sábado, 12 de setembro de 2020

Libertação através da Cultura

Um povo deve apropriar-se da sua cultura e fazer dela o seu estandarte. Revolver a terra à procura dos valores da sua ascendência e beber as ideias emanadas desde o princípio dos tempos. Despir-se de roupagens culturais trazidas pelo opressor numa assimilação imposta e eliminar em si próprio todos os resquícios externos fazendo nascer um homem novo. Amílcar Cabral acreditava neste paradigma, não propriamente com estas palavras, mas de forma sistemática e com uma fundamentação político-filosófica de mestre.
Qual a realidade geográfica e mental que ele tinha em vista? Pergunta retórica... Era a Guiné e, paradoxalmente, unido a Cabo Verde. Espaços geográficos diferentes e mentalidades diferentes e já com desinteligências no terreno de quase-séculos. Mas não é aqui que reside o propósito desta reflexão. É dentro da própria Guiné onde existia uma grande diversidade de povos, com as suas diferenças e as suas querelas ancestrais (R.Pélissier). Onde seria necessário encontrar um denominador comum que servisse de elo, numa noção de corpo e de nação trilhando os mesmos caminhos. Tê-lo-á descoberto Cabral? Talvez. Contudo, sabemos que ele não pôde consolidar e pôr em prática as suas ideias. Um tempo que lhe foi roubado.
Hoje sentimo-nos perplexos perante a instabilidade na Guiné-Bissau. Ali, todas as situações são consideradas de ruptura, não prevalecendo o diálogo e a procura do caminho ideal para que o país possa prosseguir em paz. Fazem-se perguntas. Apontam-se motivos. Soluções, não se vislumbram. 
Voltando a Cabral, mas com a adaptação necessária a estes tempos, há que dar pequenos passos, indo buscar ao passado elementos culturais válidos, como o amor arreigado à terra, no sentido de serem ultrapassadas as diferenças para a construção do país com o contributo de todos. 

Este é o excerto de um post que produzi, aqui, em 2012. De lá para cá pouca diferença a apontar no que diz respeito à Guiné-Bissau, apesar dos esforços desenvolvidos por alguns dos seus filhos.


Hoje passam 96 anos sobre o nascimento de Amílcar Cabral. O seu legado como homem que preferia o diálogo à luta armada e o primado da Cultura combatendo a ignorância, é um exemplo de savoir-faire e de estadista de alto nível.

Eu sou tudo e sou nada…
Mas busco-me incessantemente,
– Não me encontro!

Oh farrapos de nuvens,
passarões não alados,
levai-me convosco!
Já não quero esta vida,
quero ir nos espaços
para onde não sei.

Dúvidas que naturalmente assombram quem ousa sair de si mesmo e procura compreender o Mundo.



Abraços, meus amigos. 

=====

Poema - aqui– Amílcar Cabral, em “Emergência da poesia em Amílcar Cabral” (30 poemas).. [recolhidos e organizados por Oswaldo Osório]. Colecção Dragoeiro. Praia: Edição Grafedito, 1983.

Ver, se interessar: Amílcar Cabral e o gosto pela Literatura

16 comentários:

  1. A cultura liberta e por isso alguns governantes não incentivam o acesso à educação... beijos, lindo domingo! chica

    ResponderEliminar
  2. Uma questão válida para todos os povos. Mudanças construtivas não são conseguidas com o uso da força. Amílcar Cabral, que foi assassinado, era chamado de "Pedagogo da Revolução, por Paulo Freire, que o admirava. A educação liberta, razão pela qual não é estimulada. Enquanto ignorantes, os seres humanos nada conquistarão. Gosto dessas suas postagens, Olinda, pois nos trazem conhecimento. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. E de alto nível é o seu "excerto, querida Olinda.

    "Um povo deve apropriar-se da sua cultura e fazer dela o seu estandarte."

    Realmente "Xaile de Seda" é um espaço de reflexão, onde a cultura dá largos passos.
    Por aqui continuaremos.

    Um beijo, minha amiga.

    ResponderEliminar
  4. Concordo na íntegra com o teor do texto. Um País sem cultura é um País moribundo, sem rumo.
    .
    Um domingo feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Amílcar Cabral fez muita falta à Guiné-Bissau, que nunca mais encontrou o seu rumo. O povo, muito sofrido, não tem quem preserve o seu chão. O legado de um homem que "que preferia o diálogo à luta armada e o primado da Cultura combatendo a ignorância", não chegou a ser transmitido, deixando as pessoas órfãs de ideais.
    O seu texto, minha Amiga Olinda é uma reflexão necessária e urgente.
    Tudo de bom e cuide-se bem.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma interessante reflexão sobre a situação da Guiné que não consegue encontrar o caminho da paz e do desenvolvimento; seria importante que conseguisse livrar-se das influências dos seus colonizadores e partisse para a busca de uma identidade nova, a busca de uma nova Guiné. Mas para isso é preciso um lider que saiba unir as diferenças, levando-as a trabalhar para o bem comum. Amilcar Cabral não conseguiu, não lhe deram tempo para lutar pelo seu pais e agora...não sabemos quando aparecerá alguém que ame verdadeiramente aquele pais e assim consiga levá-lo a bom termo. O meu irmão e o meu marido estiveram na guerra da Guiné, mesmo antes do 25 de Abril; estavam lá quando souberam da noticia e a festa foi grande entre todos. Hoje, eles entristecem-se com a situação desse pais, porque trabalharam muito a construir estradas e outras infraestruturas e praticamente mais nada foi feito. Apesar das dificuldades, apesar do medo, aprenderam a ter um carinho diferente pela Guiné. Interessante, Olinda, esse carinho que os dois sentem pelo pais irmão; fizeram lá grandes amigos que permanecem até hoje. Como sempre, um post fantástico, onde sempre aprendemos alguma coisa. Obrigada! Espero que estejam todos bem e que assim continuem. Um beijinho e boa noite
    Emilia

    ResponderEliminar
  7. Olinda!
    Li com muito interesse o seu texto! É um referencial histórico que foi vivido intensamente, num período muito conturbado, e marcado pela justa libertação dos povos colonizados. Nesse contexto, Amilcar Cabral, foi um referencial incontornável na Guiné Bissau, e que tanta falta fez aquele País a aquele Povo! Acredito que tudo seria diferente se ele não tivesse morrido nas circunstâncias em que foi! É assim o mundo!!!

    Um abraço!
    A.S.

    ResponderEliminar
  8. Bem interessante o seu texto e todo o seu espaço é muito rico ...principalmente para os amantes da Literatura.
    Abraços com carinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia de muita paz, querida amiga Olinda!
      Buscar-se... autoconhecer-se...
      Luta incessante de quem ousa águas mais profundas mas camadas da alma.
      Uma poeta já lido mas sem aprofundamento da minha parte.
      A cultura resgata nossa indentidade.
      Texto introdutório muito bom.
      Tenha dias abençoados!
      Bjm carinhoso e fraterno

      Eliminar
  9. Olá, Olinda!

    Este seu texto sobre Amílcar Cabral, que estou conhecendo agora com este seu belo trabalho, despertou mais ainda o meu interesse pela cultura de Cabo Verde e pela música cabo-verdiana.

    Um abraço, Olinda.

    Pedro

    ResponderEliminar
  10. O texto continua actual e constitui uma excelente visão da nossa ex-colónia.
    Também gostei do Jorge Palma, claro.
    Continuação de boa semana, querida amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  11. "Libertação através da Cultura" se intitula esta excelente análise
    sobre a problemática da luta pela Independência da Guiné e Cabo Verde, protagonizada pelo PAIGC, de que Amílcar Cabral foi fundador e seu verdadeiro líder. mesmo depois de assassinado, se bem observo.

    pela Cultura vamos, amiga Olinda!
    pois não se alcança, a nível individual ou colectivo,
    outra forma de emancipação.

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Olá, Olinda!
    Estive ausente do universo da blogosfera, penso que às vezes é bom silenciar os dedos também, mas hoje vim visitar teu blog e, como sempre, aprendi um pouco mais sobre assuntos que muito me interessam. Tuas postagens são sempre cheias de bons conteúdos. Que a arte possa nos ajudar sempre a encarar a vida com mais sabedoria e senso de justiça, também, por que não? Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Sensibilizei-me na profundidade do sentimento expresso. Admirava-o sempre me situando em campo oposto.
    Gostei que o trouxesse cá.

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
  14. Subscrevo o comentário da Graça Pires.

    Beijos
    ~~~

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde Olinda. Um povo não é nada sem sua cultura.

    ResponderEliminar