sexta-feira, 10 de novembro de 2023

L' été indien

 


No hemisfério norte dá-se o fenómeno de, no Outono, acontecerem dias estivais como o nosso Verão de São Martinho, por cá. Sabemos da lenda e da tradição das castanhas assadas, dos magustos, em suma.

Carlos do Carmo com o seu "Homem das Castanhas" e a sua voz quente, sabe como trazer-nos esse ambiente mágico. Por mim, gosto muito de andar pela cidade vendo o fumo a sair do carrinho das castanhas misturado com o nevoeiro.





Estes dias ganham cores belíssimas, as folhas apresentam tonalidades entre amarelos, castanhos, verdes...

Esta época é conhecida através de várias designações, entre elas, l'été indien.

Do ponto de vista científico, o “verão indiano” do norte são as últimas ondas de alta pressão do anticiclone dos Açores. Esse é o nome da enorme área de alta pressão no Atlântico. Sob sua influência estão os Estados Unidos, toda a Europa e a parte europeia da Rússia.

Joe Dassin eternizou-o. Oiçamo-lo




Meus amigos, tenham um bom dia de São Martinho.
Espero que o Sol se faça convidado.


Abraços

Olinda


====
Veja aqui 

L'été indien au Canada - aqui


22 comentários:

  1. Carlos do Carmo, um fadista que sempre admirei por gostar de o ouvir cantar.
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Poema: “ A Mélica Frase. “
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu admiro bastante o seu trabalho, a sua voz.
      Boa semana.
      Olinda

      Eliminar
  2. Boa Noite de paz, querida amiga Olinda!
    Lindo o vídeo e a paisagem castanha fica lindíssima de se contemplar, Adoro ver.
    Feliz Dia de São Martinho!
    Coma as castanhas por mim, aprecio muito e só mais para frente venderão aqui para meu deleite. Natal aqui pra mim tem que ter as castanhas, é tradição de criança. Tempo bonito de família grande reunida.
    Eu e a filha gostamos muito.
    Que as cores do outono inebriem todo seu ser, Amiga.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosélia
      As castanhas no Dia de São Martinho não foram grande coisa. Assei-as no forno, mas não teve nada a ver com as que o homem das castanhas assa. Razão tem Carlos do Carmo.
      Além disso, o dia esteve encoberto diferente de outros anos em que se festejava um autêntico Verão.
      Também gosto delas no Natal, e esse hábito já vem da minha infância.
      Tudo de bom, minha amiga.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  3. Parece-me, querida Olinda, que este ano , não vamos ter " l'été portugais , pois a chuva não está disposta a deixar-nos. Ontem, por estes lados, esteve um " solinho gostoso ", mas hoje mais se assemelha a um inverno rigoroso. Será um dia de S, Martinho diferente, mas, até lá, quem sabe, ele não faz o seu milagre? Esperemos! Mas, o que importa é que a saúde não falte e que haja castanhas e vinho sobre a mesa. A situação que estamos a viver no nosso país está como o dia, nublado e no mundo, então nem se fala, uma autêntica catástrofe que nos tira a serenidade que gostariamos de ter. Mas, enfim...pouco ou nada podemos fazer e por isso, Amiga, desejo-te um bom dia de S. Martinho, com sol ou com chuva, que ele seja alegre e com as deliciosas castanhinhas na mesa. Não conhecia este l' été indien, mas nunca é tarde para aprender. Adorei as músicas. Obrigada e mil beijinhos para todos
    Emilia 🙏 🍂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Emília
      Não se deu o milagre do Sol, pelo menos por estas bandas. São Martinho, como reza a lenda, dividiu o seu agasalho com o pobre que encontrou no seu caminho, que isso nos inspire nos nossos actos.
      A nossa situação política vai de mal a pior, é verdade. Um osso duro de roer que vamos ter de resolver no momento certo, isto é, nas urnas. Mas, haverá candidatos à altura?
      Enquanto esperamos e observamos, umas castanhitas quentes e boas não são de deitar fora.
      Tenha dias bons e bonitos.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  4. Interessante publicação elaborada com beleza.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A beleza trazida por esta estação que nos surpreende a cada passo.
      Muito obrigada
      Um abraço.
      Olinda

      Eliminar
  5. Dias de cores lindas! Feliz fds e dia de São Martinho!

    beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o passar dos dias a natureza vai trazendo as cores
      próprias desta época.
      O dia de São Martinho não trouxe Sol aqui para as minhas
      bandas,. Mas pelo menos não esteve frio.
      Obrigada,Chica.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  6. Me gustaron los videos. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, pela sua presença, J.P. Alexander.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar
  7. Saudosamente magnífico, Carlos do Carmo celebrizou este homem das castanhas, cantando-o como mais ninguém.
    E porque é S. Martinho, é perfeitamente adequado este belo Post.
    Parabéns, Olinda.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando oiço falar em castanhas assadas lembro-me
      logo de Carlos do Carmo. Uma voz muito especial
      também como fadista, tendo impulsionado para fora
      deste rectângulo, a canção nacional. Mas ele disse que
      o mérito é de Amália Rodrigues.
      Obrigada, caro Sol da Esteva.
      Um abraço
      Olinda

      Eliminar
  8. Gosto muito das duas canções!
    Hoje vou assar ou cozer as castanhas do castanheiro do meu filho.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No dia de São Martinho resolvi assar castanhas,
      mas no forno. Segui uma receita tirada da net,
      porém o resultado não foi por aí além. Mas
      assinalou-se a data.
      O Sol é que esteve esquivo...
      Abraço
      Olinda

      Eliminar
  9. Querida amiga Olinda,
    Sem o Sol me sinto desanimado, sou literalmente um ser solar, adoro dias ensolarados (principalmente quando estou na praia). O Sol é a fonte de saúde e de vida.
    A personificação do Sol na mitologia greco-romana é o titã Hélio e o deus Sol Invicto, Apolo.
    Gostei muito da publicação.
    Abraços calorosos e bom final de semana!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Douglas
      Eu não sei o que se passa comigo, os meus mais próximos se admiram, sinto-me perfeitamente à vontade com tempo de nevoeiro,
      chuvoso...chuva miúda e sem vento.
      Isto não retira ao Sol o seu protagonismo como fonte de saúde e de vida. Basta vermos que o sistema heliocêntrico vingou, pondo em evidência o pensamento científico, e cá andamos
      nós a volta dele a prestar-lhe homenagem. E bem merece.
      Grande abraço e continuação de boa semana.
      Olinda

      Eliminar
  10. Bom dia Olinda,
    Um post muto bonito sobre o outono com as suas belas características, não podendo faltar as maravilhosas castanhas assadas.
    O sol de São Martinho deu um ar da sua graça aqui junto a Sintra .
    Adorei recordar Carlos do Carmo e Joe Dassin em canções tão a propósito.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por aqui, o sol fez-se esquisito, tempo nublado mas sem frio.
      Lembro-me de anos atrás em que os dias que antecediam o
      11 de Novembro já eram ensolarados e no próprio dia um
      Verão dos melhores. Enfim...tudo muda.
      Beijinhos.
      Olinda

      Eliminar
  11. Belas escolhas, uma publicação de excelência.
    “verão indiano”, querida amiga Olinda, o que eu aprendo contigo. Obrigada.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "culpa" é de Joe Dassin com a sua canção.
      Há muito que me perguntava porque é que ele
      se referia a certos dias do Outono como
      "été indien". E fui ver :)
      Gostei muito de te ver aqui no Xaile.
      Beijinhos
      Olinda

      Eliminar