sexta-feira, 29 de novembro de 2013

'O Mistério da Casa das Quatro Cabeças'




É uma casa quase encantada, lendária, com traçado arquitectónico da época moderna iniciado no século XV, mas, há quem diga que a data da sua construção é posterior ao terramoto de 1755, que destruiu o Bairro de Troino - Setúbal (esquina da rua de Fran Paxeco com a rua do Carmo). A porta mostra o nº 44, ao lado deste uma cabeça e em baixo a inscrição: Si Deus pro nobis, quis contra nos.


Diz a tradição que as cabeças serviriam para assinalar o local do atentado que deveria dar-se contra o Rei D.João II na sua passagem, a pé, na procissão de Corpus Christi, em Setúbal.

Três das cabeças representariam o rosto de D. João II ladeado pelos de D.Diogo, Duque de Viseu e de D. Lopo de Albuquerque, Conde Penamacor. Naquele local os dois teriam combinado deixar cair os bastões e baixando-se para os apanhar deixariam a descoberto a pessoa do Rei, a quem, um terceiro conjurado de dentro das casas, atacaria a tiro de arcabuz. 

Há muitas dúvidas sobre se o monumento teria alguma coisa a ver com um eventual atentado contra o rei, sobre se as cabeças teriam sido lá colocadas todas na mesma época, e mesmo, se a posição delas teria sido, originalmente, a que vemos presentemente.

Estas e outras polémicas são tratadas e resolvidas, segundo o autor, Rocha Souto, num trabalho intitulado, 'O Mistério da Casa das Quatro Cabeças'. Na conclusão, o autor sublinha a importância histórica do monumento, e alerta para a necessidade da sua inclusão entre os Monumentos sob a protecção do Estado.





E parece que é o que vai acontecer.

Li num jornal regional, em 12 deste mês, que a Câmara Municipal de Setúbal pretende acelerar a expropriação do imóvel. Este foi considerado património de interesse municipal e não tem sido possível contactar os donos da propriedade, não só para procederem à sua conservação como, agora, quando se trata da expropriação. Até nisto o mistério se mantém...


Notícia:
Diário da Região
Imagens: Internet

11 comentários:

  1. Muito interessante. Não conhecia esta casa...e morando perto de Setúbal, um dia tenho de passar por lá.

    ResponderEliminar
  2. Setúbal é uma das minhas cidades, pois foi lá que fiz o Liceu.

    O atentado esteve mesmo para acontecer, só que o irmão de um dos conspiradores denunciou a conjura.

    D. João II foi um dos nossos melhores governantes, pese embora a dureza de algumas das suas decisões.

    Querida Olinda, bom final de semana

    ResponderEliminar
  3. Os simbolismos e suas explicações fascinantes...

    Beijos Olinda, bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  4. ❀´¨`·..❀
    Hello et merci à toi Olinda pour cette belle publication !!!
    Je t'embrasse
    Je te souhaite une bonne continuation
    ❀´¨`·..❀

    ResponderEliminar
  5. Quantas conspirações, quantas tramas, quantos mistérios! Tudo faz parte da história de um povo. Nem tudo é verdadeiro, mas como comprovar? Na dúvida, verdade ou não, é importante preservar...Gosto de mistérios! Gostei da matéria.
    Beijos, Olinda
    da Lúcia
    P.S. Lá na Cadeirinha, há uma cabeça separada de um corpo, em Caridade!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada amiga pelo carinho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Fiquei encantada com o que aqui nos contas. Não conheço esta casa e nem tinha ouvido falar destes acontecimentos. Como diz uma amiga que sempre vem cá, nas dobras deste xaile macio sempre se aprende muito. Beijinhos, Olinda e obrigada pela partilha. Uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  8. São fascinantes estes documentos históricos! Adoro ler as crónicas do Germano Silva sobre o Porto, com "mistérios" do mesmo género. Há tanto a aprender sobre a nossa História!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Muito interessante esta história das 4 cabeças ...
    Beijo Lisette,

    ResponderEliminar
  10. Muito interessante. Há que se preservar o monumento, faz parte da história. Bjs.

    ResponderEliminar
  11. A narrativa histórica é uma temática que me encanta e alimenta. Pois muito do que se vê e se vive no presente, é inexoravelmente o resultado do passado, das circunstâncias. Aqui podemos observar, refletir e debater sobre o que foi (o que é, o que são), os conchavos, o envolvimento da igreja católica, as teias obscuras do poder, e toda sorte de pacto para a derrubada e ou a manutenção de privilégios. Uma bela história, mais uma, saio daqui sempre enriquecida. Obrigada, amiga! E felizmente as autoridades estão tomando providências para que a história seja conhecida, preservada.

    Um beijão!!

    ResponderEliminar