sexta-feira, 2 de novembro de 2012

*Carta do Achamento do Brasil - Parte II

Quarta-feira, 22 de abril: Neste dia, a horas de vésperas, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele: e de terra chá, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome: O MONTE PASCOAL e à terra: a TERRA DA VERA CRUZ.





Quinta-feira, 23 de abril: Mandou lançar o prumo. Acharam vinte e cinco braças: e, ao sol posto, obra de seis léguas da terra, surgimos âncoras, em dezenove braças - ancoragem limpa. Ali permanecemos toda aquela noite. E à quinta-feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos direitos à terra, indo os navios pequenos diante, por dezessete, dezesseis, quinze, quatorze, treze, doze, dez e nove braças, até meia légua da terra, onde todos lançamos âncoras em frente à boca de um rio. E chegaríamos a esta ancoragem às dez horas pouco mais ou menos.

Dali avistamos homens que andavam pela praia, obra de sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos, por chegarem primeiro.
Então lançamos fora os batéis e esquifes; e vieram logo todos os capitães das naus a esta nau do capitão-mor, onde falaram entre si. E o capitão-mor mandou em terra no batei a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batei à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens.

Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijamente sobre o bater; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram.

Ali não pôde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Deu-lhes somente um barrete vermelho e uma carapuça de linha que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha pequena de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas, que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o Capitão manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar. Na noite seguinte ventou tanto sueste com chuvaceiros que fez caçar as naus, e especialmente a capitania.


                                                                                           continua...

Fonte: UOL aqui
Imagem: internet
*Carta de Pêro Vaz de Caminha a el-rei D. Manuel - Ano de 1500

1 comentário:

  1. Sou fascinada por mapas, e quanto mais antigos, mais me fascinam.
    A cartografia européia, dá conta de um país do lado de cá, desde o séc IX, e conta que um monge irlandês, tentou algumas vezes, navegar até essa ilha (eles achavam que era uma ilha mágica), mas não foi feliz em seu intento.

    Gosto de observar não apenas as palavras escritas, mas o quê e o quanto de estrangeirismo - levando-se em conta que o que eu não conheço me é estranho, externo, estrangeiro - ela contava, a partir da ótica do cronista. Reparemos que para ele e os que estavam na esquadra, tudo ali era muito estranho, muito esquisito, não levaram em conta, em nenhum momento, que os nativos também os estranhavam.

    Era a pele branca x a pele "parda";
    Bacamartes x arcos e flechas;
    Malha metálica x a nudez;
    Chapéus x cocares...

    Ali era estranhamento de ambos os lados, além de desconfiança e curiosidade, entretanto, havia um lado que podia registrar uma visão (unilateral) daquele primeiro encontro, daquele primeiro contato, que era ainda de certa maneira, "amigável", "civilizado"...

    Vamos continuar a aventura, tá uma beleza, Olinda!!!

    Beijossss!

    ;)

    ResponderEliminar