domingo, 18 de agosto de 2024

Querido mês de Agosto

 



O calor aperta neste mês de Agosto. Ar condicionado, ventoinhas, leques, abanos, tudo serve para conseguir um pouco de ar fresco. Lá fora o Sol não dá descanso. Ir à praia seria uma boa solução mas, daqui até lá ainda é um bom esticão, e, ainda por cima, há o trânsito que também emperra tudo. Queixo-me é verdade... o Verão passa num instante. Depois vem o Outono e mais à frente o Inverno. Então é a tiritar. Nunca estamos satisfeitos com nada, se não é uma coisa é outra. Devo dizer que sei apreciar a leveza da roupa que se usa no tempo do calor. E, na verdade, tudo tem outro sabor. As refeições com grelhados e saladas, os sumos de fruta, a água, sim, a água fresca que mata a sede nestes dias de grande ardência. Mas reconheço que não me posso queixar com isso de hoje não ir à praia. Estive não há muito tempo um mesito ao pé do mar a alimentar-me do azul e a respirar a maresia. Depois disso já fui passar mais uns dias a subir e a descer dunas, enterrando os pés na areia fofa, na areia molhada, a receber as ondas de peito aberto e a apreciar a arte xávega... É como eu digo, qualquer dia vem o frio, que também tem o seu encanto, mas enquanto pudermos aproveitemos o sol e o calor. E a vitamina D faz falta.


===

imagem: net 

 

11 comentários:

  1. Estamos mesmo sempre reclamando, seja do calorão ou do frio demais. Melhor mesmo é aproveitar CADA dia como ele se mostra... Mas somos assim, humanos! E que bom aproveitaste bem teus dias de mar...

    beijos, linda semana, chica

    ResponderEliminar
  2. Olá, amiga Olinda
    Estou sintonizado com esta sua crónica muito realista da realidade que vivemos. De facto assim é. Nunca estamos bem com a vida que temos. No fundo, é uma caraterística nossa, estamos sempre insatisfeitos.
    Também gosto da praia e do verão. Do inverno não gosto nada.
    Mas a vida é mesmo assim. Não podemos ter tudo ao mesmo tempo. Temos que gerir cada dia que passa da melhor maneira possível, e aproveitar bem esses momentos.

    Desejo-lhe um feliz domingo, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Bom domingo Olinda.
    Eternos insatisfeitos com as estações apesar dos encantos de cada uma delas, como aqui bem elencados. A dona Primavera talvez seja a menos queixada. Eu filho do Sol adoro o tempo de verão, pelo vestuário, numa cidade que quase não existe o frio, do qual tenho pavor mesmo.
    Que a semana que prepara o fim deste agosto com seus ventos por aqui, lhe seja leve e alegre.
    Carinhoso abraço de paz.

    ResponderEliminar
  4. Uma descrição do Verão, tão sugestiva, que fiquei tentado a gostar do Verão.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Bom domingo de Paz, querida amiga Olinda!
    Menina do céu (como se diz aqui), que texto de tirar o fôlego!
    Também pudera, com a cultura que tem, não poderia deixar de ser uma exímia escritora.
    Amei cada etapa:
    "Nunca estamos satisfeitos com nada, se não é uma coisa é outra. "
    Somos assim, só mudamos de endereço...
    "Devo dizer que sei apreciar a leveza da roupa que se usa no tempo do calor."
    Somos duas, Amiga. Adoro vestidos soltos no corpo.
    "Ao pé do mar a alimentar-me do azul e a respirar a maresia"
    É meu paraíso secreto aqui diário. Um presente divino em meu viver é o morar pertinho do mar.
    Garanto minha dose de vitamina D diária.
    Agora, depois da missa dominical, estou no ar fresco do meu lar.
    Adorei cada palavra sua tão bem colocada.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. oi Olinda
    Verdade é que todas as estações são bem-vindas e por aqui o sol é presente na primavera veraõ outono e inverno. Os dias sem sol são sempre curiosos dado o costume de vê-lo sempre ao abrir janelas. A chuva quando vem as vezes assusta ,mas só as vezes... também não reclamo tenho um mar quase um quintal e quando posso vou ver a neve aí pelo seu lado...
    Em pleno inverno só essa semana fez um friozinho por força do vento que chegou fazendo barulho. Nada que na manhazinha, um sol delicado voltasse , brilhando ! Gostei da crônica. amiga e quando sentir falta da vitamina D , será bem acolhida_ é só avisar. Beijinhos e boa semana , aproveita seus dias ensolarados . Meu abraço.

    ResponderEliminar

  7. Boa noite, amiga Olinda
    Passando por aqui, relendo esta interessante crónica, que muito apreciei, e para desejar uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Nunca estamos satisfeitos e cada estação tem seu encanto, mas hoje, o verão me parece o pior, pois o ar que por aqui respiramos fica insuportável. O calor é tão intenso que há momentos, horas do dia, que não me atrevo a sair.
    O seu texto está belo.
    Deixo aqui o convite do aniversário do pensandoemfamilia.
    https://pensandoemfamilia.com.br/datas-comemorativas/aniversario-2/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Norma
      Não consegui entrar mas vou tentando.
      Parabéns pelo aniversário do seu lindo blog.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  9. Siempre es bueno estar en la playa. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Olinda,
    Um texto magnífico falando do verão e do mês que lhe faz justiça.
    Agosto sempre foi o mês de férias, por excelência, dos portuguses.
    Este ano já apanhei os ares do mar, mas só no final do mês iremos para o sul, para a praia, desejando que o tempo continue bom
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar