sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Da Terra da Vera Cruz - Uma Carta com 512 anos






Foi convencionado assinalar-se a cultura do Brasil e a de Portugal, lá e cá, durante um ano, com início em 21 de Setembro último, sob a designação Ano do Brasil em Portugal e Ano de Portugal no Brasil. Como sabem aderi a esta ideia com o meu Ano do Brasil em Portugalpretendendo com isto dar um pequeno contributo à iniciativa, aqui no XailedeSeda. Comecei com um poema de João Guimarães Rosa e prosseguirei com outros autores, tencionando também trazer alguns apontamentos históricos.

O primeiro apontamento histórico será a reprodução da Carta de Pêro Vaz de Caminha. As impressões de um homem que se vê perante uma realidade tão diferente da sua e em que, como é natural, tudo lhe causa espanto. Vamos acompanhá-lo nesta viagem, durante alguns dias.






De referir que fui buscar o referido documento, versão em português actual, à UOL que permite a sua reprodução para efeitos escolares. Aqui não é o caso mas o que nos move são desígnios de divulgação cultural, esperando assim que a UOL e os seus autores a encarem dentro da mesma perspectiva. Caso assim não seja entendido as publicações serão retiradas.

3 comentários:

  1. Olinda, sendo desígnios de divulgação cultural, e crendo que tudo que for para construir relações, trocas no âmbito cultural, acredito que tua iniciativa é válida e bem-vinda.
    Parabéns pela atitude de divulgar a nossa História.
    Pois é um passado que permanecerá vivo nos corações de todos que tem apreço, carinho e respeito para com as duas nações e seus povos.

    ResponderEliminar
  2. Seria crime de "Lesa Cultura", qualquer oposição á divulgação e Comentários a este Documento.
    Parabéns pela iniciativa.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  3. Embarco contigo nessa aventura do (re)Descobrimento dos Brasis e dos Portugais. Recuperando uma das falas do Mia Couto, "há um Moçambique dentro de cada moçambicano", é bem insuspeito que haja um Brasil e um Portugal dentro de cada um desses filhos que não fogem às origens, e ainda hão os países percebidos por cada um, quando em visitas.

    Vamos lá, a aventura começou, e quem quiser se apropriar um pouco da nossa história luso-brasileira, embarque agora, ou fique para sempre à margem do desconhecimento! rs

    Beijão, Olinda e adoro as suas iniciativas, bem sabes o quanto sou empolgada com o que é bom, engrandece, une, explica e clareia!!

    ;)

    ResponderEliminar