olhar e razão - com grande abrangência crítica. Sou brasileiro e amo Portugal. Cavaco e Silva era simpático, mas simpático apenas. Esse é simpático e igual. Igual ao povo, igual a mim, igual ao seu semelhante no sentido do próximo que mesmo distante de seu perfil tem o dever de o respeitar por direito da maioria. Ele esteve no Brasil e me pareceu um igual. Contou-nos até piada, e demonstrou ter um carinho enorme pelo Brasil por ter laços afetivos com gente de cá. Parabéns pela Crônica que é um poema em prosa, pela forma. Gostaria de voltar aqui outras vezes. Não encontrei como seguir seu blog. Meu abraço cordial e parabéns! Laerte.

    ResponderEliminar
  12. Minha amiga: revejo-me em tudo o que (tão bem) escreveste. Não votei nele mas gosto da postura que tem assumido dentro da atual conjuntura política e a sua maneira de ser também me agrada imenso.
    Bjinho, Olinda :)

    ResponderEliminar