segunda-feira, 5 de novembro de 2012

*Carta de Achamento do Brasil - Parte VIII




Quarta-feira, 29 de abril: A quarta-feira não fomos em terra, porque o Capitão andou todo o dia no navio dos mantimentos a despejá-lo e fazer às naus isso que cada um podia levar. Eles acudiram à praia; muitos, segundo das naus vimos. No dizer de Sancho de Tovar, que lá foi, seriam obra de trezentos.

Diogo Dias e Afonso Ribeiro, o degredado, aos quais o Capitão ontem mandou que em toda maneira lá dormissem, volveram-se já de noite, por eles não quererem que lá ficassem. Trouxeram papagaios verdes e outras aves pretas, quase como pêgas, a não ser que tinham o bico branco e os rabos curtos.

Quando Sancho de Tovar se recolheu à nau, queriam vir com ele alguns, mas ele não quis senão dois mancebos dispostos e homens de prol. Mandou-os essa noite mui bem pensar e tratar. Comeram toda a vianda que lhes deram; e mandou fazer-lhes cama de lençóis, segundo ele disse. Dormiram e folgaram aquela noite.

E assim não houve mais este dia que para escrever seja.


                                                                                                continua...

Fonte: UOL aqui
Imagem: historiaufs.blogspot.com
*Carta de Pêro Vaz de Caminha a el-rei D.Manuel - Ano de 1500

Ver: 1º post ; 2º post3º post4º post; 5º post6º post; 7º post; 8º post

6 comentários:

  1. Olinda, uma excelente e interessante aula de história. Parabéns pelos posts.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Estou com muitas saudades
    como estou resolvendo no momento
    problemas pendentes que preciso realmente
    decidir.
    Com muitas saudades venho deixar meu carinho
    e agradecer sempre pela sua linda amizade.
    Quantas vezes ao me sentir sozinha entro
    no meu blog vejo um recado carinhoso
    minhas forças se renova a cada dia.
    Uma abençoada semana beijos na sua alma
    pra sempre sua amiga,Evanir..

    ResponderEliminar
  3. OI OLINDA!
    ESTA CARTA DE "ACHAMENTO DO BRASIL" É DEVERAS INTERESSANTE, VOU QUERER LER O RESTANTE.
    PARA MIM, BRASILEIRA E AMANTE DESTA TERRA QUE É UMA DÁDIVA DE DEUS, É DE EMOCIONAR ESTA LEITURA.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderEliminar
  4. Afinal, não dormiram fora do barco...

    A ilustração está muito boa.

    Querida Olinda, o meu grato abraço pelas simpáticas palavras que me ofereceu no "são"

    ResponderEliminar
  5. Como diz a Maria Rodrigues, é "[...]uma excelente e interessante aula de história".
    No conjunto, os teus Posts formarão um resumo da História inicial do Brasil. Coisa de muita valia.
    Partabéns, Amiga



    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
  6. Uma camaradagem que se deu pelo menos por quase 30 anos....

    ResponderEliminar