sábado, 20 de junho de 2020

O Eco do Pranto




Não me digas
Que essa é a voz de uma criança
Não...
A voz da criança
É suave e mansa
É uma voz que dança...
Não me digas
Que essa é a voz de uma criança
Parece mais
Um grito sem esperança
Um eco
Partindo de fundo de um beco
Não me digas
Que essa é a voz de uma criança,
Essa é doce e mansa
É uma voz que dança...
Esta parece mais
Um grito sufocado sob um manto
- O Eco do Pranto.

Agnelo Regalla, 
Antologia Poética da Guiné-Bissau,
 Editorial Inquérito, 1990





Agnelo Augusto Regalla com o pseudónimo Sakala (Campeane (Tombali), 9 de julho de 1952) é um poeta, jornalista e político guineense. Estudou jornalismo em França no Centro de Formação de Jornalistas. Fundou e dirigiu a Radiodifusão Nacional na Guiné-Bissau de 1974 a 1977 e em 1996, fundou a rádio privada Bombolom FM. Na política - Foi Diretor-Geral no Ministério dos Negócios Estrangeiros de 1987 a 1990 e secretário de estado da informação do Ministério da Informação de 1984 a 1985 e de 1990 a 1991. Foi presidente do partido União para a Mudança e foi eleito deputado pela UM no primeiro parlamento multipartidário de 1994 a 1998. Entre setembro de 2009 e janeiro de 2012, foi conselheiro de comunicação e de porta-voz do presidente da Guiné-Bissau Malam Bacai Sanhá.Em 2018 foi nomeado por Aristides Gomes para a Presidência de Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares. Na literatura - Não editou nenhuma obra individualmente mas os seus textos foram publicados em diversas antologias como, por exemplo, "Mantenhas para quem Luta". Agnelo foi um dos fundadores da Associação de Escritores da Guiné-Bissau em 10 de outubro de 2013. daqui

=====
Poema: daqui

"Se um dia..." - Poema do mesmo Poeta aqui no Xaile

Imagem: daqui

17 comentários:

  1. Lindo poema e faz pensar... As crianças não deveriam precisar gritar...Sua fala deveria ser sempre infantil e doce! bjs, lindo fds! Bom VERÃO! chica

    ResponderEliminar
  2. Poema muito bonito. Doce fascinação poética, que me deliciou ler.
    .
    Bom fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Um verdadeiro Hino ás crianças da Guiné. A minha Homenagem as crianças e ao que representaram e representam para mim. O meu sentimento tem-se estendido ao longo do tempo.
    Homenagem ao Agnelo Regalla por tão bem fazer sentir a Alma Guineense.
    O meu muito obrigado, Olinda, por este trabalho marcante.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  4. Uma belíssima foto em desacordo com um belo mas triste poema!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Que poema tão bonito!! 🌹🍀
    -
    Sonho fracassado ...

    Beijo, e um excelente fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  6. Boa noite de sábado, querida amiga Olinda!
    O vídeo ressoa em meu ser... O África o...
    Soou como um grito de esperança em mim também, amiga.
    Tenha um ótimo domingo!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Que não se calem as crianças
    Bj

    ResponderEliminar
  8. Obrigado por divulgar um poeta que não conhecia. Segui o link e fui ler o outro poema e os dois são muito bons.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
  9. Gostei da melodia e do apelo africano Belíssima voz de Eneida Marta, como "eco do pranto".
    Acho esta imagem bela e poderosa:
    "A voz da criança
    É suave e mansa
    É uma voz que dança..."
    No entanto a tristeza perpassa nos olhos do imenso continente.
    Uma postagem de alerta.

    Terno abraço, amiga Olinda.

    ResponderEliminar
  10. que o pranto e o canto de Mãe-África se afirmem
    e se sejam semente de Justiça no Mundo...

    empolgante música. e empolgante voz
    abraço

    ResponderEliminar
  11. A poesia encanta, mas também nos toca e desperta pra aquilo que os olhos não se atentam a ver.

    Beijos

    BLOG Reticências...

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito do 'post', em todos os ítens...

    Tocou-me especialmente o poema e a música.

    Grata. Beijinho.
    ~~~

    ResponderEliminar
  13. Agnelo Regalla, traz-nos um poema maravilhoso. Eco do pranto. Posso imaginar o som magoado. Posso ouvir o pranto. Foi "aconchegante" ouvir Eneida Marta e ver o vídeo.
    Uma boa semana minha Amiga Olinda, com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  14. Bem...
    A voz duma criança é como a voz dos pássaros livres.

    É inconfundível!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  15. O poema fala de uma maneira muito sensível do sofrimento infantil...


    DEsconhecia o autor.


    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  16. Um dos Poemas mais enternecedoramente belos que tenho lido.



    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar