sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Sem raça nem credo/Sien raça nien credo




Sem raça nem credo

A primeira vez que de ti me abeirei
todas as sedes me tomaram. Sem raça nem credo.
Cruzei-te num primeiro abraço, mar sonhando, desejado
e finalmente sentido. Quando a coragem permitiu
o primeiro mergulho, até a areia me bordou o corpo,
ponto por ponto. As cores brincavam e eram tantas
que despertavam e refletiam a luz que queria minha.

Nos meus olhos de céu e mar
cruzavam-se correntes loucas,
e eu, já sem roupa, fiquei à tona e deixei-me prender
nas mais belas cores. Fiz-me laço,
palmarés de glorioso arco-íris.
Sei, sei que te dei versos sem palavras e,
num silêncio prometedor,
até as czardas se ouviram.
As czardas que bailaria com paixão.
As czardas que, para ti, escreveria com emoção.




Sien raça nien credo

La purmeira beç que a ti me cheguei
todas las sedes me tomórum. Sien raça nien credo
Cruzei-te nun purmeiro abraço, mar sonhado, deseado
i al fin sentido. Quando la coraige permetiu
l purmeiro maegulho, até l'arena me bordou l cuorpo,
punto por punto. Las quelores brincában i éran tantas
que spertában i debuolbien la lhuç que querie mie.

Ne ls mius uolhos de cielo i mar
cruzában-se corrientes boubas,
i you, yá sien benairos, quedei anriba i deixei-me prender
nas mais guapas quelores. Fiç-me lhaço,
ramo de guapa cinta de la raposa.
Sei, sei que te dei bersos sien palabras i,
nun siléncio pormetedor,
até as "czardas" se scuitórum.
Las "czardas" que beilarie cun paixon.
Las "czardas" que, para ti, screberie cun eimoçon.

Teresa Almeida Subtil





Peço emprestado à querida amiga Teresa Almeida Subtil este belíssimo poema bilingue para enfeitar o Xaile de Seda, que hoje completa dez anos. E a Schubert esta Avé Maria que adoro, aqui nas vozes de dois grandes intérpretes, Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti.



Também esta Czarda a fazer jus ao poema e em agradecimento à sua autora.

A todos agradeço a presença e comentários com que têm distinguido este blog.

Abraços.

=====
Poema bilingue:
in Rio de Infinitos
Riu d'Anfenitos
pgs 154, 155

Ver Teresa A. Subtil no Xaile, aqui


23 comentários:

  1. Parabéns pelos 10 anos desse tão lindo blog e comemoraste muito bem com as escolhas trazidas! Felicidades e muitos anos mais! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Olinda, "conhecemo-nos" à pouco tempo mas a empatia foi mútua, portanto receba o meu beijinho de parabéns pelo décimo aniversário do seu blogue.
    Que bela escolha de poema, merece com certeza uma visita à autora.
    Brindou-nos também com Andrea Bocelli e Luciano Pavarotti, quem fica indiferente a esta magia.
    OBRIGADA!
    Continue a brindar-nos muitos anos mais, com a sua sensibilidade e bom gosto.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Uma publicação simplesmente brilhante! :)

    *
    Há prosas que contam estórias
    *
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Lindo post! Passando para te desejar um ótimo final de semana.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Querida Amiga, alguma coisa me dizia, bem baixinho, ao ouvido..." vai ao xaile...vai ao xaile..." e eu obedeci e, sinceramente, ficaria muito, muito sentida, se não tivesse dado ouvidos a esse " sussurro "; perder a festa dos 10o aniversário deste cantinho tao acolhedor? Deixar passar a data do aniversário deste xaile onde tantas vezes me refugio, cobrindo-me com a sua maciez? Nem pensar! Há tantos anos que ele me apoia, há tantos anos que me recorda aquilo que já esqueci, que me transmite temas que desconheço, que escuta os meus desabafos em forma de comentários, que mima o meu coração sempre que elogia o que escrevo, enfim....um lugar que me recebe com muito carinho e que sempre me deixa ter a sensação de " pertença ", a sensação de estar em casa, de ser já da familia. Os meus parabéns, querida Olinda e obrigada pelo tanto que nos dás neste Xaile de seda, neste cantinho confortável, suave e de onde saímos sempre mais enriquecidos. Enquanto a vida me permitir, Querida Amiga, por cá continuarei, cimentando esta amizade que nasceu de uma forma virtual, mas que se transformou numa realidade, muito, muito saborosa e de grande sinceridade. Obrigada, querida Olinda, pelo tanto de carinho carinho que tenho recebido deste 'Xaile " que só poderia ser de seda, um material macio, confortável...acolhedor .Parabéns! Um abraço do tamanho do mundo
    Emilia 🥂 🙏 💝

    ResponderEliminar
  6. Olinda, manter um blog por tantos anos, mantendo a indiscutível qualidade de suas postagens, merece aplausos. Parabéns! Como não poderia deixar de ser, sua comemoração é feita em grande estilo. Os versos da Teresa são sempre maravilhosos, pois sua escrita tem grande riqueza. O poema dela que escolheu é belíssimo, como o são os vídeos que nos trouxe. Mais uma vez, parabéns! Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Alegra-me este Aniversário marcante na Vida dos Blogues!
    Parabéns ao "Xaile de Seda" que nos envolve e á Olinda que tão sabia e sobriamente nos abre portas e janelas de delícias da Alma.
    Magistral este Post, "Sem raça nem credo" (da Teresa Subtil, também transcrito no "seu" Mirandês) e com complementos que nos prendem e farão lembrar no percurso dos próximos anos.
    Renovados Parabéns, Olinda e as maiores venturas nos tempos que almejamos vivos.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo belo Xaile de Seda!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Minha amiga, meus triplos Parabéns, em primeiro lugar pelo 10º aniversário do seu blogue e depois pela escolha do belíssimo poema da Teresa e pela excelente escolha musical.
    Tenha um bom domingo
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns, minha querida Amiga Olinda pelos 10 anos do teu blogue. E que bem escolheste os festejos com o belíssimo poema da Teresa e uma selecção musical de luxo. Que o teu "Xaile de seda" continue a dar-nos todo o prazer que nos tem dado segui-lo.
    Um grande beijo.

    ResponderEliminar
  11. Escrevi com emoção e tiro os pés do chão ao ouvir a Avé Maria nas vozes de Andea Bocelli e Luciano Pavarotti. Querida amiga Olinda, é como se através deles eu pudesse agradecer.
    O meu fascínio pelas Czardas de Monti já vem dos tempos do colégio. Que bem me soube esta interpretação!
    É sempre um enorme prazer desfrutar das publicações do Xaile de Seda, mas encontrar-me no 10º aniversário é, realmente, um privilégio e uma terna gratificação.

    Um imenso abraço.

    ResponderEliminar
  12. Essa cesta de frutas parece um convite. É mesmo linda!
    Proponho, também, um brinde à vida, à poesia, à musica e ao XAILE DE SEDA, com um vinho do Douro caseiro. Que venham todos! O XAILE DE SEDA festeja 10 anos de cultura e amizade.

    Beijos e abraços.

    ResponderEliminar
  13. Mais uma bela escolha, penso que não o sabe fazer de outra maneira. Um poema de rara beleza que é um hino de sensualidade e de sentimentos.

    Abraço e bom início de semana

    ResponderEliminar
  14. Mais um belo, assertivo e vibrante poema da Teresa.

    Associo-me ao seu brinde com vinho do Douro caseiro... Tim-Tim!: ))
    Já dez anos! Eu ando por cá, há uns oito!...
    Parabéns, querida amiga... É um prazer apreciar as tuas publicações.

    Despedindo-me por um tempo... Até à volta.
    Beijinhos para ambas. 💐💐
    ~~~

    ResponderEliminar
  15. Belo poema de amor à primeira vista, com um respaldo musical de toque hierático, acrescentado de uma alegra e sensual melodia de baile.
    Saudações poéticas.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  16. Boa noite, amiga Olinda,
    parabéns pela belíssima postagem. Gostei imensamente do poema da nossa amiga, Teresa Almeida, que tive a sorte de conhecê-la há alguns anos e de conhecer sua obra poética, que revela o grande talento da poeta.
    Uma boa semana às amigas, com os cuidados com a saúde.
    Abraços!

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde minha querida amiga Olinda!
    Que belo bailado de palavras!
    Linda homenagem!
    Um abracinho florido!
    Megy Maia😗🌞😗

    ResponderEliminar
  18. Parabéns pelos 10 anos do blogue.
    A poesia da Teresa é sublime. E o poema escolhido é a prova disso mesmo.
    Bom fim de semana, querida amiga Olinda.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  19. Um abraço de reconhecimento aos amigos que me deixaram mensagens de carinho e apreço. Estes toques são fermento poético. Que se reforcem os laços que nos ligam!

    ResponderEliminar
  20. Meus Amigos

    Também eu trago os meus agradecimentos pela vossa presença e amáveis comentários. "Dez anos é muito tempo", como diria Paulo de Carvalho na sua bela canção. Tempo de aprendizagem e de reconhecimento pelas amizades, virtuais embora, que se cimentarem e que me enriqueceram.
    Até sempre.

    Grande abraço a todos.
    Olinda

    ResponderEliminar
  21. Olá, querida amiga Olinda!
    Não poderia deixar de vir aqui homenagear seus dez anos surpreendentes de blog.
    Escolheu muito bem a amiga Teresa Almeida,uma poetisa ímpar.
    Pus um singelo mimo para você no final do post de hoje no Flor do Campo.
    Tenha muitas alegrias com seu blog.
    Esteja bem, amiga.
    🎂🍾🥂🎁💐👼🙏🙌🕊️😘

    https://flordocampo3.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. Uma belíssima publicação a comemorar 10 anos destas andanças. A persistência há que ser comemorada! Gostei do poema escolhido, imagem, músicas! Muitos parabéns!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar