quarta-feira, 29 de julho de 2020

Rumores da História

Para que serve a História? Pergunta feita mais do que uma vez aqui neste espaço, acabando quase sempre por não encontrar uma resposta que se enquadre na espuma do tempo que temos vindo a atravessar. Diz-se que precisamos conhecer o passado para avaliarmos o presente e prepararmos o futuro. 

Mas, na realidade, não é o que constatamos. À História como disciplina e matéria de investigação não tem sido dada a importância devida. Depois admiramo-nos da ignorância que lavra não só em relação à nossa própria história como no que se refere à história mundial.




Sabemos que ela, a História, servia, essencialmente, para cantar os feitos individuais dos heróis, ou seja, centrada em personalidades, acabando por ser uma crónica de acontecimentos, une histoire événémentielle

A partir do movimento historiográfico de L'École des Annales, fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch em 1929, verifica-se a tendência para se ir mais além, focando-se na substituição do tempo breve pelos processos de longa duração com o objectivo de tornar inteligíveis a civilização e as mentalidades. 

Fernand Braudel continua essa visão, preponderante nos anos 1960 e 1970, e Jacques Le Goff conduz a terceira geração dos Annales, que ficou conhecida como a Nova História, segundo a qual toda a actividade humana é considerada história, rompendo assim com a compartimentação das Ciências Sociais (História, Sociologia, Psicologia, Economia, Geografia humana e assim por diante) e privilegiando os métodos pluridisciplinares.

Nisso deveria centrar-se o estudo e a análise da pegada humana. E são tantos e tão variados os temas que compõem o percurso da humanidade. Um deles, que parece incluir todos os outros, é a tendência de dominação de uns povos em relação a outros. Dominação concretizada através de invasões, guerras, espoliações, tanto no plano económico como no do roubo da identidade e dignidade. E esta problemática conhece o seu maior alcance quando se fala da escravatura.  Se queremos entender essa questão deveremos ser estudiosos e interessados. Há que ir buscar a sua génese ao princípio de tudo, desde que o mundo é mundo. 

Muitas das obras monumentais que continuamos a admirar, fazendo turismo, é fruto de trabalho escravo. Lembram-se das pirâmides? E isto é apenas um dos muitos casos. Povos aculturados, dominados nas suas tradições, como por exemplo, homens cultos da antiga Grécia levados para servirem de preceptores a filhos dos grandes de Roma, ficando em situação de menoridade. E Reis africanos que, muito embora praticassem a escravatura entre rivais, foram depois levados a participar numa emboscada de proporções inimagináveis: a escravatura, em grande escala, de povos africanos conduzindo à sua dispersão por vários pontos do globo, muitos desconhecendo ainda o continente donde partiram os seus avós. 

De nada vale andarmos por aí a destruir estátuas e a eliminar este ou aquele filme, livro, pintura, de listas elaboradas em dado momento, cometendo em muitos casos erros de avaliação. Uma das maiores lições que deveremos ir buscar ao passado é a vontade de não repetir erros cometidos em contextos diferentes daquele em vivemos. 

Atentemos nisto: há muitas formas de escravatura que enfermam o presente. Continuamos a ser escravos de nós mesmos, dos nossos preconceitos e, muitos de nós, senhores daqueles a quem dizemos amar; a violência doméstica é sinal disso. Há também crimes de ódio recalcado, racismo latente e muitas vezes expressado de forma assustadora, como vimos há poucos dias neste Portugal de brandos costumes. 

Além do mais, existe: a prepotência das autoridades e regimes que dificultam o acesso à justiça; o tráfico de seres humanos de forma mais ou menos encapotada, para realização de trabalhos vários, com anulação da identidade, bem como para exploração sexual. 

Há tanto, tanto por que lutar e reclamar. Façamo-lo de forma séria e assertiva de modo a que nos entendam. Procuremos compreender e assinalar momentos do passado que tenham repercussão no presente. Para isso a História tem um papel relevante, devendo ser colocada no lugar que lhe é devido, para o nosso bem, na Educação, no quotidiano. 

E lembremo-nos de que há especialistas na matéria: os historiadores. Esses deveriam ser chamados sempre que a nossa sanidade é posta à prova. 

Boa quarta-feira, meus amigos.

Saúde.



====
imagem: daqui
Ver, se interessar:
École des Annales
Escravatura

22 comentários:

  1. Um texto muito assertivo. Para ler e meditar.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. Uma das maiores lições que deveremos ir buscar ao passado é a vontade de não repetir erros cometidos em contextos diferentes daquele em vivemos.

    Boa tarde de serenidade, querida amiga Olinda!
    Vejo que está antenada aos fatos para melhor assimilar e digerir o que se passa hoje...
    Assim se dá em nós quando ultrapassamos o que nos revelam muitas vezes diferente dos fatos ou com alguma intencionalidade.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde. Um texto fabuloso. Bastante interessante!!
    ***
    Folhas orvalhadas, e o coração enternecido

    Beijo e uma excelente Quarta Feira! :)

    ResponderEliminar
  4. Li e reli este texto fabuloso. Sem dúvida que a história de3ve estar sempre presente pois nos ensina e estimula a preparar o futuro.
    Quanto ao tráfego de seres humanos, nomeadamente, para exploração sexual, penso que, como está a vida cada vez será mais um facto real.
    É chamado o dinheiro fácil - para mim não é bem assim visto que a dignidade não há dinheiro que a pague - e muitas mulheres e homens, por falta de emprego, com filhos pequenos vêem em duas situações imediatas o pão para dar aos filhos.
    A prostituição
    O roubo

    A verdade é que o poder político, em muitos casos, olha para o lado. Acredito que não será nada fácil governar um País. Se governar uma casa é tão complicado, nem imagino o que será governar um País.

    Deixando cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Uma análise da história da humanidade que enriquece e ajuda a melhor entendermos a sociedade e as leis que nos governam. Se cada um for aprimorando o conhecimento, será mais fácil tomarmos decisões em nome do progresso e da justiça.

    Neste espaço os valores tomam a primazia.

    Um grande abraço, minha querida Olinda.

    Bom verão!

    ResponderEliminar
  6. Minha querida Amiga Olinda, subscrevo tudo o que aqui escreveu. Que excelente lição sobre a História da História!
    Sublinho isto "De nada vale andarmos por aí a destruir estátuas e a eliminar este ou aquele filme, livro, pintura, de listas elaboradas em dado momento, cometendo em muitos casos erros de avaliação. Uma das maiores lições que deveremos ir buscar ao passado é a vontade de não repetir erros cometidos em contextos diferentes daquele em vivemos". Certíssimo!
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  7. Querida Olinda, todos os dias passo aqui, sinto a maciez da seda deste xaile, confortavelmente sentada naquela poltrona no cantinho da sala e leio os teus posts sempre pertinentes, como é o caso deste; porém, saio sem nada dizer, o que é imperdoável, mas...sei que entendes...a fase não anda lá muito boa... A história, Amiga, mostra-nos principalmente, que o homem sempre teve a tendência de dominar aquele que considera mais fraco e, creio que assim vai continuar; as guerras são muitas por todos os lados e o motivo para elas continua a ser a sede de poder e a ambição pelas riquezas de um determinado pais, embora queiram convencer-nos de que estão preocupados com a ausência de liberdades fundamentais do povo. Sempre achei um disparate a destruição de estátuas, como aconteceu há pouco e também, por exemplo a mudança do nome da antiga ponte Salazar; foi um ditador, mas existiu e fez parte da nossa história; o que é preciso é explicar aos mais novos quem ele foi e o que era Portugal nesse tempo. Imagina o disparate, considerarem o filme " E tudo o vento levou " impróprio para os mais novos; afinal, retrata uma época, uma guerra que existiu e os filmes, as músicas, as estátuas servem para imortalizar factos que representaram uma era onde existia escravatura, racismo, violência de todo o tipo. Agora continuamos sofrendo desses males, infelizmente; o trabalho escravo continua, racismo também, violencia contra crianças e muita fome por esse mundo fora. A história deveria ensinar a não se cometer as atrocidades de outrora, mas para isso era preciso que acabasse a " prepotência de governantes e regimes totalitários " que se acham os " donos do mundo", que pensam que têm o direito de interferir na vida dos outros povos, na sua cultura, nas suas crenças, enfim...na sua maneira de ver e viver a vida. Há que respeitar a cultura de cada povo! Ê o povo de cada país que sabe se quer ou não mudar de governantes e não as ditas potências mundiais; estas não estão interessadas na felicidade do povo, mas, sim nas riquezas do país. Amiga, demorei, mas, como sempre, alonguei-me muito. Esta tua Amiga não tem jeito...ou não diz nada, ou diz demais. Espero que aí estejam todos bem. Por cá o virus ainda não nos apanhou, mas o receio continua. Um abraço carregadinho de amizade
    Emilia

    ResponderEliminar
  8. O texto que apresenta dá pano para mangas, como sói dizer-se, relativamente ao passado de cada povo e à Humanidade em geral, considerando que tudo se interliga. Na realidade, muito do que somos e fazemos hoje alicerça-se no nosso passado histórico.
    Sem contestar a informação que nos transmite e as sugestões de natureza reflexiva que aponta, diria, em relação à visão da História a partir dos feitos dos heróis, que estes foram possíveis porque, no contexto da sua época, foram capazes de saber interpretar o sentir e o querer do coletivo em que se movimentavam.
    A destruição do património, a que se refere pela destruição das estátuas, é uma clara manifestação de ignorância cultural de quem recorre ao vandalismo e de incapacidade para discernir e avaliar os factos no seu contexto epocal, fazendo tábua rasa do que serviu para o avanço civilizacional.
    Um texto bem apropriado considerando as liberalidades a que muitos se permitem atualmente, de uma forma violenta e condenável.
    Enorme abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  9. Uma lição de História de Mestre. Que subscrevo, nomeadamente na crítica às atitudes actuais contra alguns símbolos (parece que a moda parou, felizmente). Todos somos anti-qualquer-coisa, mas ao partir para a violência perdemos a razão e poderemos, até, estar a produzir um efeito contrário ao desejado.
    Bom fim de semana, querida amiga Olinda.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. excelente texto, a dar testemunho da qualidade deste espaço!
    a História, como a minha amiga, subtilmente esclarece,
    é sempre a "história dos vencedores"...

    e se é verdade que sempre houve escravos,
    não é menos verdade que sempre os escravos se revoltaram.

    gostei muito, amiga Olinda

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito de História, estou sempre a aprender e a estudar História. Fascina-me.
    Como disse devemos aprender com ela para não repetirmos erros. Usá-la a favor da Educação, do civismo, do respeito, da humanidade...
    Gostei muito deste texto
    Obrigada pela partilha
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  12. Olá, querida Olinda, que bela postagem!!
    Ontem, vimos os 2 capítulos iniciais de 'Brasil Paralelo' uma série de documentários com o início de Portugal,sua formação, suas conquistas e depois o segundo capítulo com Portugal e Brasil. E falta o terceiro capítulo de mais 2 horas que assistiremos em breve, amanhã ou depois. Realmente a história do mundo é fantástica, eu adoro, estamos aqui em casa sempre às voltas com a História da formação de vários países. É apaixonante.
    Teu espaço realmente enriquece, aplausos, amiga!!
    Beijo, um bom domingo.
    Continue cuidando-se.
    Até mais!

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    Ignorância, pois!

    Nisso estamos na linha da frente!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  14. Não se pode apagar o passado nem prever o futuro mas este será mais difícil se não conhecermos bem o passado e se não o aceitarmos.
    Tudo teve a sua razão de ser!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Excelente lição sobre as Lições que da História deveria-mos requerer. Estou plenamente de acordo com o texto.
    Lamentavelmente há "aberrações" na História sempre que existe a pretensão de "apagar" ou esconder factos ou personagens que dela são parte.
    Parabéns pelo teu "olhar a História".

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  16. Muito interessante e importante teu post,Olinda! O que seria de nós hoje sem a História:? beijos, feliz AGOSTO! chica

    ResponderEliminar
  17. Bom dia minha amiga estou de volta as ondas e voltei poeticamente :-) Assim além de um abraço imenso estou a te convidar a participar do 11º Pena de Ouro, decidi reativá-lo, pois neste momento de clausura nada melhor que colocar a mente para funcionar, topas brincar? Não querendo vai uma visitinha no meu novo Ostra só para conhece-lo, ok! Beijos ♥ Eis o link https://ostra-da-poesia2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Uma excelente lição de História, que deveria servir como reflexão e exemplo para a nossa vida actual! Grato por tão excelente texto!

    Um abraço, Olinda!
    A.S.

    ResponderEliminar
  19. Olá minha querida Olinda estou até agora sentindo teu perfume no ar do Ostra da Poesia, valeu a visita, mas... como não fazes poesia se teu Xaile de seda é poesia pura! vai lá pega tua pena e arrisca um escrito. Beijos no coração!

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Linda e gentil Lindalva!

      Um privilégio as suas palavras de apreço.
      Acompanharei sim o "Ostra da Poesia", mas como leitora interessada
      e apreciadora de boa Poesia. :)

      Grata, por mim e pelo "Xaile de Seda".

      Beijinhos

      Olinda

      Eliminar
  20. A história mostra riquezas, mas também grandes erros ocorridos no passado. Estes, deveriam clarear as mentes e provocar transformações. Infelizmente, não tem gerado aprendizado e muito do que levou a grandes revoltas continua nos nossos dias. Bjs.

    ResponderEliminar