terça-feira, 2 de julho de 2024

Adélia Prado - Vencedora do Prémio Camões 2024

 


Adélia Prado, poetisa de nacionalidade brasileira é a vencedora do Prémio Camões, de 2024, o mais alto galardão da Língua Portuguesa.

Em sua homenagem transcrevo um dos seus poemas:

Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não tão feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas, o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida, é maldição pra homem.

Mulher é desdobrável. Eu sou.


Adélia Prado



Adélia Luzia Prado de Freitas (Divinópolis13 de dezembro de 1935) é uma poetisaprofessorafilósofa, romancista e contista, ligada ao Modernismo. Considerada a maior poetisa viva do Brasil.

Sua obra retrata o cotidiano com perplexidade e encanto, norteados pela fé cristã e permeados pelo aspecto lúdico, uma das características de seu estilo único. Em 1976, enviou o manuscrito de Bagagem para Affonso Romano de Sant'Anna, que assinava uma coluna de crítica literária no Jornal do Brasil. Admirado, acabou por repassar os manuscritos a Carlos Drummond de Andrade, que incentivou a publicação do livro pela Editora Imago em artigo do mesmo periódico.

Ver mais aqui





===

Poema - daqui


12 comentários:

  1. Minha querida...Quanta saudade de passar por aqui. Adélia Prado uma grande poeta, um prémio merecido. Um beijinho e prometendo voltar.

    ResponderEliminar
  2. Uma justa entrega do prémio a uma poetisa tão prestigiada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite de Paz, querida amiga Olinda!
    Fiquei radiante com o prêmio Camões muito bem doado.
    Adoro o pensamento dela:
    "Mulher é desdobrável. Eu sou"
    Eu também sou... total identificação.
    Quando Chico ganhou, também fiquei feliz.
    Nossos escritores são excelentes, tem essência no que escrevem.
    O prêmio Machado de Assis tinha que ser extensivo aos portugueses...
    Ela receberá no dia 19 de julho, festa da ABL aqui.
    Obrigada por referenciar a nobre escritora nossa
    Tenha um julho abençoado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, amiga Olinda
    Não conhecia esta escritora/poetisa, até ver na TV, que tinha ganho o prémio Camões. Vi a entrevista que deu na RTP, e fiquei a conhecer quem era esta brilhante Escritora/poetisa.
    Foi sem dúvida merecido este prémio. Que, aqui, a amiga nos partilha tão belo poema!
    Gosto de quem se assume quem é. Tal como a própria o faz neste brilhante poema.
    Excelente partilha, estimada amiga. Gostei muito.
    Beijinhos, e continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
  5. Adélia Prado_ e seu 'Coração disparado' leva o prêmio cobiçado
    o 'Camões' _ achei lindo e justo. È uma poetisa mineira e muito bem humorada _ gosto muito de ler Adélia Prado. Merecida hmenagem,Olivia.
    Te deixo abraços.

    ResponderEliminar
  6. Felicidades por ella me gusto su poema. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  7. Merecida premiação e linda homenagem! Bela poesia, como todas dela o são! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  8. Olá.
    Muito bem merecido, gosto muito de ler Adélia.

    ResponderEliminar
  9. Uma premiação merecida . Seus poemas falam do cotidiano e nos cativaa. Bela homenagem.

    ResponderEliminar
  10. Adorei ter sido ela a receber este prêmio. Admiro-a muito. Boa escolha da poesia. Grata pela partilha nesta homenagem merecida. A música amei, pois sou fã também de Maria Bethânia. Boa noite.

    ResponderEliminar
  11. Li a notícia no NOTÍCIAS AO MINUTO e fiquei contente. Adélia Prado é uma poetisa que muito admiro.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar