sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

CANOA DO TEJO


1939 - 2021

Sabemos do empenho de Carlos do Carmo quanto ao reconhecimento do Fado como Património Imaterial da Humanidade, mas ele remete para Amália o papel maior em relação à sua divulgação no exterior:

"Tenho uma dívida para com ela e essa justiça tem de ser feita.

Quem divulgou o fado lá fora foi a Amália. Eu fui a seguir, depois apareceu esta geração, mas ela é que abriu a porta a tudo isso."

Carlos do Carmo, fadista.

in: Amália

- Ditadura e Revolução,

Junho de 2020,

de Miguel Carvalho

"Lisboa Menina e Moça"

Canção Oficial de Lisboa

Decide a Autarquia unanimemente


No Castelo, ponho um cotovelo
Em Alfama, descanso o olhar
E assim desfaço o novelo de azul e mar
À Ribeira encosto a cabeça
A almofada, da cama do Tejo
Com lençóis bordados à pressa
Na cambraia de um beijo
Lisboa menina e moça, menina
Da luz que meus olhos vêem tão pura
Teus seios são as colinas, varina
Pregão que me traz à porta, ternura
Cidade a ponto luz bordada
Toalha à beira mar estendida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida
No Terreiro eu passo por ti
Mas da Graça eu vejo-te nua
Quando um pombo te olha, sorri
És mulher da rua
E no bairro mais alto do sonho
Ponho o fado que soube inventar
Aguardente de vida e medronho
Que me faz cantar
Lisboa menina e moça, menina
Da luz que os meus olhos


Autoria:

Ary dos Santos, Joaquim Pessoa, Fernando Tordo, Paulo de Carvalho

(Actualização do post  em 2021/01/04)

=====

Sobre o artista, no Xaile de Sedaaqui.

Notícia do falecimento in Expresso - aqui

15 comentários:

  1. RIP--- que descanse em Paz.
    .
    Feliz Ano de 2021
    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  2. Não deixemos morrer os nossos mortos

    ResponderEliminar
  3. Muito belo o vídeo. Li sobre a morte do grande cantor e fadista. O mundo das artes tem perdido muitos nomes de peso, que deixarão, além do legado, saudade. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. A Homenagem (possível) ao Homem, ao Fadista, ao Amigo...
    Fica a saudade.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
  5. Uma bela canção cantada por um grande senhor!
    Eu escolhi Estrela da Tarde para o homenagear no FB!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Grande aplauso para Carlos do Carmo. Permanecerá nas canoas do Tejo, nos bairros de Lisboa e em todos os que amaram e amam a sua voz.
    Grande abraço, amiga Olinda.

    ResponderEliminar

  7. COMO SEU ANTIGO SEGUIDOR E DO QUAL MUITO ME ORGULHO EM SER COMUNICO QUE
    NO NOSSO BOG "HUMOR EM TEXTO" ESTÁ PUBLICADO UM ANUNCIO DE JORNAL QUE PROVA QUE OS HOMENS CANALHAS NÃO ENVELHECEM.
    GOSTARIA DA SUA OPINIÃO!
    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério, Paulo Tamburro?
      Esqueceu-se de dar a sua opinião sobre o
      grande artista que homenageio neste post,
      Carlos do Carmo.
      Abraço

      Eliminar
  8. Já o considerava um monumento de Lisboa, pelo que, nem me occorreu que um dia tinha que partir...
    Também lhe fiz umaa pequena homenagem... Gostei de o encontrar aqui.
    Beijinhos, querida amiga.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  9. Uma grande perda! Paz à sua alma! 🙏🙏
    --
    Que as luzes de esperança se renovem
    .
    Bem vindo 2021_____Beijos, e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Luz e Paz para o seu espírito.
    Abraço, saúde e Bom Ano

    ResponderEliminar
  11. Feliz 2021, boa noite de domingo, querida amiga Olinda!
    Muito humilde o fadista saudoso. Difícil encontrar pessoas que dêem a honra a outro. No egoísmo, pisam em cima uns dos outros.
    Gostei do pensamento dele que postou. Uma lição em tanto para nosso orgulho desenfreado.
    Seu modo de homenagear é belo.
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderEliminar
  12. Nunca me canso de ouvir o Calos do Carmo. Ele amava as palavras que cantava. Agora tudo o que cantou é eterno. Fica no nosso coração para sempre.
    Que o Ano 2021 seja excelente para si, minha Amiga Olinda. Que lhe traga tudo o que deseja.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  13. Sou de Lisboa, nasci num bairro popular, Ajuda, portanto sou amante do fado.
    Aliás em criança queria ser fadista, mas a voz não segui o sonho.
    Carlos do Carmo é uma referência, como Homem e como Artista .

    Bonita e justa a sua homenagem Olinda.

    Um beijinho comovido

    ResponderEliminar