sábado, 17 de agosto de 2024

"Poema dirigido por...

...Ibn'Ammar a al-Mu'tamid num momento de 
tensão entre ambos"



Silves - Século XVII *


1. deverei fiar-me no que creio
    ou dar ouvidos a meus companheiros?
    verei realizado o meu anseio
    ou parto antes com os cavaleiros?

2. quando me entrego ao meu parecer
    vou em frente com amor ardente
    mas se discorro sabiamente
    sobre meus passos quero eu volver

3. um fundo afecto até ti me trouxe
    mas minha falta fê-lo transformar

4. curioso o Destino com a sua posse...
    só através dele logro divisar
    que longe, e não perto, devo estar.

5. temo-te, pelo poder sobre vida,
    mas a esperança tem em ti guarida
    por este afecto em coração

6. quantas vezes pudeste fustigar
    sendo eu a tua própria mão?

(...)

Hamdane Hadjadji (1932)
In:
Ibn Ammar Al-Andalusi - o drama de um poeta



***

Em Silves, al-Mu’tamid habitou o magnífico Palácio das Varandas, de que se encontram vestígios na fachada do Castelo. A fim de testar as suas capacidades, o seu pai, o rei al-Mu’tadid nomeou-o governador da cidade. Foi no Palácio das Varandas que al-Mu’tamid viveu em felicidade e lassidão, em companhia do seu amigo, o poeta Ibn Ammar. Juntos, tornaram Silves – Shilb – um importante centro cultural do mundo islâmico da época.

O mundo parecia-me um lugar menos frio e pronto a ser preenchido por novas diversões desde que Ibn Ammar fora habitar no palácio das varandas. Ele deu-me a conhecer novos prazeres. Pus de lado a obsessão de agradar ao meu pai. Éramos jovens e a cidade pertencia-nos. Tinha dinheiro para contratar músicos, bailarinas, poetas e filósofos para abrilhantar as festas na minha pequena corte. Uma felicidade nascente transmitiu à minha estadia em Silves um sentimento de euforia que nunca mais vim a experimentar da mesma maneira em nenhum outro lugar.” **

***


Veja Al-Mu'tamid aqui, no Xaile de Seda





====
* imagem daqui
Poema in: Poemário Assírio & Alvim, 2012, 06/01
** Citações: Crónica do Rei-Poeta Al-Mu'tamid, de Ana Cristina Silva

Nota:
De referir que Adalberto Alves possui uma obra muito importante sobre a nossa herança árabe.


11 comentários:

  1. Olá, amiga Olinda, gostei muito do poema e de conhecer o poeta.
    Votos de um feliz fim de semana.
    Um abraço, amiga.

    ResponderEliminar
  2. Lindo poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  3. Belo trabalho Olinda nos apresentar um poeta sensível com maravilhoso poema. O pensamento em declaração é fantástico no valorizar o que realmente pesa e faz feliz, coisas que o poder e dinheiro nem sempre proporciona.
    Gostei Olinda e grato pela sempre bela partilha.
    Abraços com carinho e feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Olá, amiga Olinda,
    Muito interessante poema aqui nos traz. Desconhecia este poeta e o episódio que este poema descreve.
    Sem dúvida alguma muito significativo o sentir do autor na descrição que faz no poema.
    Deu-nos uma ótima lição de de história, amiga Olinda.
    Gostei muito de ler este seu post.
    Deixo os meus votos de um Feliz fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do poema e saber mais sobre o poeta cheio de sensibilidade!
    Ótimo fim de semana! beijos, chica

    ResponderEliminar
  6. Poética e históricamente notável relato de quem sentia a terra e a gente que nela se abrigava.
    Nunva havia lido nada deste autor ou do seu Patrono.
    Buscarei e me inteirarei de algo mais sobre o Tema.
    Obrigado, Olinda por esta bela escolha e revelação.


    Beijo,
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  7. Bom sábado de Paz, querida amiga Olinda!
    Tenho tido dias cheios e só agora leio uma beleza por aqui, fruto da sua cultura e pesquisa criteriosa de leitura e estudos, certamente.
    De tudo que li, atentamente, levo agora para o dia:
    "Um sentimento de euforia que nunca mais vim a experimentar da mesma maneira em nenhum outro lugar.”
    Há momentos na vida bem assim como escreveu Ai-Mu...
    Seja assim o nosso final de semana feliz e abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Uma fascinante publicação a de hoje.
    Muito Obrigado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Minha amiga Olinda,
    Há muitos arautos das palavras em forma de poesia. A poesia beija a boca do amor, da política e dos valores sociais e familiares.
    As pessoas são educadas de muitas maneiras, mas, a literatura é, sem dúvida, a melhor dessas maneiras.
    Um abraço e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
  10. Me gusto el poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  11. Por esses tempos, o mundo islâmico foi pródigo em sinais de indesmentível cultura.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar